O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

(RMMV) - Criar chars no menu principal/ Arma específica combater monstro

Iniciado por Luana Cab, 14/05/2019 às 19:09

Citação de: Luana Cab online 19/05/2019 às 15:34
Oi, Gabriel!
Muito obrigada!
Acho que a questão da arma específica para combater monstro ainda não será tirada por agora, né? xD
Mas agradeço sua ajuda com a seleção de personagem no começo!
Agora, você sabe me dizer como posso colocar durante os diálogos o nome escolhido?
Tipo, em vez do NPC A chamar "Olá, Maiara", chamar "Olá, Endi"?
Muito obrigada!! :*-*:

Eu fico feliz por ter ajudado  :clap: bom sobre o nome é exatamente como o mestre falou kkk faça aquilo e você vai conseguir

Citação de: Mestre R. online 19/05/2019 às 16:50
Chego me intrometendo mesmo u.u

Para mostrar o nome do personagem durante um diálogo no jogo (janela de mensagem) você pode usar o código \n[2] onde o numero 2 corresponde ao numero do personagem no banco de dados. Fazendo isso, qualquer nome que você escolha na criação de personagem será mostrado na mensagem, no caso do personagem 2, e claro, você pode fazer isso com qualquer personagem basta mudar o numero dentro do código.

Assim:
Spoiler
[close]

Usei o herói 2 como exemplo mas você que vai decidir qual usar, ou seja, numero [2] = Heroi [2] no banco de dados, aba Personagens

Resultado:
Spoiler
[close]
Nara é a minha personagem 2.

Enfim, espero que seja isso que você queria e que tenha ajudado de alguma forma, qualquer coisa só perguntar!

MUITO OBRIGADO KKK BOA DICA
DE SEU MELHOR E VEJA O RESULTADO!

Citação de: Mestre R. online 19/05/2019 às 16:50
Chego me intrometendo mesmo u.u

Para mostrar o nome do personagem durante um diálogo no jogo (janela de mensagem) você pode usar o código \n[2] onde o numero 2 corresponde ao numero do personagem no banco de dados. Fazendo isso, qualquer nome que você escolha na criação de personagem será mostrado na mensagem, no caso do personagem 2, e claro, você pode fazer isso com qualquer personagem basta mudar o numero dentro do código.

Assim:
Spoiler
[close]

Usei o herói 2 como exemplo mas você que vai decidir qual usar, ou seja, numero [2] = Heroi [2] no banco de dados, aba Personagens

Resultado:
Spoiler
[close]
Nara é a minha personagem 2.

Enfim, espero que seja isso que você queria e que tenha ajudado de alguma forma, qualquer coisa só perguntar!

Oi, Mestre! Obrigada por voltar a responder! :D

A questão é que eu tenho dois personagens (um char masculino e feminino) e, após ter aprendido a escolher um dos dois e colocar o "Name Input Processing" para que o jogador escolha o nome após ter escolhido o char, fiquei confusa de como fazer com que o nome do char apareça nos diálogos e no HUD (acho que o nome é esse... é quando teclamos no ESC dentro do jogo).

Já testei logar, escolher o char feminino, colocar meu nome, mas quando logo e teclo no ESC o nome que aparece é a numeração 1 (actor feminino) ou 2 (actor masculino). E não sei como colocar na caixa de diálogo um ou outro quando for escolhido (tipo em que posição do texto, se for usando o conditional branch).
:T.T:
"Não pode ser teu amigo quem exige teu silêncio e impede teu crescimento."

Citação de: Luana Cab online 19/05/2019 às 18:06
Oi, Mestre! Obrigada por voltar a responder! :D

A questão é que eu tenho dois personagens (um char masculino e feminino) e, após ter aprendido a escolher um dos dois e colocar o "Name Input Processing" para que o jogador escolha o nome após ter escolhido o char, fiquei confusa de como fazer com que o nome do char apareça nos diálogos e no HUD (acho que o nome é esse... é quando teclamos no ESC dentro do jogo).

Já testei logar, escolher o char feminino, colocar meu nome, mas quando logo e teclo no ESC o nome que aparece é a numeração 1 (actor feminino) ou 2 (actor masculino). E não sei como colocar na caixa de diálogo um ou outro quando for escolhido (tipo em que posição do texto, se for usando o conditional branch).
:T.T:

Estou usando essa linguagem a partir das explicações dadas pelo Gabriel, ao qual agradeço muito. <3

◆Label:
◆Change Party Member:Add #0001
◆Change Party Member:Remove 1
◆Change Party Member:Remove I
◆Change Party Member:Remove J
◆Change Party Member:Remove C
◆Change Party Member:Remove 2
◆Text:Actor2(0), Window, Bottom
:    :Olá!  Você é homem ou mulher?
◆Show Choices:Homem, Mulher (Window, Right, #1, #2)
:When Homem
  ◆Change Party Member:Remove #0001
  ◆Change Party Member:Add 1
  ◆
:When Mulher
  ◆Change Party Member:Remove #0001
  ◆Change Party Member:Add 2
  ◆
:End
◆Show Animation:Player, Heal One 2
◆Wait:70 frames
:    :Qual o seu nome?
◆Label:NOME
◆Name Input Processing:#0001, 8 characters
:    :Muito prazer, \N[1]!
◆Wait:50 frames
◆Text:None, Window, Bottom
:    :Tem certeza de tudo isso?
◆Show Choices:Claro!, Não, quero fazer de novo! (Window, Right, #1, #2)
:When Claro!
  ◆Transfer Player:Casa (11,8)
  ◆
:When Não, quero fazer de novo!
  ◆Show Animation:Player, Glowing Light
  ◆Jump to Label:START
  ◆
:End

Bom, para ter uma noção mais completa do seu problema eu teria que ter acesso à uma demo do seu projeto para poder verificar melhor o que está acontecendo... eu tomei a liberdade de refazer esse sistema do zero do meu jeito para ver onde poderia estar o erro e não consegui encontrar pois ao final da cena de seleção de personagem os nomes aparecem normalmente no menu (apertando ESC) aparece o nome que o player escolheu.

Caso queira dar uma olhada no evento ele ficou assim:

Spoiler
Controlar Variáveis:#0099 Sexo = 0
Texto:Nenhum, Janela, Inferior
:     :Olá, Você é homem ou mulher?

Comentário:Escolha do Sexo =============================================
Marcador:Escolher Sexo
Exibir Escolhas:Homem, Mulher (Janela, Meio, -, -)
:Quando Homem

◆Controlar Variáveis:#0099 Sexo = 1
  ◆Mudar Membro do Grupo:Remover #0002
  ◆Mudar Membro do Grupo:Adicionar #0001
  ◆
Quando Mulher
  ◆Controlar Variáveis:#0099 Sexo = 2
  ◆Mudar Membro do Grupo:Remover #0001
  ◆Mudar Membro do Grupo:Adicionar #0002
  ◆
Fim
Exibir Escolhas:Continuar , Escolher Sexo Novamente (Janela, Direito, #1, #2)
:Quando Continuar 
  ◆
:Quando Escolher Sexo Novamente

◆Ir para Marcador:Escolher Sexo
  ◆
Fim
Mostrar Animação:Jogador, Cura Única 2
Esperar:60 quadros
Comentário:Escolha do Nome =============================================
:     :Diga-me, qual o teu nome?

Marcador:Escolher Nome
Se:Sexo = 1
  ◆Inserção de Nome:#0001, 8 caracteres
  ◆
Fim
Se:Sexo = 2
  ◆Inserção de Nome:#0002, 8 caracteres
  ◆
Fim
  ◆Texto:Nenhum, Janela, Inferior
  :     :Muito bem \n[1], deseja...

◆
Fim
  :     :Muito bem \n[2], deseja...

◆
Fim
Exibir Escolhas:Continuar, Escolher Nome Novamente, Voltar ao Inicio (Janela, Direito, #1, #2)
Quando Continuar 
  ◆
Quando Escolher Nome Novamente
  ◆Alterar Nome:#0001,
  ◆Alterar Nome:#0002,
  ◆Ir para Marcador:Escolher Nome
  ◆
Quando Voltar ao Inicio
  ◆
Fim
Teleportar Jogador:MAP002 (8,5) (Direção: Para Baixo)
Controlar Switches Locais:A = ON
[close]

Caso deseje ver melhor como ficou vou deixar disponível uma demo disponível pra vc baixar.
Enfim, espero estar ajudando com o seu problema, até mais !!  precisar só falar!

Demo (9,51 MB)
:hmm:

Citação de: Mestre R. online 19/05/2019 às 20:19
Bom, para ter uma noção mais completa do seu problema eu teria que ter acesso à uma demo do seu projeto para poder verificar melhor o que está acontecendo... eu tomei a liberdade de refazer esse sistema do zero do meu jeito para ver onde poderia estar o erro e não consegui encontrar pois ao final da cena de seleção de personagem os nomes aparecem normalmente no menu (apertando ESC) aparece o nome que o player escolheu.

Caso queira dar uma olhada no evento ele ficou assim:

Spoiler
Controlar Variáveis:#0099 Sexo = 0
:     :Olá, Você é homem ou mulher?

Comentário:Escolha do Sexo =============================================
Marcador:Escolher Sexo
Exibir Escolhas:Homem, Mulher (Janela, Meio, -, -)
:Quando Homem

◆Controlar Variáveis:#0099 Sexo = 1
  ◆Mudar Membro do Grupo:Remover #0002
  ◆Mudar Membro do Grupo:Adicionar #0001
  ◆
Quando Mulher
  ◆Controlar Variáveis:#0099 Sexo = 2
  ◆Mudar Membro do Grupo:Remover #0001
  ◆Mudar Membro do Grupo:Adicionar #0002
  ◆
Fim
Exibir Escolhas:Continuar , Escolher Sexo Novamente (Janela, Direito, #1, #2)
:Quando Continuar 
  ◆
:Quando Escolher Sexo Novamente

◆
Fim
Mostrar Animação:Jogador, Cura Única 2
Esperar:60 quadros
Comentário:Escolha do Nome =============================================
:     :Diga-me, qual o teu nome?

Marcador:Escolher Nome
  ◆Inserção de Nome:#0001, 8 caracteres
  ◆
Fim
  ◆Inserção de Nome:#0002, 8 caracteres
  ◆
Fim
  :     :Muito bem \n[1], deseja...

◆
Fim
  :     :Muito bem \n[2], deseja...

◆
Fim
Exibir Escolhas:Continuar, Escolher Nome Novamente, Voltar ao Inicio (Janela, Direito, #1, #2)
Quando Continuar 
  ◆
Quando Escolher Nome Novamente
  ◆Alterar Nome:#0001,
  ◆Alterar Nome:#0002,
  ◆Ir para Marcador:Escolher Nome
  ◆
Quando Voltar ao Inicio
  ◆
Fim
Teleportar Jogador:MAP002 (8,5) (Direção: Para Baixo)
Controlar Switches Locais:A = ON
[close]

Caso deseje ver melhor como ficou vou deixar disponível uma demo disponível pra vc baixar.
Enfim, espero estar ajudando com o seu problema, até mais !!  precisar só falar!

Demo (9,51 MB)

Nossa, Mestre!!!
Agradeço de coração!! Deu certo!!  :wow: :wow: :wow: :wow:
Nunca esquecerei quem me ajudar. \o/ Muito obrigada! Fique bem!

fico feliz que deu certo !!!  :XD:
qualquer dúvida tamo ae, eu ajudo na medida do possível, até mais !!!  :coffee:
:hmm:

CitarAlém disso, como faço para uma arma A ser eficiente para combater um monstro X mas não o Y? A arma para combater o monstro Y será a B.
Não tenho o MV então não posso checar como é o banco de dados dele, mas em versões anteriores há como atribuir elementos a ataques e fraquezas a tais elementos nos alvos.

Vou deixar screens do ace que é o que tenho.
Na aba de configuração de armas no database, na seção de "Características" é possível configurar a arma para receber um elemento de ataque:

Na aba dos inimigos, também na seção características pode adicionar fraquezas à certos elementos:

Adiciona um acréscimo no dano de armas/habilidades que tiverem esse elemento, tornando mais eficientes contra os inimigos com essa fraqueza e não contra os outros.

Navegue pelas opções de configurações dos inimigos e armas do database que pode encontrar algo parecido.
-

Citação de: Fpr online 21/05/2019 às 09:17
Não tenho o MV então não posso checar como é o banco de dados dele, mas em versões anteriores há como atribuir elementos a ataques e fraquezas a tais elementos nos alvos.

Vou deixar screens do ace que é o que tenho.
Na aba de configuração de armas no database, na seção de "Características" é possível configurar a arma para receber um elemento de ataque:

Na aba dos inimigos, também na seção características pode adicionar fraquezas à certos elementos:

Adiciona um acréscimo no dano de armas/habilidades que tiverem esse elemento, tornando mais eficientes contra os inimigos com essa fraqueza e não contra os outros.

Navegue pelas opções de configurações dos inimigos e armas do database que pode encontrar algo parecido.

Oi, FPR! Poxa, agradeço por tentar me ajudar, mas aí já fiquei toda perdida com os armors/ weapons/ itens/ enemies... Alterei algumas coisas e agora quando vou batalhar com o monstro nem ele e nem minha char consegue atacar. xDDDD
Fica a critério do moderador e de vocês fechar esse post... Acho que terei que abrir um novo post para ajuda com as abas listadas acima... xD Me perdi totalmente...
Mas muito obrigada.
Luana.

Oi, gente!! Boa noite! Tudo bem?

Pessoal, depois de muito tempo e com algumas ajudas do Gabriel (valeu, Gabriel!), consegui fazer uma arma específica para um monstro específico.  :<3: :<3: :<3: :<3: :<3: :<3: :<3: :<3:

O problema é que meu char consegue atacar e tirar dano do monstro com essa arma específica, porém o contrário não acontece. Meu personagem não leva dano!! >.<`

Assim, eu coloquei a habilidade do meu char com arma e dano de elemento necessários (fórmula: 30). Também coloquei nessa aba de habilidades a habilidade que o inimigo tem para me atacar e o elemento dele ao qual sou suscetível de dano (fórmula: 30).

Na aba dos inimigos, está o tipo de habilidade que ele tem ao qual sou suscetível e a taxa de elemento que eu uso para atacá-lo (100%). O ataque dele está 40 e defesa 30.

Encaminho imagens.

https://ibb.co/3vSKrng
https://ibb.co/kcbJ5rm
https://ibb.co/C6qFsvh
https://ibb.co/JsZHkhM

Deveria abrir outro tópico?

Obrigada!

Luana.

O que parece causar o problema é como foi configurada a habilidade Ataque3 usada pelo monstro, no campo "Alcance" o alvo selecionado está "O Usuário", só que o usuário é o próprio monstro ele seria seu próprio alvo. Talvez mudando o campo "Alcance" marcando a opção "1 inimigo" o monstro atacaria o personagem que é o seu inimigo na batalha.

CitarDeveria abrir outro tópico?
Ajudaria a localizar mais facilmente as respostas no tópico que abordam cada um dos temas se estivessem separados, mas já está aqui, pode ser que resolva rápido sem precisar do tópico se prolongar.
-

Citação de: Fpr online 04/06/2019 às 19:29
O que parece causar o problema é como foi configurada a habilidade Ataque3 usada pelo monstro, no campo "Alcance" o alvo selecionado está "O Usuário", só que o usuário é o próprio monstro ele seria seu próprio alvo. Talvez mudando o campo "Alcance" marcando a opção "1 inimigo" o monstro atacaria o personagem que é o seu inimigo na batalha.
Ajudaria a localizar mais facilmente as respostas no tópico que abordam cada um dos temas se estivessem separados, mas já está aqui, pode ser que resolva rápido sem precisar do tópico se prolongar.

MUITO OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAA *CORAÇÃO ENORME*
MUITO OBRIGADA!!!!

P.S.: Vocês já podem dar ok nesse tópico! <3