O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Três "brincadeiras" minhas

Iniciado por Seki, 24/04/2019 às 13:23

24/04/2019 às 13:23 Última edição: 27/01/2020 às 02:13 por Seki
Edit (15/07/19): As 3 músicas foram atualizadas com novas versões.

Olá, caros makers. :coffee:

Venho trazer aqui 3 de minhas várias "brincadeiras" com um site bem interessante chamado Online Sequencer. Basicamente, eu sempre tive o hábito de criar músicas mentalmente, porém, nunca tive a disposição para aprender a tocar um instrumento e tampouco a aprender a mexer nos programas mais complexos que se encontra por aí.
Apesar disso, eu tinha muita vontade de tirar as minhas ideias do papel, então Online Sequencer veio muito à mão. É um site bem simples, com muitas limitações (como qualidade sonora, a maioria dos instrumentos não pode ter duração de nota alterada etc.), mas que serviu bem para o meu objetivo mais pessoal.

Logo, comecei a fazer vários testes nele (há bastante tempo já) e só hoje finalmente resolvi trazer algo para exposição. Esperem algo bem amador e nada pretensioso, porque isso é, antes de tudo, um passatempo para mim. Contudo, estou aberto a críticas.

Selecionei três obras que considero das mais criativas e completas dentre o que eu fiz:








Quem sabe eu traga outras futuramente. Obrigado e até mais :ok:

Sim, eu amo breaks

24/04/2019 às 15:36 #1 Última edição: 24/04/2019 às 15:39 por drakysm
Hey, como vai? Por suas músicas serem parecidas em alguns aspectos eu vou avaliá-las juntas.

Elas apresentam algumas melodias interessantes e até promissoras, mas com alguns defeitos, um deles é a desafinação em algumas notas, algo que, na minha opinião, acaba incomodando bastante. Outro problema é a repetição, não há muitas variações, deixando assim um pouco enjoativo, embora eu entenda que isso se deve também pelas limitações do site.

Gostei de alguns dos instrumentos escolhidos, eles tem harmonia entre si (com exceção dos da "Feelings Flowing"), apenas foram usados de maneira errada, no lugar errado. E por falar em lugar, as transições entre as (poucas) variações não foram do meu agrado, essas mudanças repentinas acabam estragando o clima (eu sei porque já fiz muito disso :facepalm:), a melhor forma é ir desenvolvendo aos poucos até chegar na combinação desejada, introduzindo os instrumentos ao decorrer da música e juntá-los no final, ou apelar para um drop.

Bem, foram bons treinos, dadas as circunstâncias. As músicas são mais complexas do que eu esperava (eu tinha em mente apenas alguns toques de piano e/ou flauta :waitwhat:), em alguns momentos apenas uma mixagem já ajudaria, e imagino que isso seja culpa do "software" (não sei qual a melhor palavra para descrever :hein:) usado.

Se você quiser ir fundo nisso, te recomendo usar alguns softwares mais profissionais, como o FL Studio por exemplo. Não é tão complicado, se você conseguiu usar este que usou é provável que também use o Fruit Loops com certa facilidade. Quanto ao preço, ele dispõe uma versão gratuita e bem completa, a sua única limitação é não poder reabrir projetos salvos, de resto é excepcional (digo isto por usar especificamente essa versão :ok:). Mas se este não lhe agrada, há tanta outras opções distribuídas gratuitamente por aí, acho que programas assim podem te ajudar e muito.
Procuro nos versos e nas entrelinhas
Consolo para'as falhas minhas
Para então transmitir com enlevo
O mesmo nesta canção que vos escrevo.

24/04/2019 às 16:05 #2 Última edição: 24/04/2019 às 17:44 por Seki
Valeu, drakysm, pela atenção!

O que você disse sobre desafinação é algo que eu imaginei que poderia ter, já que de teoria musical eu realmente não sei quase nada. Mas isso é algo que eu poderei melhorar com o tempo, embora eu não tenha exatamente facilidade com a área. Repetições são de fato algo que eu tenho procurado evitar, mas obrigado pelo toque. Equilibrar uma progressão boa com uma repetição reduzida e sem cortes abruptos é mais difícil do que parece, é algo que eu passei a valorizar ainda mais depois que passei a tentar fazer essas composições.
Essa dica sobre a progressão com os instrumentos é muito valiosa, obrigado por isso!

E realmente, o site é bem limitado, mas ao mesmo tempo é simples e por isso eu consegui pegar o jeito com ele. Porém, talvez seja hora de eu tentar outros softwares. Já tinha ouvido falar do Fruits Loop, achei bastante interessante e posso vir a testar ele futuramente. As coisas comigo progridem meio lentamente, porque faço mais como hobby do que com uma dedicação especial. :=p:

Novamente, obrigado pelo comentário. :XD: