O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O último monge calígrafo

Iniciado por Brno, 06/06/2019 às 16:56

Olá, o texto que se segue é apenas uma ideia que eu decidi escrever. A ideia era fazer um texto curto já que eu não sabia por onde começar. Eu sei que algumas coisas não ficaram claras por não ter contexto, como não sei se deveria revela-lo antes ou depois do texto deixarei ao critério de vocês.
contexto

Nesse mundo, há duas ordens monásticas especializadas em registros (quase cartórios religiosos). Os monges calígrafos são muito mais antigos e tradicionais, escrevem geralmente em pergaminho e com uma caligrafia bem mais artística e arredondada (usam o "alfabeto floral"). Já os monges copistas são modernos, escrevem de forma mais padronizada (alfabeto quadrático), se preocupam mais com a praticidade.
   Os monges copistas surgiram como uma tentativa de secularizar os registros cartoriais, logo entraram em conflito com os calígrafos que ainda tinham muito poder nas regiões periféricas do Reino. Os copistas são muito ligados ao poder monárquico, praticamente uma ferramenta do Rei, enquanto que os calígrafos são uma ameaça.

Saebactaano (nome do personagem do texto)
   O alfabeto quadrático é inspirado no alfabeto coreano (na forma como as palavras se encaixam em blocos) e visualmente inspirado no alfabeto hebraico, tem exclusivamente traços retos. O alfabeto floral é lembra flores (obviamente), sendo que o "caule" representa as consoantes e a "semente" representa as vogais, é escrito seguindo um ritual bem específico.
[close]

O último monge calígrafo

Há uma imagem que jamais deixará minha mente, o velho portão enferrujado lançado ao chão, enquanto o monastério ardia em chamas. As letras quadráticas nos estandartes dos piromaníacos denunciavam os culpados. Que SAEO me perdoe, esses malditos copistas! Meus irmãos foram rendidos e logo o cheiro metálico de sangue se espalhou pelo ar, o sangue inocente sujava a face dos carrascos. Fui puxado pelos cabelos e largado num canto, me levantaram a espada e tal como fizeram aos outros, deceparam minha mão direita.

Naquele dia meus irmãos conheceram a morte, pela primeira vez me entristeci profundamente por ter nascido canhoto. Eles sempre estarão em minhas orações, mas eu nunca terei coragem de encarar-lhes novamente, já que a desonra não foi o bastante para me fazer largar a caneta. O segundo dia que jamais esquecerei não demorou a chegar, tão rápido quanto pude arrumei as poucas coisas que me sobraram e parti para a minha jornada sem fim. Deixei o claustro e o sacerdócio.

Ora, ora...aqui temos uma ideia incomum. Sou fã das ideias incomuns, então vou dar minha opinião o/

O plot inicial ficou um pouco confuso pra mim. Pelo o que eu compreendi, rolou um massacre por parte dos copistas, o que levou ao assassinado de seus irmãos. Então, ele parte para uma jornada. Que jornada é essa? Ele só parte sem rumo, guiado pelo torpor do peso de sua perda? Ou ele tem algum objetivo, tipo vingança?

O que eu achei interessante nessa ideia foi a possibilidade de abordar um conflito de conhecimentos (copistas e calígrafos) que gere uma crise por influência política, social e econômica, fazendo um link com a realidade e com alguns conflitos que ocorrem e já ocorreram no nosso próprio mundo. Partindo dessa premissa, eu vejo que uma proposta dark fantasy cairia muito bem.

Achei bem criativo que você esteja desenvolvendo linguagens e escritas próprias para o seu universo. Eu mesma faço isso, e acho que dá um quê a mais. Como o seu jogo vai tomar isso como ponto central, acho que seria interessante criar algumas mecânicas onde isso seja importante (como o pincel de okami, ou batalha baseada em algum sistema do tipo, ou "palavras de poder" como em Skyrim...aí vai da sua criatividade).

Por último: Toma cuidado com a escolha dos nomes. Saebactaano pode ter um significado legal pra você ou pro jogo, mas não é fácil de pronunciar e não soa bem. Quando criar nomes de fantasia próprios para o seu mundo, isso tem que ser levado em consideração. Tipo, podia ser Sae Bactan (bônus de sobrenome), Saetan, Bacta, Saebak, sei lá. Acho que é mais fácil

Boa sorte com o seu projeto o/