O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[DUVIDA] Estranho Caracteres nos Plugins?!

Iniciado por Aandel, 09/03/2019 às 10:50

Ola galera! :coffee:
Já tem um tempinho que noto que ao instalar um Novo plugin No MV, alguns plugins quando abertos no Maker abrem com alguns caracteres, como "ç", "é" e outras letras que possuem acentuação são substituídos pelo "?" (ponto de interrogação)!
Instalei a font original do Maker, a  mplus-1m-regular mas o problema continuou. Não são todos plugins que ocorre isso, somente alguns e todos eles estão com a mesma fonte, Lucida Console.
Tentei alterar o tipo de font, mas ficou pior!

Isso não chega a ser um grande problema mas as vezes incomoda na leitura do plugin. Se alguém souber como solucionar esse caso eu agradeço! Thanks!!!  :clap:

Tem como tu postar uma imagem desse problema? Fiquei sem saber se isso é no editor de códigos que tu usa, se é na ajuda do plugin, dentro do programa ou durante a execução do jogo.

O problema em sí não atrapalha em nada o que os plugins se propõe a fazerem! Eles processam tudo normalmente.
O porém é que para ler fica meio estranho!

Usei este plugin como exemplo, mas tem outros que ficam do mesmo jeito!
Outros plugins, como da Yanfly, aparecem em alguns casos isso:
§Ã£
ao invés de letras acentuadas.
Porém na maioria dos plugins as letras, mesmo acentuadas, ficam completamente normais, sendo que todos os plugins trabalham com a mesma fonte.

Spoiler
[close]

Ainda bem que tu pegou um código meu mesmo, assim podemos testar. Como ele é plug'n play, tem como tu baixar ele novamente deste link e substituir, pra ver se resolverá isso?

Vlw King! Seu plugin apareceu todos os caracteres normalmente, mas e o outros, vc sabe o que pode ser?
Percebi que vc adicionou estes simbolos antes do plugin :

. Tentei adicionar eles acreditando que seria uma solução, mas nos dois outros plugins onde tentei tal ação, continua aparecendo os tais  caracteres estranhos!

Mas de qualquer forma thanks!!!

Pode ser que os arquivos JS da pasta Plugins estejam em ANSI e precisem ser convertidos pra UTF-8, o problema é que quando os caracters foram salvos pra outra codificação podem virar outros que não podem mais ser convertidos devolta.

Em todo caso eu aconselho que use o NotePad++:
Menu -> Formatar -> Codificação em UTF-8 (Sem BOM)

Vídeo (Versão em Inglês):
https://www.youtube.com/watch?v=QbbmhYAhYYg

É como o Crixus falou: isso se refere à formatação dos códigos. Agora o que estaria causando isso eu não saberia responder. Verifique se o RPG Maker está atualizado, agora, além disso, pode ser que algum arquivo do sistema que o programa usa está em falta ou alterado, ou alguma outra particularidade da sua máquina que eu desconheço.

Pra corrigir esse problema nos demais códigos tu pode fazer como o Crixus também falou, porém, o meu código que tu tá utilizando eu havia feito em UTF-8 sem BOM, que vem como padrão no Notepad++. Foi mudando pra UTF-8 que resolveu pra tu aí. E os caracteres a mais não fui eu quem adicionei não, provavelmente fora por causa da conversão mesmo.