O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Vila na Neve - Parallax Mapping

Iniciado por Biel1595, 30/04/2019 às 19:06

Uma pequena vila de testes que fiz para meu jogo. Eu não sei se eu vou usar, o que acharam?
-=-

Achei bonitinha, mas os efeitos de iluminação não. Aparentemente eles são somente imagens com transparência, sem nenhum efeito que deixe-as com alguma claridade realmente. Se não estiver utilizando algum código para iluminação, aconselho que procure por um. Dá um resultado bem mais interessante.

Eu já tinha percebido isso, ia mudar mas preferi esperar por uma análise. Eu não gosto de usar códigos, é parallax então eu tô usando o photoshop mesmo.
-=-

Evitar usar códigos desnecessários é uma boa, mas para iluminação acho que não há como chegar a um resultado bom sem eles não. E o pior é que são os códigos que mais pesam, as iluminações aplicam mistura de imagens e são atualizadas constantemente, então é bom saber dosar.

Outra opção seria, nos mapas noturnos, usar um PNG preto com um "buraco" onde seriam as iluminações, porém ficaria um efeito cru e estático, além tu ficar muito restrito assim. Seria uma alternativa se tivessem pouquíssimas cenas em que haveriam iluminações e em mapas que o jogador tenha mínima ou nenhuma liberdade. Pensando bem, talvez nem seja uma opção a se ponderar uehaue

Isso é complicado :rick9:
Na história do jogo a noite é eterna, ou seja, você entendeu...

Eu não consigo usar códigos pois quando eu faço a iluminação eu divido junto com as partes que o jogador passaria por cima, como uma imagem, e embaixo o parallax.
Vou tentar pesquisar técnicas de iluminação à noite no RPGM...
-=-

Gostei bastante do mapa, mas ele tá bem escuro.
Existem maneiras de fazer boas iluminações por imagem que não necessitam que você recorra a códigos. Algumas:

1. Criar uma imagem preta, reduzir a opacidade dela e apagar (com uma borracha suave) os locais onde estão iluminados. E então, numa nova camada, você irá usar a cor que mais for apropriada pra criar a iluminação. Tente escolher uma que fique boa com o efeito aditivo ou apenas com a opacidade reduzida.
2. Usar o Tint Screen (ou tonalizar tela) pra ficar mais escuro e, então, usar imagens em efeito aditivo (ou normal com opacidade reduzida) para as iluminações.
3. Fazer a iluminação diretamente no tileset/imagem em parallax. O acabamento pode ficar melhor em alguns casos, mas o problema é que demanda mais imagens, tempo e trabalho.

Eu, particularmente, uso mais o primeiro e o segundo.
Pras luzes não ficarem muito estáticas, eu costumo usar um evento que muda a opacidade (e as vezes ligeiramente o tamanho) da luz em um ponto específico, como onde há fogo crepitando.

Eu não acho que o mapa esteja escuro, muito pelo contrário.
Obrigado pelas dicas, mas o único que funcionou pra mim foi o 3 (Que eu já usava).

Eu na verdade não vejo o que o Gerar e muitas pessoas já disseram quando veem as iluminações que eu faço. É como se eu tentasse corrigir algo que "não está errado" (Enfatiza as aspas).
Já procurei muito e não vi nenhum resultado.
Meus passos no photoshop são assim:

Eu deixo tudo escuro (Coloco um retângulo meio preto azulado) e pinto com o pincel as luzes.
Eu coloco em modo de divisão e diminuo a opacidade. Tô fazendo algo de errado? Se não, por que elas ficam como o Gerar disse?
-=-

Acho que o que faltou na sua iluminação foi logo o passo 3 desse tutorial aqui. Saca só:

Eu peguei um mapa que eu já havia feito e refiz o processo de iluminação dele, só que de forma mais básica. Usei o PaintDotNet, mas deve ser relativamente fácil fazer a exata mesma coisa no photoshop ou gimp.

1. Esse é o mapa sem efeito de luz nenhum
Spoiler
[close]

2. Eu fiz uma camada preto azulada em opacidade 110
Spoiler
[close]

3. Eu peguei uma borracha suave de tamanho 150 e, na camada preto azulada, apaguei onde fica o ponto de luz principal.
Alguns programas tem pinceis separados pra borracha dura e suave. No meu caso, é tudo a mesma borracha, eu só tive que diminuir o hardness dela pra 0.
Spoiler
[close]

4. Eu criei uma nova camada em aditivo com opacidade 77. Depois, usei um pincel de tamanho 90 com uma cor amarelo quase branca e dei uma batidinha em cima de onde está o ponto de luz principal.
Spoiler
[close]

5. Eu odeio luzes puramente brancas, então eu criei uma nova camada em aditivo. Eu deixei a opacidade máxima, mas você deve mudar a gosto. Eu usei um pincel vermelho de tamanho 150 e coloquei no ponto de luz. Depois, peguei um laranja, diminuí o pincel pra (acho) 60 e dei uma batidinha no ponto central da luz. OBS: Nesse ponto, se você achar que a luz está concentrada demais, você pode alargar um pouco o buraco que você fez na camada preto azulada. Eu fiz isso com a borracha em 200.
Spoiler
[close]

6. Apliquei uma vinheta preta (usei o pincel mesmo, mas tem programas que já vem com essa opção).
Spoiler
[close]

Essa é a maneira mais básica. Eu ainda costumo fazer sombra dos objetos, reflexos e etc, mas isso fica pra um outro tutorial mais completo. Espero que ajude um pouco!