O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[RMVXACE] Como ler "variaveis" de arquivos?

Iniciado por Rhyan, 17/03/2019 às 01:26

17/03/2019 às 01:26 Última edição: 21/03/2019 às 06:38 por King Gerar
Olá, sou Rhyan! Minha pergunta é: "Como faço para ler apenas UMA coisa ESPECIFICA em um arquivo no jogo?". Irei dar um exemplo de como seria isso:

Ex: Há um certo arquivo .txt (texto) e que há dentro dele 3 "variáveis", sendo elas: "Malice, Kindness, Neutralism" e o modo em que estariam organizadas seria:

Porém só quero que o jogo leia o valor da Malice mas não sei como fazer isso! Podem me ajudar?  :T.T:

OBS: O nome do arquivo seria "life".
^~^) -Rhyan.

Esses valores têm que ficar em um arquivo de texto, de fácil acesso ao jogador e fácil para ele alterar? Não pode ser salvo junto com o jogo? No RMMV, que usa Javascript, cheguei a alterar os dados que são salvos no save. Se esses valores puderem ser salvos junto com o jogo, vejo se consigo alterar na VX Ace pra ti também.

17/03/2019 às 14:07 #2 Última edição: 17/03/2019 às 14:09 por Rhyan
Hm... Eu ia colocar essas "variáveis" para que no jogo, dependendo da quantidade que tinha na Malice, Kindness ou Neutralism, acontecer certas coisas.
Seria os dois, King. Ficaria num arquivo de fácil acesso mas que, quando se salvar o jogo, dependendo das ações, alguma variável iria aumentar.

EX: Se o jogador matar alguém, a malice obviamente iria aumentar, se o jogador poupar alguém, a kindness iria aumentar e se ele apenas fugir, a neutralism iria aumentar.
^~^) -Rhyan.

Quando digo salvo junto com o jogo quero dizer salvar junto com os dados que já são salvos quando você salva o jogo, como quantidade de ouro, itens, etc. Pelo que entendi, tu não precisa que esses dados fiquem salvos em um arquivo de texto, tu só precisa que eles fiquem salvos., não?

17/03/2019 às 14:24 #4 Última edição: 17/03/2019 às 14:25 por Sotelie
De fato, não há razão para esses dados estarem em um arquivo a menos que o jogador tenha a liberdade de alterar ele mesmo.
Você poderia muito bem utilizar as variáveis embutidas no editor para tal coisa.

Lidar com arquivos gera todo o tipo de problema no mundo dos códigos e, vai por mim, melhor não querer complicar o simples.

Faz como o Alisson falou: usa variáveis normais mesmo. Pro que tu quer elas atendem. Até eu já ia complicando as coisas caçando alterar o save.

Mas ele que variaveis com números em campos, separados tipo arrays separados por pontos, pelo que entendi.

Por exemplo:
variavel = 10.192.1.1

Mas isso pode muito bem ser feito por RGSS.

Gravar Array por eventos, na variavel 100:
Script: $game_variables[100] = [0,0,1,2]

Ler campo especifico da Array, por exemplo o campo 1:
Script: $game_variables[100][0]

Ler campo especifico da array, por exemplo o campo 3:
Script: $game_variables[100][2]

Mostrar no dialogo:
Script: $game_variables[1][2] = $game_variables[100][2]
Dialogo: Olá, seu neutralismo está em \v[1]

Resultado: Olá, seu neutralismo está em 1

Ou pode ser que assim funcione, nunca testei:
Dialogo: Olá, seu neutralismo está em \v[100][2]

Isso que eu queria, CRIXUS! ^^ vlw!!! Pode fechar o tópico.
^~^) -Rhyan.