O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como faço para colocar mais abas para tilesets, além das ABCDER? RM MV

Iniciado por Mephysto, 16/04/2019 às 20:50

N sei se tem como, mas quando preciso demais tilesets n posso tirar os que ja estavam pois muda alguns graficos de outros mapas, tenho que ficar criando outros projetos isso é muito chato

Não tenho certeza, mas se for os tilesets BCDE talvez seja possivel, desde que obedeça a grade do RM MV 48x48 pixels. Nos modelos da RTP por exemplo o tileset esta em 768x768 pixels, o conjunto dos tiles, logo você pode "dobrar" este tileset para 768x1536, onde tera dois tilesets diferentes em um mesmo PNG. Se isto não funcionar me avise que pensarei em outro metodo, se for realmente possivel.
KEL
Viberlux (dev pause)

Citação de: Lunno Maaka online 16/04/2019 às 21:02
[...] Nos modelos da RTP por exemplo o tileset esta em 768x768 pixels, o conjunto dos tiles, logo você pode "dobrar" este tileset para 768x1536 [...]
Isso não é possível não. mas é exatamente para suprir essa necessidade que o programa suporta a criação de vários grupos de tilesets. Tu pode montar um novo grupo removendo do grupo anterior o que não irá usar no novo mapa.

Citação de: King Gerar online 17/04/2019 às 06:47
Isso não é possível não. [...]
Minha logica de pensamento mais uma vez foi derrubada pelo RM MV :humpf:
KEL
Viberlux (dev pause)

Citação de: Mephysto online 16/04/2019 às 20:50
N sei se tem como, mas quando preciso demais tilesets n posso tirar os que ja estavam pois muda alguns graficos de outros mapas, tenho que ficar criando outros projetos isso é muito chato

Dentro do Banco de Dados tem uma aba chamada "Tilesets" Lá você pode criar um novo grupo de Tiles e mudar dentro de cada mapa.  :urra:

Desculpem a "ignorância", mas como sou leigo ainda não entendi direito o assunto:

- Eu mesmo comecei um jogo e comecei usando os "móveis" e "itens" que são nativos do programa. Mas ao entrar aqui neste fórum, me indicaram um monte de outros itens para "decorar" o game. Mas, os itens que uso ficam numa aba do lado direito, A, B e C (o R é para outra coisa). Então, eu baixei estas imagens e salvei nas pastas corretas mas eles não aparecem lá. Quando vou no banco de dados, tilesets e crio uma "outra opção" eles estão lá. Mas como uso? Como eu insiro eles no jogo? Tem algum tutorial dizendo isso?

Tipo, os telhados, vários diferentes... como eu posso incluir eles?

Enfim, é isso. Obrigado desde já!

Olha pessoal, eu uso o MV em inglês por costume, mas deve ser fácil entender o que eu estou falando...

No Database, o que acho que em português é Banco de Dados, tem uma aba Tileset, não lembro o nome em português.

Nela já vem uma lista com alguns tilesets.

• Overworld, para mapas mundi
  • Outside, para cidades e outras coisas externas estilo medieval
  • Inside, para a parte de dentro das casas em estilo medieval
  • Dungeon, para vários estilos de... bem, dungeons
  • SF Outside, para cidades e coisas externas estilo atual ou futurista
  • SF Inside, para a parte de dentro dos lugares em estilo atual ou futurista.

No final dessa lista tem um botão, em inglês "Change Maximum"... que serve para mudar a quantidade de objetos que a lista tem. Atualmente tem seis, mas você pode colocar centenas.

Cada uma das opções da lista, incluindo as que você colocar, é uma opção de tileset para os mapas. Você é limitado em quantos arquivos pode usar por tileset, mas pode ter centenas de tilesets então nada te impede de usar uma combinação diferente por mapa.

Eu.. admito que não sei direito pra que serve a opção de modo embaixo do nome. Por desencargo de consciência sempre deixo em Area se não for pra um mapa mundi.

Embaixo disso ficam as imagens, que você pergunta... e fora as regras dos tipos de tile A e o fato do tile superior esquerdo do B TEM que ser transparente, você pode fazer a combinação que quiser.
Você tem apenas uma imagem A1 até A5 por tileset, e fora eles só de B até E... mas você pode fazer a combinação que quiser com eles para cada tileset (que pelo que lembro pode ter até dois mil no projeto) e nada te impede de usar um tileset diferente por mapa fora o trabalho de configurar pelos botões da direita.

Citação de: 02snake online 03/12/2019 às 16:37
Desculpem a "ignorância", mas como sou leigo ainda não entendi direito o assunto:

- Eu mesmo comecei um jogo e comecei usando os "móveis" e "itens" que são nativos do programa. Mas ao entrar aqui neste fórum, me indicaram um monte de outros itens para "decorar" o game. Mas, os itens que uso ficam numa aba do lado direito, A, B e C (o R é para outra coisa). Então, eu baixei estas imagens e salvei nas pastas corretas mas eles não aparecem lá. Quando vou no banco de dados, tilesets e crio uma "outra opção" eles estão lá. Mas como uso? Como eu insiro eles no jogo? Tem algum tutorial dizendo isso?

Tipo, os telhados, vários diferentes... como eu posso incluir eles?

Enfim, é isso. Obrigado desde já!
Você colocou na pasta tilesets e apertou no botão da imagem pra colocar ela no tileset novo? Porque elas não são adicionadas automático no tileset, você tem que selecionar ela pra ele.