O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Jogo 8 bits

Iniciado por TheHopelessBoy, 04/03/2019 às 20:06

04/03/2019 às 20:06 Última edição: 05/03/2019 às 14:31 por TheHopelessBoy
Seria possivel fazer um jogo 8 bits no RPG maker mv (eu tentei pegar tiles  8 bits e os tiles ficam espaçados )

O MV usa tiles de 48x48 sem restrição de cores. Na época em que o 8bit era usado largamente as os jogos eram comumente feitos por tiles de 16x16 ou, raramente, 8x8. Porém, o tamanho do tile não tem relação nenhuma. Você pode usar gráficos 8bits no MV, no Ace, na Unity ou até na Unreal se achar interessante.

O Wikipédia explica como funciona melhor que eu, mas o que define uma imagem como 8, 16, 32bits ou adiante é o número de cores usadas.

Você vai precisar redimensionar as imagens de 16x16 pra 48x48.

Fora isso, é como o Corvo disse. Nada te impede de fazer um jogo 8-bits, 16-bits, ou até pseudo 3D no MV. :ok:
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

04/03/2019 às 23:24 #3 Última edição: 04/03/2019 às 23:39 por TheHopelessBoy
Citação de: CleanWater online 04/03/2019 às 22:08
Você vai precisar redimensionar as imagens de 16x16 pra 48x48.

Fora isso, é como o Corvo disse. Nada te impede de fazer um jogo 8-bits, 16-bits, ou até pseudo 3D no MV. :ok:

Eu redmensionei (eu coloquei o Canvas por 48 x 48)  e ainda fica espaçado (tipo o tile de piso fica espaçado mesmo eu mudando o Canvas)

https://imgur.com/KsS7joI

05/03/2019 às 00:20 #4 Última edição: 05/03/2019 às 00:24 por CleanWater
Você tem que redimensionar a imagem, não a tela.

Você vai "esticar" a imagem, até ela ter 48x48.

Não sei qual editor de imagem você usa. No GIMP, você abriria o arquivo, iria no Transformar -> Redimensionar Imagem -> 300% (esse método funciona pra qualquer conjunto de tileset, se o tamanho de cada tile for 16x16).

Citação de: CleanWater online 05/03/2019 às 00:20
Você tem que redimensionar a imagem, não a tela.

Você vai "esticar" a imagem, até ela ter 48x48.

Não sei qual editor de imagem você usa. No GIMP, você abriria o arquivo, iria no Transformar -> Redimensionar Imagem -> 300% (esse método funciona pra qualquer conjunto de tileset, se o tamanho de cada tile for 16x16).

eu fiz isso mas o meu personagem fica muito pequeno!

Poste uma imagem do problema.

(E não se esqueça de adaptar o áudio. De nada adianta ter um projeto visualmente em 8bits se a trilha estiver em mp3 com excelente qualidade. A não ser em casos extremamente específicos onde a ideia é essa e houve bastante planejamento para encaixá-la.)

05/03/2019 às 14:08 #7 Última edição: 05/03/2019 às 14:10 por TheHopelessBoy
Citação de: Corvo online 05/03/2019 às 05:36
Poste uma imagem do problema.

(E não se esqueça de adaptar o áudio. De nada adianta ter um projeto visualmente em 8bits se a trilha estiver em mp3 com excelente qualidade. A não ser em casos extremamente específicos onde a ideia é essa e houve bastante planejamento para encaixá-la.)

Essa é o que aconteceu depois de adaptar os tiles para o rpg maker

Os tiles eram 8 bits, mas era bem espaçado, por causa que o rpg maker usar 48x48. Agora depois de adaptar os tiles, ficou assim, os tiles 48x48 e o personagem 8x8

05/03/2019 às 14:11 #8 Última edição: 05/03/2019 às 14:20 por CleanWater
Agora você precisa fazer o mesmo com o personagem.

Todos os gráficos que você usar, você terá que redimensionar. Tenta fazer o truque de aumentar em 300% o char e veja no que dá. :ok:

Nota: No caso do personagem e outros NPCs, o ideal é ter um tamanho de 48x48 para o MV também. Para isso, redimensione o char de 8x8 em 600%. Mas cada caso é um caso, não sei qual é sua intenção final com o projeto.

Citação de: CleanWater online 05/03/2019 às 14:11
Agora você precisa fazer o mesmo com o personagem.

Todos os gráficos que você usar, você terá que redimensionar. Tenta fazer o truque de aumentar em 300% o char e veja no que dá. :ok:

Nota: No caso do personagem e outros NPCs, o ideal é ter um tamanho de 48x48 para o MV também. Para isso, redimensione o char de 8x8 em 600%. Mas cada caso é um caso, não sei qual é sua intenção final com o projeto.

Obrigado! consegui deixar ele proporcional ao tileset.

É perfeitamente possível mano, e na minha opinião a questão não é a resolução das imagens e sim o estilo do tileset que você usa. Veja esses exemplos aqui:
http://www.rpgmakerweb.com/a/rpg-maker-mv-animation/rmboy-graphics-pack
http://www.rpgmakerweb.com/a/rpg-maker-vxace-animation/nostalgia-graphics-pack
http://www.rpgmakerweb.com/a/rpg-maker-vxace-recommend/omega-modern-graphics-pack
(são sensacionais, pena que são pagos.. só fico babando nos resources desse site, mas como os preços estão em dólar são inviáveis para mim  :T.T:)

Nogueira, se não me engano, tem muitos recursos do MV em forma de DLC na Steam também. Lá eles estão bem mais em conta que no site da RPG Maker Web.