O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[RPGMV] Tentando entender algumas Formulas(?)

Iniciado por Aandel, 30/06/2019 às 22:08

30/06/2019 às 22:08 Última edição: 13/07/2019 às 07:19 por Corvo
 :coffee:
Oi pessoal!

Alguém saberia dizer o significado de algumas letras pouco usadas nas Formulas de Dano?
Sei que "a" e "b" podem ser o alvo e o oponente, mas já notei algumas formulas usando a letra "c" e a letra "d", o que elas significam afinal?

Aqui está uma Formula desse tipo, mas não entendi o significa dessas letras extras.

v[10] = b.actorId; d = a.atk * 4 - b.def * 2; if (d < 2) 1; else d;

Não são nada específico, só variáveis que você mesmo define.

Na verdade as fórmulas são código Javascript, que é avaliado em tempo de execução. A única coisa que muda é que tem algumas variáveis com nomes menores (tipo o a e o b aí).

Essa fórmula é o mesmo que o seguinte código:
v[10] = b.actorId;
d = a.atk * 4 - b.def * 2;
if (d < 2) 1;
else d;

Ou, melhor ainda:
$gameVariables[10] = target.actorId;
damage = this.atk * 4 - target.def * 2;
damage < 2 ? 1 : damage;

Tudo que eu fiz foi ajeitar as variáveis para ter nomes mais compreensíveis (e tirando o a e b que eu não tenho certeza se são o this e o target mesmo, são até a mesma coisa).

Para essa fórmula em específico, por exemplo, evidentemente guardamos o ID do ator atacado na variável 10, e depois calculamos o dano proporcional a 4 vezes o ataque do atacante menos 2 vezes a defesa do alvo. Em seguida, se o dano for menor que 2, retornamos 1, se não retornamos o próprio dano calculado (que dá no mesmo que pegar o maior entre 1 e o dano calculado), ou seja, limitamos o dano inferiormente a 1.
~ Masked

:O_O:

Entãooo tah neh! :lol:
Acho que vou ficar nas formulas mais básicas mesmo kkkkkk...
Esse negocio de matemática nunca foi muito meu forte, apesar de eu gostar muito, mas me dá agonia ver esse quebra cabeça numérico e fico pasmo quando pessoas como você faz parecer tão fácil!
Acho que entendi mas ao mesmo tempo não entendi totalmente! Mas pro meu cérebro não virar maionese é melhor a gente parar por aqui!
Agradecido pelo esclarecimento  :ok:
:clap:

(juro que um dia vou tentar me aprofundar nessa linguagem com todos esses codigos que me parecem coisa de outro mundo :facepalm:)