O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

GRUPO

Iniciado por narutomatwal120, 03/03/2019 às 23:04

03/03/2019 às 23:04 Última edição: 09/03/2019 às 00:38 por narutomatwal120
[RPG MAKER MV]
Gente, to com bastantes duvidas sobre  rpg maker, estou tentando faze um jogo mas sempre me surge uma duvida... e a da vez e que eu quero fazer com que quando o lider atual do grupo morrer, ele fique com o HP zerado e outro membro assuma a liderança... porem não sei fazer isso de jeito nenhum... :(
me falaram q com evento comum da certo, mas eu n sei o que colocar....

Primeiramente, seja bem-vindo!

Bom, de fato, pelo que testei aqui, há como fazer por evento comum mesmo. Inicialmente é bom que este evento seja ativado por uma switch, assim, sempre ao fim de uma batalha tu pode ativar essa switch para que ela troque o líder do grupo, caso o atual esteja com 0 de vida.

Já no evento comum, primeiro tu vai ter que pegar o ID do líder do grupo. Você pode fazer isso com uma variável, indo na opção Dados do Jogo > Grupo > Membro #1. Após isso, tu vai criar uma condição para cada personagem. Por exemplo: se a variável possuir valor 3, significa que o líder do grupo é o personagem de ID 3, logo, você terá uma condição verificando se esse personagem possui o estado se morto. Se possuir, você irá removê-lo do grupo, isso fará com que outro personagem assuma a liderança, e em seguida adicionar esse personagem ao grupo novamente. Esse último comando sem marcar a opção de iniciar o personagem com o nível inicial, claro.

E o bacana seria criar uma label/rótulo, para realizar esse processo novamente, pois vai que o novo líder também esteja morto.

É realmente eu não estou conseguindo... ta tendo um bloqueio na minha mente não é possivel!!
Mas obrigado de qualquer forma!

Olá, primeiramente poderia ter lido as regras da comunidade, edite o tópico, não tem como saber a engine que você usa.

Porém se for como no VX eu fiz um sistema muito semelhante em que tudo funciona por variaveis, as switches servirão para salvar cada membro já adicionado ao grupo, pois sem isso pode gerar conflito se durante o enredo do jogo você quiser que um personagem não volte mais ao grupo.

O sistema pode ser simples ou bem complexo.

Simples:
Independente de quem estiver "vivo" no grupo, sempre terá uma ordem especifica de adicionar, tornando o personagem morto automaticamente o líder se for ressucitado.

Complexo:
Memorizar posição o que manterá o líder morto como último do grupo.

Tudo isso pode ser feito por eventos, porém, eu acredito que já vi um sistema destes pronto que torna o líder o último por Scripts com Eventos (torna tudo preciso contra qualquer possível BUG no roteiro).

E claro eu acredito que vi um feito totalmente por RGSS, que não serve para RpgMV, somente para a engine VX ou ACE, não me recordo de qual era.

Em todo caso ficamos no aguardo de você editar o tópico pra sabermos a engine.