O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[RMVXACE] Dúvida sobre seleção de personagens para batalhar

Iniciado por thomazcaitiff, 24/06/2019 às 14:28

Olá.

Estou usando o RPG Maker VX ACE faz somente alguns meses e esbarrei em uma dúvida que não consegui solucionar sozinho.

É possível selecionar quais personagens da party podem batalhar numa determinada dungeon?
Por exemplo: Tenho dois tipos de dungeon: uma que represente o cyberespaço e outra que representa um campo de guerra físico. Assim, digamos, eu queira que apenas os personagens de classe hackes entrem em batalha na dungeon do cyberespaço, enquanto que apenas os personagens da classe soldado entrem em batalha na dungeon do campo de guerra. Lembrando que estou usando um sistema de batalha frontal.

Se isso for possível de fazer, como eu poderia executar? Estou totalmente sem ideias quanto a solução.

Obrigado pela atenção.

Possível sempre é hahah, No evento de teleporte para essa dungeon não é possível simplesmente retirar os personagens que não batalham nela e adicionar os outros?

Você pode criar switches/variáveis para identificar quais personagens você já adicionou alguma vez a party para não perde-los, esse método não funcionaria para você?

Oi.
Obrigado por responder.

Você diz que, a cada vez que for entrar na dungeon, o evento de teleporte trocaria os personagens automaticamente e usar variáveis para trazer todos os personagens de volta a party? Confesso que não tinha pensado nisso.

Outra coisa em que eu pensei é deixar todos os personagens entrarem em qualquer dungeon, mas no momento da batalha, o jogador ter de escolher quais personagens usar, tornando os personagens de um determinado tipo, proibidos de usar. Entretanto, não sei se isso seria mais trabalhoso de fazer o que sua sugestão e, do ponto de vista de gamedesign, o quanto seria bom/divertido/eficiente.

Para que o jogador tenha de escolher quais usar, você só precisa alterar a formação do grupo. Por padrão, os primeiros quatro personagens serão os que entrarão em combate. O que significa que você também pode barrar uma batalha se o personagem N estiver entre os quatro primeiros. Ou seja, se um combatente físico tentar batalhar no ciberespaço.

Não é muito trabalhoso. Vai requerer um cuidado especial com todos os combates do jogo, onde você vai precisar configurar quais personagens podem acessar. Nas partes em que só seja possível usar um tipo de personagem você pode até relaxar um pouco nisso. MAs não muito, vai que, né?