O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tapete Azul - Uma gota de esperança em um imenso balde de água

Iniciado por drakysm, 03/05/2019 às 22:26

Introdução

Olá pessoal! Desta vez estou aqui para compartilhar com vocês um pequeno texto que escrevi recentemente. Confesso que estou um pouco destreinado nessa parte, então não esperem nada muito complexo ou envolvente, escrevi mais para treinar e passar o tempo, de qualquer forma espero que gostem. :XD:

A inspiração para escrever veio quando eu estava ouvindo uma espécie de medley de músicas relaxantes, aquelas para estudar e dormir, o clima dela me agradou bastante e a thumbnail do vídeo junto com outras referências externas me ajudaram a ter esta ideia.

[box class=titlebg title=Tapete Azul - Uma gota de esperança em um imenso balde de água]   
      Algum dia em 2086.

"Na noite fria, eu remo em meio ao oceano junto do meu irmão menor. Sem agasalhos, água ou comida (com exceção das vezes onde conseguimos pescar algum peixe), seguimos nosso caminho remando cada dia mais. A verdade é que (ainda) temos esperança de chegar à algum lugar, nossa "casa", a qual nunca tivemos:
   - Está vendo, Pepe?
   - O quê?
   - As estrelas, ora essa! O que mais seria?
   - Não sei, só vejo água e mais água. Quando vamos chegar em casa?
   - ...
   - ...!
   - Você não deve se preocupar com isso, logo logo encontraremos um lugar para podermos chamar de lar. Eu prometo.
   - C-certo! Estou com sono, você consegue continuar sozinho?
   - Mas é claro! Quando acordar já estaremos bem longe daqui.
   - Sendo assim... - cai no sono.
   Desculpa Pepe. Não poderei cumprir a nossa promessa. Você terá de continuar por mim mais tarde, mas por agora é tudo que posso fazer."

Se você estiver lendo esta carta, seja quem for, saiba que fico feliz em saber que ainda existem outras pessoas no mundo. Não peço que me ajude nem nada do tipo, até porque o meu destino já é certo, só lhe peço que, bem no fundo, esteja feliz com esta mensagem também!
   Não sei como será nos próximos anos, e acho que nunca saberei, mas se por acaso você estiver na "nova sociedade", não exite em enviar uma carta, sim, uma carta em uma garrafa que cruzará o oceano e, eventualmente, um outro homem sem esperanças irá lê-la e voltará a remar novamente!
   Obrigado pela atenção; e tenha sorte...

- Um homem qualquer perdido no meio dum grande tapete azul.
[/box]
Procuro nos versos e nas entrelinhas
Consolo para'as falhas minhas
Para então transmitir com enlevo
O mesmo nesta canção que vos escrevo.

Belo texto! Até me deu umas ideias. Contém alguns errinhos, mas nada muito terrível.

Citação de: drakysm online 03/05/2019 às 22:26
- Sendo assim... - cai no sono.

Eu ri um pouco porque dá impressão de que é uma ação instantânea. A escrita deve ser objetiva, mas construtiva (falou a descritivista). Não sei se me expressei bem.

Acho que há duas maneiras melhores de fazer isso. A primeira é mostrar de forma prévia que o personagem já está deitado e sonolento. Assim, essa ação súbita não seria estranha.
A segunda é fazer algo mais ou menos assim:
- Sendo assim... - Ele se aconchega o máximo possível no chão frio de madeira, sequer chegando a concluir sua frase, tamanho era o torpor pelo sono.

Citação de: Opalablue online 05/05/2019 às 16:00Belo texto! Até me deu umas ideias.

Fico feliz em ouvir isso :XD:. Pelo menos serviu de algo.

Citação de: Opalablue online 05/05/2019 às 16:00Contém alguns errinhos, mas nada muito terrível.

Muitos errinhos, eu acho :ded:. Acabei perdendo o costume de escrever (não que eu já tenha sido melhor...).

Citação de: Opalablue online 05/05/2019 às 16:00Eu ri um pouco porque dá impressão de que é uma ação instantânea.

A ideia é de que fosse realmente uma ação instantânea. Mas imagino que eu não tenha feito da melhor forma, como você diz abaixo:

Citação de: Opalablue online 05/05/2019 às 16:00A escrita deve ser objetiva, mas construtiva (falou a descritivista). Não sei se me expressei bem.

Eu achei que ficaria melhor desta forma, mostrando que ele estava com tanto sono ao ponto de literalmente cair. Mas o maior problema é que eu tenho uma mania de imaginar toda a cena detalhadamente e acabar apenas resumindo no papel. Na minha mente o personagem já estava sonolento mas no texto não tem nenhuma indicação disso (é como se esperasse que leitor tivesse uma bola de cristal :=|:).

Citação de: Opalablue online 05/05/2019 às 16:00Acho que há duas maneiras melhores de fazer isso. A primeira é mostrar de forma prévia que o personagem já está deitado e sonolento. Assim, essa ação súbita não seria estranha.
A segunda é fazer algo mais ou menos assim:
- Sendo assim... - Ele se aconchega o máximo possível no chão frio de madeira, sequer chegando a concluir sua frase, tamanho era o torpor pelo sono.

Realmente soa bem melhor assim. Embora eu ainda acho que seria mais direto, reestruturando da minha forma ficaria algo como: "Tamanho era o torpor pelo sono que sequer chega a concluir sua frase", mas antes mostrando que o personagem já estava cansado.

Muito obrigado pelo comentário :ok:. Vou guardar estas dicas comigo para poder fazer melhor da próxima vez.
Procuro nos versos e nas entrelinhas
Consolo para'as falhas minhas
Para então transmitir com enlevo
O mesmo nesta canção que vos escrevo.