O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como definir pontos vida e ataque dos personagens para não ficar algo exagerado?

Iniciado por Rayner, 15/04/2019 às 16:08

Estou criando alguns personagens mas estou muito na dúvida sobre como fazer para definir os pontos de ataque e vida de cada personagem.
Cada um deles terá mais de 100 pontos de ataque, sendo assim, cada personagem deverá ter mais de 100 pontos de vida mas não precisa ser necessariamente maior que o ataque.

Existe alguma "mecânica" para ajudar a criar essas pontuações para não ser algo tão aleatório?

Lembro que na MRM tinha um tópico - guia para criar cada uma dessas pontuações  :T.T:
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.

------------

Se baseie em algum jogo que você conheça, tome ele por base.

Lembre-se que o ataque dos monstros não pode "derrubar" seus personagens em um golpe só, e nem pode demorar tanto assim para vencê-los, do contrário, o jogo ficará desbalanceado.

Uma boa dica é seguir as regras de algum RPG de mesa, como o nacional 3D&T. :ok:

Spoiler

CitarCada ponto de Resistência rende 5 PVs, alternativamente, role um d6 para cada R e some o resultado. Se der 1, role de novo.

Seguindo a ideia acima, seu guerreiro, que tem 5 de defesa no RM2k, que seria o equivalente a R do 3D&T, pode ter 25 de HP, ou alternativamente, a soma de 5d6 (rola um dado de seis lados cinco vezes e soma os resultados).
[close]
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

Spoiler
Citação de: CleanWater online 15/04/2019 às 18:20
Se baseie em algum jogo que você conheça, tome ele por base.

Lembre-se que o ataque dos monstros não pode "derrubar" seus personagens em um golpe só, e nem pode demorar tanto assim para vencê-los, do contrário, o jogo ficará desbalanceado.

Uma boa dica é seguir as regras de algum RPG de mesa, como o nacional 3D&T. :ok:

Spoiler

Seguindo a ideia acima, seu guerreiro, que tem 5 de defesa no RM2k, que seria o equivalente a R do 3D&T, pode ter 25 de HP, ou alternativamente, a soma de 5d6 (rola um dado de seis lados cinco vezes e soma os resultados).
[close]
[close]

Boiei um pouco no exemplo  :derp:  Digamos que meu personagem tenha 110 de ataque, a vida poderá ser de 550 ou rolando o dado... Como ficaria? Se o dado cair no 2 cinco vezes eu somaria o valor original + 2 + 2 + 2 + 2 + 2?
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.

------------

CitarBoiei um pouco no exemplo  :derp:  Digamos que meu personagem tenha 110 de ataque, a vida poderá ser de 550 ou rolando o dado... Como ficaria? Se o dado cair no 2 cinco vezes eu somaria o valor original + 2 + 2 + 2 + 2 + 2?

Teoricamente o valor do HP seria 10 (pelas regras do 3D&T) mas isso seria meio broxante pra um RPG eletrônico com valores tão altos. :XD:

Imagina o seguinte.

Seu monstro tem 110 de ataque, certo? Se seu personagem tem defesa 0, ele vai causar 110 de dano, ou algo diferente?

Se a fórmula for o padrão do 2k3 (Ataque/2-Defesa/4, no MV você pode mudar a vontade), isso significa que o ataque vai tirar 55 de dano do seu personagem. Você quer que seu personagem aguente quantos ataques? Cinco, seis vezes?

Você tem que ter todas essas respostas em mente quando está determinando o valor dos atributos dos personagens e monstros.

O cálculo dos dados é uma maneira simplificada de determinar isso (no 3D&T). No 3D&T, os parâmetros estão na casa das unidades (ou dezenas quando muito). Se seu jogo tem parâmetros na casa dos 100, você pode rolar os dados, somar o valor e multiplicar por 10 ou 100 pra ter um valor dentro da realidade do seu jogo. Mas você é livre pra determinar o melhor método para seu jogo. Isso vai de você. :ok:

"Um exemplo dentro da realidade do 3D&T"

Os monstros fracos da minha campanha (jogo todo domingo), causam entre 2 a 6 de dano (o ataque, menos a defesa do personagem do jogador).

Se um jogador quer ter um personagem que aguenta muitos ataques (um guerreiro ou bárbaro), ele vai colocar uns 3 pontos na Resistência (pra ter 15 Pontos de Vida). Assim, ele pode aguentar muitos ataques numa batalha.

Outro jogador quer ter um mago. Por isso ele gastou os pontos dele pra ter mais Pontos de Magia, e ficou só com 5 Pontos de Vida. Isso quer dizer que 2 ou 3 ataques fracos podem matá-lo, e se um inimigo conseguir um dano alto ou crítico (de 5 a 6 de ataque), ele tá ferrado.

Essa lógica é a mesma pra jogos eletrônicos. Se você quer um personagem que aguenta muitos ataques, calcule quanto de dano seus monstros vão causar, e tome isso por base na hora de determinar o HP de cada um.
[close]
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente