O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tela de Título por Eventos

Iniciado por Bussoli, 12/06/2019 às 16:37

12/06/2019 às 16:37 Última edição: 12/06/2019 às 21:37 por bussoli
Boa Tarde! Estou a procura de um tutorial para criar uma Tela de Título por eventos no RPG Maker 2003.
Eu tentei procurar mas só achei para RPG Maker XP, VX Ace, MV e nada para RM2003.
Se alguém tiver um Tutorial sobre isso deixe nos comentários.  :ok:
Desde já eu agradeço pela atenção!
Equipe: Game Fantasy RPG

12/06/2019 às 17:33 #1 Última edição: 12/06/2019 às 17:35 por Mestre R.
Primeiro de tudo tu vai precisar de um script que pule a tela de título original do jogo, aí é só criar o titulo no mapa inicial do player.
:hmm:

Script no RPG Maker 2003?
A Tela de Titulo eu já tenho pronto, agora só preciso desse Script, se é que existe no RPG Maker 2003  :=|:

12/06/2019 às 20:17 #3 Última edição: 12/06/2019 às 20:18 por CleanWater
Citação de: Mestre R. online 12/06/2019 às 17:33
Primeiro de tudo tu vai precisar de um script que pule a tela de título original do jogo, aí é só criar o titulo no mapa inicial do player.
Não existem scripts no RPG Maker 2003. :top:

Vai no database e desativa a opção de usar a tela inicial, na mesma parte onde você escolhe o gráfico de tela inicial e game over (vai ter um quadradinho lá pra marcar e desmarcar).

Agora para o menu, basta usar um pouco a criatividade.

Se bem lhe conheço, você quer replicar o menu inicial do Final Fantasy VII, certo?

Veja bem, o que esse menu tem?

Um sprite de cursor, as opções e a imagem da Buster Sword fincada num chão branco de fundo.

1 - O cursor será o player. Basta mudar seu sprite e tudo certo.
2 - As opções serão os eventos, que ficarão abaixo do player e serão ativadas ao apertar o confirma.
3 - O fundo será feito com uma imagem background e o tileset do mapa será todo transparente para não tampá-la.
4 - O texto das opções será feito através de tiles.

Mais ainda falta dois problemas. O player não pode ficar andando pra lá e pra cá a vontade e também não dá pra botar o player em cima do evento da primeira opção. Para isso, você vai criar tiles de bloqueio "invisíveis" e rodear a área das opções. Para fazer o player ficar em cima da primeira opção, um evento de autorun que o coloca o player lá em cima e depois ativa um switch para não rodar mais resolve o problema. :ok:
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

Citação de: bussoli online 12/06/2019 às 17:59
Script no RPG Maker 2003?
A Tela de Titulo eu já tenho pronto, agora só preciso desse Script, se é que existe no RPG Maker 2003  :=|:
Realmente parece não existir scripts pro 2003, eu me lembro de ter lido uma vez a um tempo atrás que existia modificações da Harmony.dll que permitia algo semelhante à scripts, mas não sei te dar mais detalhes por nunca ter aberto o Rm2k3 kkkkkk  :top:

Emfim, a solução do CleanWater deve funcionar !!
:hmm:

12/06/2019 às 21:06 #5 Última edição: 12/06/2019 às 21:38 por bussoli
: CleanWater
Funcionou perfeitamente  :ok:
Obrigado por ajudar!