O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

FPS caindo com efeito de clima!

Iniciado por Myzhuk, 09/04/2019 às 22:23

Hello glr! Então, estou usando um sistema de dia/noite+clima no meu projeto. É feito por eventos e é ativado na pousada. Sempre que você descansa muda de dia para noite, ou vice versa. E também existe chances de começar a chover ou de cair uma tempestade. No entanto eu senti uma ligeira queda de FPS quando a chuva ou tempestade estão ativas. Se o tempo estiver normal, o FPS tbm fica normal. Existe alguma forma de dar um jeito nesse problema?

Sentiu uma queda de FPS ou essa queda realmente existe? O primeiro passo é certificar de que ela acontece apertando F2, independente da engine, mas seria bom informar de qual se trata.

Se a queda for mesmo mais do que uma sensação, aí tem que se ver a o quê ela se deve, e aí dependemos de saber como tu montou esse sistema por eventos. Não é incomum que um sistema assim impacte na performance, afinal são dezenas de partículas exibidas constantemente na tela. No caso de eventos, ao invés de partículas, imagino que imagens.

Mas forma de resolver há sim, nem que seja deixando o sistema mais humilde.

Citação de: King Gerar online 09/04/2019 às 23:23
Sentiu uma queda de FPS ou essa queda realmente existe? O primeiro passo é certificar de que ela acontece apertando F2, independente da engine, mas seria bom informar de qual se trata.

Se a queda for mesmo mais do que uma sensação, aí tem que se ver a o quê ela se deve, e aí dependemos de saber como tu montou esse sistema por eventos. Não é incomum que um sistema assim impacte na performance, afinal são dezenas de partículas exibidas constantemente na tela. No caso de eventos, ao invés de partículas, imagino que imagens.

Mas forma de resolver há sim, nem que seja deixando o sistema mais humilde.

Então, foi no RPG Maker VX Ace! Tinha notado a queda visualmente mesmo, mas ai apertando F2 mostra 60 FPS sem a chuva, e fica em 40 com a chuva. Eu tava testando alguns scripts de iluminação, achei que o problema fosse o do Khas, q é bem pesadinho. Só q removendo ele ainda assim continua. No mais eu acredito que o Ace já deu oq tinha que dar. Meu projeto ainda tá bem no começo, acredito que seja melhor fazer uns testes no MV e migrar.

10/04/2019 às 11:45 #3 Última edição: 10/04/2019 às 11:47 por Speed
 Testei aqui e não ocorreu o drop de fps. Você poderia postar um print da sua tela do evento? Se puder também poste o link do sistema que você ta usando para fazer o clima.

Em termos de desempenho, o MV exige mais de sua máquina. Logo, se replicar o mesmo sistema no MV irá cair mais FPSs ainda, isso porque eu acho a VX Ace mais estável e a MV roda em uma janela maior, exibindo mais coisas e requerendo mais processamento para essa maior exibição.

Eu gosto da MV e recomendaria a migração, porém, não por esse motivo. Aconselho testar o programa antes de decidir mover para ele o projeto inteiro.