O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

As Aventuras de Bolinha - Atualizado (13/09/2014) - Demo 2.5 lançada!

Iniciado por Kieran Harris, 19/02/2013 às 15:48

Citação de: Uhtred online 18/08/2014 às 16:24
Opa, a versão de download é antiga? Queria testar mas se for antiga nem vale muito a pena.

Curti muito os novos mapas, gosto quando mesmo em jogos mais levados a comédia se tenha história e bons gráficos.

Parabéns pelo longo trabalho cara.

Pô, pois é né cara, é a versão antiga do meio do ano passado, eu gastei quase um ano inteiro pra praticamente refazer os mapas e cutscenes do  jogo, isso somado ao fato de que deu aquele erro de "Falha na leitura de..." que me custou várias semanas pra ajeitar tudo.
Eu tava até pensando se eu devia lançar o jogo logo com o conteúdo da história acabando onde terminava a demo antiga ( os heróis indo pra arena de Noctis Sol ), com os mapas e cutscenes novas mas eu tenho a impressão de que isso ia deixar o povo que tava esperando pela nova demo com um pouco de raiva já que, no contexto da história do jogo em si, não houve progresso, eu quero terminar logo essas 8 mini-dungeons que formam a Dungeon 3 do jogo só que eu me enterrei num buraco aqui, visto que isso vai dar um trabalhão, e essas mini-dungeons são todas muito diversificadas quando se trata de cenário, e por falta de espaço no tileset eu vou ser forçado a fazer elas por panomap, o que não só vai me custar mais tempo mas também vai afetar e muito o peso do jogo.
Mas força cara, eu quero poder lançar essa demo pelo menos antes de 2015 começar, depois dela vai ter outra com a próxima dungeon, e depois dessa vai ser a versão full com a dungeon final, então eu espero terminar o jogo em 2015-2016.

Rapaz, já faz um tempo que eu não mecho nesse jogo hein? De uns dias pra cá eu voltei a trabalhar nele a todo vapor e só em 3 dias eu terminei a dungeon do cozinheiro:

Spoiler


[close]

A dungeon dele é um restaurante chique 5 estrelas, achei que cairia bem num personagem como ele, agora eu já terminei 2 das 8 mini-dungeons desse capítulo do jogo, faltam 6! Vou começar a planejar a do general ao lado agora.

Tamo indo lento, mas tamo indo.

Passando aqui pra apoiar o projeto. Gostei bastante desta dungeon que criou, me lembra uma dungeon em Guild Wars2 que se passa em uma mansão, acho uma ideia muito boa, porque dá pra explorar muita coisa de uma mansão, desde passagens subterrâneas, até misteriosas salas com quadros enigmáticos.

Bom saber que está mechendo no projeto, quero vê-lo completo.



Citação de: Cezar online 25/08/2014 às 22:52
Passando aqui pra apoiar o projeto. Gostei bastante desta dungeon que criou, me lembra uma dungeon em Guild Wars2 que se passa em uma mansão, acho uma ideia muito boa, porque dá pra explorar muita coisa de uma mansão, desde passagens subterrâneas, até misteriosas salas com quadros enigmáticos.

Bom saber que está mechendo no projeto, quero vê-lo completo.


Bom... tem uma parte em que se entra num forno ao invés de um quadro, serve? rs




Ok escuta...

Vocês por acaso querem que eu lançe uma "DEMO 2.5" no lugar da 3.0? Ela iria desde o início do jogo até antes de entrar no menu das 8 mini-dungeons em Noctis Sol, eu falo isso por que eu acho que vou ficar bem ocupado até o final do ano e não vou ter tempo de mexer nesse jogo até as férias de novembro-dezembro ( e até mesmo lá eu vou ter que me preocupar com matrícula na faculdade e tal ).
Acho que com os mapas e cutscenes refeitos já dá pra ter uma experiência bem diferente dessa demo velha que tá no tópico, querem que eu lançe uma dessas ou preferem esperar eu terminar essas 8 mini-dungeons?

O lançamento de uma nova Demo do seu jogo vai arruinar a minha vida, já que iria tomar o pouco tempo que tenho - e que tento usar para progredir no meu próprio projeto. MAS, dude, que pergunta... lança de uma vez *0*

Acho que lança, cara.

Lançar demos é sempre bom, tanto pros jogadores quanto pro criador que vai receber alguns feedbacks e pode melhorar o restante do jogo, e também porque depois da demo geralmente a galera curte e apoia mais o projeto e isso te dará forças pra chegar ao final e finalizar ele, ao menos isso aconteceu comigo ahuah

Sei... bom, acho que no fim de semana eu vou ver se dou um jeito de "cortar" os pedaços das 8 mini-dungeons ( com um backup, claro ) e tentar lançar a demo 2.5, afinal já faz mais de um ano que essa velha tá aí no tópico, mas sem promessas, isso pode ou não demorar mais do que eu imagino.

Basta tirar o acesso das mini-dungeons :v
Mas cá entre nós o projeto anda bem. Muito bem mesmo. Acredito que seja o segundo e melhor jogo desse tipo que joguei.
Bem, eu ia baixar a atualização agora pra checar, mas acho melhor esperar essa demo aí.

Não é nem isso, é que tinha umas paradas que eu ainda tenho que ajeitar, por exemplo, eu tirei as sombras padrões do VX via script então eu tenho que revistar alguns mapas pra ver se não tem nenhuma "sombra" do tileset colocada lá, eu também queria adicionar umas paradas extras mas não tenho certeza se tenho tempo pra isso, se não tiver eu lanço de uma vez.

Trabalhando pra soltar essa demo 2.5, acho que dá pra terminar nesse final de semana mas não vou fazer nenhuma promessa.
Aqui uma screenshot de uma mudança de ultima hora, um sistema de teletransporte instantâneo que vai substituir as "entranhas do mundo" ( Uma caverna que ligava as cidades ), assim a locomoção direta de uma cidade pra outra fica bem mais rápida e facilitada.



Ou seja... dá pra desconsiderar essa screenshot, essa aqui era a nova versão das "Entranhas do Mundo", mas como eu troquei pra esse sistema de teletransporte isntantâneo vocês não vão ver esse lugar na demo nova.

Spoiler
[close]

Versão 2.5 lançada!




Tempo de Jogo - 5/6 horas
Progresso ████████████


Aviso: Eu não tive um beta-tester disponível então perdoem-me se encontrarem algum bug, mas não se preocupem, não há nenhum bug que atrapalhe o progresso do jogador na história, mas caso encontre um por favor me notifique pra eu dar um jeito nas versões futuras.

Passando pra avisar...
Não deletem os arquivos de save que já vêm na pasta do projeto, eles são essenciais pra jogar o jogo, visto que depois de apertar enter na tela de título o jogador é levado diretamente pruma tela de carregar arquivos.
Algumas pessoas deletaram os saves e enviaram uma MP pra mim reclamando, então achei que seria melhor deixar o aviso aqui.

E já faz um tempinho que eu lançei a demo, um feedback seria bacana, se tiverem algo com um tom mais negativo pra falar fiquem à vontade, eu sou bem cabeça-fria pra receber críticas.

Pode floodar quando atualiza o projeto ? Pq eu atualizei o meu também.

Então, cara, eu disse tudo que tinha pra falar quando baixei a Demo anterior e fiz aquele super comentário. Ainda assim, fiz um esforço pra elaborar este novo feedback, pois - como eu já esperava - a nova versão conseguiu ir além em tudo, cenas, gráficos, efeitos sonoros, enfim. Yo, YO, let's go!

Ok, eu nunca ri tanto jogando um projeto de RPG Maker.

Magia, cara, magia, hueashueash! Eu gosto de running jokes, especialmente quando são bem aplicadas, como esta, ou como a dos Fake Endings, após algum personagem resolver deixar o plot de lado e voltar à sua vida pacata e tal. Mas isso é só o começo:

As cenas, dude! Olia aquela Intro! As suas Cutscenes estão cada vez mais incríveis. Pessoalmente, os meus Takes favoritos são aqueles usando perspectiva dos Chars aumentados, em primeiro plano, e algo ameaçador ao fundo, como no Take dos dois soldados, logo no início do jogo e tal.

A meu ver, existe uma fórmula pra criação de cenas: nunca resumí-la em uma coisa só. Por exemplo, um diálogo de início ao fim, tipo, nunca abordá-la de forma unidimensional. E você parece ter plena noção disso, pois cada cena tem o seu diferencial, seja um close nos personagens, uma mudança de cenários dinâmica, quebra de fluxo com o auxílio de efeitos sonoros que se encaixam perfeitamente, enfim, esses detalhes já são mais que suficientes pra fazer o jogo brilhar.

Fazer uma premissa foda, uma Intro épica, um mistério misterioso, isso qualquer um faz, mas a marca de um verdadeiro artista é ir ascendendo na qualidade, na complexidade de sua obra, e foi exatamente o que eu vi. Ao invés do jogo ir perdendo a graça com o passar do tempo, o que aconteceu foi exatamente o oposto, as últimas cenas da Demo são de longe as minhas favoritas, mas isso não quer dizer que as anteriores estavam piores, não, é só que a coisa ultrapassou os limites.

Todo o arco de Noctis Sol, desde a parte do cartão de crédito, os oponentes, a dona Cremilda, dude, o Pedrão, o fuckin' Pedrão cara, hueashueash! A música do Kylock "Mas tava nos seus favoritos, chefe!", enfim, timing perfeito, feeling pra coisa, isso é trabalho de gênio.

Tutorial 1 hahaha! Ninguém colocaria tutoriais desse tipo se percebessem que pra dar um simples "New Game", o jogador provavelmente já tem que "descobrir" os controles.

==//==

Ok, cena favorita: A introdução da luta livre no Dungeon 1 YEAH!!! As luzes, a música, o Neon, owwwww, yeah! America!!!

Personagens favoritos: Dona Cremilda & Pedrão, hueashueash! Mas preciso citar Kubodawa e Kylock, Bolinha e Chico, que têm uma química muito interessante, basicamente, eles transbordam carisma. Das garotas, eu simpatizei com a Felícia.

==//==

Dúvida: Quem é o Mr RM? Não sei se é viagem minha, mas senti que ele é um personagem de algum outro jogo. A informação procede?

Report: Alguns errinhos bobos nos diálogos. "montros", "alguam" ao invés de "alguma" (Não me pergunte onde, não faço ideia do diálogo em que vi isso). Na cena de introdução da personagem Krystal, especialmente, há vários errinhos bobos, palavras cortadas pelo limite da janela, too.

Nomes divertidos para os locais do Mapa Mundi, haha! Demorei pra começar a prestar atenção, visto que eu já estava familiarizado com a geografia, mas quando comecei a lê-los, esbocei alguns leves sorrisos.

==//==

Mapeamento sábio, sem mais. Já mencionei o quanto é divertido explorar cada canto dos cenários, graças aos sisteminhas estilo Zelda que você usa. Now, graficamente falando, que evolução, cara!

Os add-ons, as luzes, o brilho, tudo, tá lindo demais! A variedade também é algo que merece ser citado: pô, o jogo tem mapas ao estilo clássico RPG Maker, tem mapas em estilo plataforma, tem partes fazendo referência à Era 8/16 Bits. Ok, o peso do jogo foi pras alturas, mas acho que no fim das contas valeu - e muito - a pena.

Ah, quanto àquele efeito de movimento das ondas... bem... o que vale é a intenção, haha!

==//==

Áudio... som, sonoplastia, musik, barulhos... é a primeira vez que eu vou vomitar arco-íris ao falar deste quesito. Sem a menor sombra de dúvida, este é o projeto com a melhor seleção e aplicação de músicas/efeitos sonoros EVER, EVA!!!

Sinceramente, cara, o bagulho tá cinematográfico. Os efeitos sonoros se encaixam perfeitamente com as cenas. Desde o "Tummmmm" que fecha com a black screen, até aquele barulhinho de agulha no vinil (ou coisa do tipo) que corta a música pra dar um comic effect. I love it!

A sincronia também está super calibrada. No XP, eu tenho um pouco de dificuldade na hora de sincronizar cenas longas com a música. Há uma certa instabilidade, e justamente por passar essas dificuldades, ver isso sendo explorado - de maneira competente - em outros jogos me deixa boquiaberto. Congrats!

==//==

Okayyy... o que mais?

A fuckin' Windowskin, cara... Eu, pessoalmente, particularmente, a meu ver, não gostei. Sabe quando você associa uma cor a um jogo? Ex: pra mim:
- Deus Ex = Amarelo;
- Persona 4 = Amarelo tbm ¬¬
- Final Fantasy = Azul
- Assassin's Creed = Branco

Bem, Aventuras de Bolinha, pra mim é roxo. E ver aquela WindowSkin amarelo queimado bleh, sem textura, me incomoda. Yo, já pensou em uma textura aveludada? Ou sei lá, um cromado mais fosco? Enfim, fica a sugestão.

Aaaaah, a maldita senha do Dungeon 1 again D=>

Reforço o meu comentário feito na última vez. Já que verde, vermelho e azul são as cores dos botões que temos que contar, ao menos mude o azul dos outros botões que ficam lá no começo do Dungeon. Eu, babaca como sempre, contei aqueles botões de novo, pois esqueci que era pra contar só aqueles que estavam ali, nas proximidades e tal. Fica a dica =)

==//==

Bug Report:

- Ao voltar a este mapa, a iluminação pira:

Spoiler
[close]

- O Teletransporte da direita está levando à entrada da esquerda da casa:

Spoiler
[close]

- Esta estátua teletransportadora causa um Bug que fecha o jogo:

Spoiler
[close]

- Sempre que dou Load Game, o Caterpillar enlouquece, e só volta ao normal quando eu vou pra outro mapa:

Spoiler
[close]

==//==

Acho que por enquanto é isso. Dude, parabéns, tu é foda, sem mais.

Primeiro, muito obrigado pelo feedback, é esse tipo de mensagem que eu adoro receber, e sinto muito por ter demorado tanto pra responder.
Essa demora toda deve até desistimular o povo a comentar rs


CitarOk, eu nunca ri tanto jogando um projeto de RPG Maker.

Magia, cara, magia, hueashueash! Eu gosto de running jokes, especialmente quando são bem aplicadas, como esta, ou como a dos Fake Endings, após algum personagem resolver deixar o plot de lado e voltar à sua vida pacata e tal. Mas isso é só o começo:

Valeu mesmo, embora infelizmente não haja muita concorrência visto que jogos de comédia tanto bons quanto ruins começaram a ficar escassos, eu ainda não sei se devo ficar feliz ou triste com isso.
Eu baseei muito o meu humor no trabalho da Team Four Star em Dragonball Z Abridged, e eu tenho que confessar, tinham várias piadas nas demos antigas que eram plagiadas deles, é claro, eu me arrependi e troquei elas na nova versão.


CitarAs cenas, dude! Olia aquela Intro! As suas Cutscenes estão cada vez mais incríveis. Pessoalmente, os meus Takes favoritos são aqueles usando perspectiva dos Chars aumentados, em primeiro plano, e algo ameaçador ao fundo, como no Take dos dois soldados, logo no início do jogo e tal.

Pois é, eu tava até pensando em fazer um vídeo como se fosse uma espécie de making of de uns efeitos que eu coloquei no jogo, esse dos chars com zoom é um efeito meio tosco mas eu acho que isso fez foi deixar mais engraçado.


CitarA meu ver, existe uma fórmula pra criação de cenas: nunca resumí-la em uma coisa só. Por exemplo, um diálogo de início ao fim, tipo, nunca abordá-la de forma unidimensional. E você parece ter plena noção disso, pois cada cena tem o seu diferencial, seja um close nos personagens, uma mudança de cenários dinâmica, quebra de fluxo com o auxílio de efeitos sonoros que se encaixam perfeitamente, enfim, esses detalhes já são mais que suficientes pra fazer o jogo brilhar.

Eu parcialmente concordo, o problema é que tem algumas cenas em que eu peguei pesado no diálogo ( tipo a cena em que eles vão pro laboratório pela primeira vez e aprendem sobre a APM, eu acabei achando aquela cena muito enrolada ), nas cenas futuras eu com certeza vou resumir bem mais o diálogo.


CitarFazer uma premissa foda, uma Intro épica, um mistério misterioso, isso qualquer um faz, mas a marca de um verdadeiro artista é ir ascendendo na qualidade, na complexidade de sua obra, e foi exatamente o que eu vi. Ao invés do jogo ir perdendo a graça com o passar do tempo, o que aconteceu foi exatamente o oposto, as últimas cenas da Demo são de longe as minhas favoritas, mas isso não quer dizer que as anteriores estavam piores, não, é só que a coisa ultrapassou os limites.

É, com o tempo eu fui aprimorando mais nas minhas habilidades na hora de usar a engine então eu acabei melhorando na hora de criar as novas cutscenes, eu também ganhei umas novas noções de level design, então as dungeons superam e muito as primeiras ( eu pelo menos estou parcialmente confiante que as de Noctis Sol vão agradar muito. )


CitarTodo o arco de Noctis Sol, desde a parte do cartão de crédito, os oponentes, a dona Cremilda, dude, o Pedrão, o fuckin' Pedrão cara, hueashueash! A música do Kylock "Mas tava nos seus favoritos, chefe!", enfim, timing perfeito, feeling pra coisa, isso é trabalho de gênio.

Heh, valeu mesmo, na verdade essa do Kylock com a música ridícula nem era pra ter acontecido, era pra ter sido só mais um monólogo com a Felícia falando sobre o cristal, só que eu percebi que isso não só deixava o jogo entediante, mas também não recompensava direito o jogador por ter vencido o oponente na arena, então eu fiz essa cena no último minuto.


CitarOk, cena favorita: A introdução da luta livre no Dungeon 1 YEAH!!! As luzes, a música, o Neon, owwwww, yeah! America!!!

Valeu, embora eu não seja lá um fã muito grande dessa cena, minhas favoritas até agora são a introdução da Krystal e o ataque em Noctis Sol, e eu tenho um espaço guardado no coração praquela cena em que o Chico arremessa a Elite e eles caem no teto do laboratório, até hoje eu rio feito um retardado daquilo.

CitarPersonagens favoritos: Dona Cremilda & Pedrão, hueashueash! Mas preciso citar Kubodawa e Kylock, Bolinha e Chico, que têm uma química muito interessante, basicamente, eles transbordam carisma. Das garotas, eu simpatizei com a Felícia.

Meu favorito é de longe o Kubodawa, eu não matei ele depois da primeira dungeon justamente por que eu achava o personagem engraçado e queria manter ele só pro coitado continuar sendo humilhado hu3.


CitarDúvida: Quem é o Mr RM? Não sei se é viagem minha, mas senti que ele é um personagem de algum outro jogo. A informação procede?

Spoiler
O personagem é uma referência a jogos de RM antigos, se você prestar atenção ele usa habilidades padrões do XP e VX.
A dungeon dele vai ser uma série de mapas refeitos daquele jogo de exemplo do RM2k, aquele do Don Miguel.
[close]


CitarReport: Alguns errinhos bobos nos diálogos. "montros", "alguam" ao invés de "alguma" (Não me pergunte onde, não faço ideia do diálogo em que vi isso). Na cena de introdução da personagem Krystal, especialmente, há vários errinhos bobos, palavras cortadas pelo limite da janela, too.

Certo, obrigado por avisar, eu vou consertar eles nas futuras versões.

CitarNomes divertidos para os locais do Mapa Mundi, haha! Demorei pra começar a prestar atenção, visto que eu já estava familiarizado com a geografia, mas quando comecei a lê-los, esbocei alguns leves sorrisos.

Heh valeu, essa mapa mundi deve ter uns 100 eventos só pra fazer esse sistema funcionar, como isso não dá nenhum lag nem eu sei, meu favorito é o da Montanha de Gelo com o "Pode baixar o ar-condicionado um pouquinho aí?".




CitarMapeamento sábio, sem mais. Já mencionei o quanto é divertido explorar cada canto dos cenários, graças aos sisteminhas estilo Zelda que você usa. Now, graficamente falando, que evolução, cara!
Os add-ons, as luzes, o brilho, tudo, tá lindo demais! A variedade também é algo que merece ser citado: pô, o jogo tem mapas ao estilo clássico RPG Maker, tem mapas em estilo plataforma, tem partes fazendo referência à Era 8/16 Bits. Ok, o peso do jogo foi pras alturas, mas acho que no fim das contas valeu - e muito - a pena.

Obrigado mesmo, eu devo ter gastado quase um ano pra reformular todos esses mapas e deu um trabalhão fazer tudo, não só isso mas eu também refiz várias cenas, de modo que eu não quero nem olhar pras demos antigas depois disso.


CitarAh, quanto àquele efeito de movimento das ondas... bem... o que vale é a intenção, haha!

Hehe...
B-bom.. e-eu gostei...
Mas é... ficou meio tosco mesmo.


CitarÁudio... som, sonoplastia, musik, barulhos... é a primeira vez que eu vou vomitar arco-íris ao falar deste quesito. Sem a menor sombra de dúvida, este é o projeto com a melhor seleção e aplicação de músicas/efeitos sonoros EVER, EVA!!!

Sinceramente, cara, o bagulho tá cinematográfico. Os efeitos sonoros se encaixam perfeitamente com as cenas. Desde o "Tummmmm" que fecha com a black screen, até aquele barulhinho de agulha no vinil (ou coisa do tipo) que corta a música pra dar um comic effect. I love it!
A sincronia também está super calibrada. No XP, eu tenho um pouco de dificuldade na hora de sincronizar cenas longas com a música. Há uma certa instabilidade, e justamente por passar essas dificuldades, ver isso sendo explorado - de maneira competente - em outros jogos me deixa boquiaberto. Congrats!

Pois é, tem várias ocasiões em que eu quase enlouqueci tentando achar a quantidade de frames necessárias pra fazer o jogador esperar pra sincronizar com a música em várias partes do jogo, um exemplo é aquela no ritual em que o Kylock olha pra Krystal depois dela gritar proclamando a vitória e aquele efeito de "bass" pra mostrar que ela tá ferrada na hora em que a música pára de tocar.

http://youtu.be/_3xBS3hX9go?t=1m9s




CitarA fuckin' Windowskin, cara... Eu, pessoalmente, particularmente, a meu ver, não gostei. Sabe quando você associa uma cor a um jogo? Ex: pra mim:
- Deus Ex = Amarelo;
- Persona 4 = Amarelo tbm ¬¬
- Final Fantasy = Azul
- Assassin's Creed = Branco

Bem, Aventuras de Bolinha, pra mim é roxo. E ver aquela WindowSkin amarelo queimado bleh, sem textura, me incomoda. Yo, já pensou em uma textura aveludada? Ou sei lá, um cromado mais fosco? Enfim, fica a sugestão.

Hm, eu não tenho certeza, o projeto tinha uma windoskin roxa no início mas ela não parecia muito boa, o amarelo faz um contraste melhor com o resto dos mapas na minha opinião... mas quem sabe, talvez eu adicione um script que altere a windowskin ao gosto do jogador, não é tão complicado mesmo.


CitarAaaaah, a maldita senha do Dungeon 1 again D=>

Reforço o meu comentário feito na última vez. Já que verde, vermelho e azul são as cores dos botões que temos que contar, ao menos mude o azul dos outros botões que ficam lá no começo do Dungeon. Eu, babaca como sempre, contei aqueles botões de novo, pois esqueci que era pra contar só aqueles que estavam ali, nas proximidades e tal. Fica a dica =)

Heh... tem um cavaleiro branco que aparece quando você sai e entra por essa sala várias vezes, no início ele quer te dar a dica só que os herós cabeças-duras se recusam, aí você tem que continuar a entrar e sair pelas salas pra eles finalmente sucumbirem e pedir ajuda.
Eu pus isso nessa nova versão justamente porque tinha gente reclamando desse puzzle rs.



CitarBug Report:

- Ao voltar a este mapa, a iluminação pira:

Spoiler
[close]

- O Teletransporte da direita está levando à entrada da esquerda da casa:

Spoiler
[close]

- Esta estátua teletransportadora causa um Bug que fecha o jogo:

Spoiler
[close]

- Sempre que dou Load Game, o Caterpillar enlouquece, e só volta ao normal quando eu vou pra outro mapa:

Spoiler
[close]

Certo, vou anotar isso pra consertar em versões futuras.


Eu tenho outras surpresas que pretendo anunciar ou no fim do ano, ou no início de 2015, fiquem atentos...