O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Vale Desértico

Iniciado por Jotasage, 18/05/2019 às 21:19

Dois mapas do meu projeto Melissa - Uma aventura às avessas.

Fazia muuuito tempo que eu não colocava meus mapas "crus" para exposição, mas como eu gostei bastante do resultado destes dois, achei que seria legal compartilhar. :XD:

Mapa 1
Spoiler

No editor:

(Link da imagem: https://i.imgur.com/HrR2L0D.png)

In-game:

[close]

Mapa 2
Spoiler

No editor:

(Link da imagem: https://i.imgur.com/Dnih6FC.png)

In-game:

[close]

Um ótimo trabalho, apesar que a ausência de sombras diminui um pouco da percepção de profundidade.

19/05/2019 às 12:41 #2 Última edição: 19/05/2019 às 14:09 por Vash
Você trabalhou bem os tilesets do RTP. Traçando caminhos sem saídas, caminhos onde o personagem não terá acesso dando assim aquele gosto para ele "o que tem lá naquela cabana?" "Ela será acessível logo depois daqui? Ou será importante lá na frente, sendo desbloqueada?"

Realmente, olhando como um todo, falta sombras para dar profundidade, alguns apontam como algo indispensável, já para mim não ligo muito, por gosto.

2010 ~ 2016 / 2024

Obrigado pelos comentários. :blink:

A respeito da questão da sombras, eu considerei utilizá-las nos mapas desse projeto, porém esbarrei em alguns problemas. O primeiro era a dificuldade em bolar sombras para todos os mapas, muitos enormes como o segundo mapa deste tópico (e eu não tenho lá muita habilidade para desenhá-las... algumas ficaram bem esquisitas e tortas, rs).

O segundo, a falta de qualidade das sombras que tentei aplicar. O RM2000 não possui transparência, o que dificulta muito a aplicação delas em certos mapas, principalmente os que já possuem efeitos de iluminação; o cenário, por vezes, ficava muito escuro por conta disso. E o jogo é intencionalmente bastante colorido - se escurecesse muito, perderia a atmosfera que tentei criar.

E o terceiro era o lag que poderia dar em alguns mapas. O jogo possui um sistema ABS, como dá pra ver pelas imagens, e utiliza bastante pictures em praticamente todos os mapas (e, consequentemente, muitos eventos em Processo Paralelo). Uma picture de sombra, especialmente nos mapas maiores, poderia causar bastante lag e deixar o jogo travado - além de deixá-lo bem mais pesado. Por tudo isso, acabei desistindo da ideia de usar sombras, pelo menos neste projeto.