O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

LSA - Lost Star (Nova Faixa)

Iniciado por Gabriel, 13/07/2019 às 10:44

13/07/2019 às 10:44 Última edição: 26/07/2019 às 15:48 por Gabriel N.
Finalmente consegui um novo carregador e pude voltar as minhas atividades no PC. Agora que voltei estou dando continuidade ao álbum que eu havia iniciado tempos atrás, antes do meu carregador antigo ter dado defeito, para treinar minhas habilidades na área sonora.

Segue o que concluí até o dado momento:

[cloudset]https://soundcloud.com/dromarch/sets/lsa-soundtrack[/cloudset]


Se não existe, devia existir. Gostei bastante, se encaixaria tanto como música de ambientação quanto trilha de uma cena específica. É o tipo de faixa que você percebe, mas que não berra estridentemente te forçando a prestar atenção nela. Diga-se de passagem, essa imagem também ficou muito boa. Quando ouviremos as outras?

Obrigado, Corvo!

Até cheguei a pensar em fazer um pequeno projeto para inserí-las, confesso inclusive que comecei a fazer algumas coisinhas, mas ainda não estou totalmente certo se darei continuidade a ele. Apesar disso, ao menos o álbum tenho pretensão de concluir.

Tô aproveitando o final de semana (e a empolgação acumulada do tempo de ócio) para produzir a todo vapor. Ainda não sei se irei postar uma por uma ou todas só quando finalizar, mas não deverá demorar tanto, acredito eu.


13/07/2019 às 17:04 #3 Última edição: 13/07/2019 às 17:05 por drakysm
Ótima faixa, Sky! :clap:

Ainda sinto aquela semelhança com a trilha de CT hasha.

Sobre o uso dela, é como o Corvo falou. Ela é bem atmosférica e um pouco sinistra, acho eu; talvez melancólica também. Agora está combinado mais com chuva... (Só ficou faltando os efeitos sonoros que te falei).

O único problema que vejo é ela ser consideravelmente longa para as poucas variações que fez. Ficou meio repetitiva. Mas tem aquilo da ambientação, ela pode se tornar bem imersiva se colocada no lugar certo, fazendo assim com que essa repetição não seja tão perceptível.
Procuro nos versos e nas entrelinhas
Consolo para'as falhas minhas
Para então transmitir com enlevo
O mesmo nesta canção que vos escrevo.

Obrigado, drakysm!

Acredito que elas acabem lembrando as trilhas dos jogos de snes por causa dos instrumentos, é um ponto positivo pra mim. Hehehe!


Mais uma faixa finalizada (um tema de batalha):

A primeira versão que eu havia feito dela, de quando ainda estava limitado ao celular:


Haha, a Wild Trail ficou incrível!

Aquela string (?) é CT puro também. :XD:

Além disso, me lembra um pouco de DKC e Sunsent Riders...

Se encaixaria muito bem numa cena de perseguição...

Já te disse isso mas quero lembrar (ainda acho que daria um belo jogo asha): "Um Cowboy perseguindo um trem em meio a uma floresta... É essa a impressão que esta música me dá." (Só encaixar viagem no tempo em algum lugar aí que fica perfeito! :ok:).
Procuro nos versos e nas entrelinhas
Consolo para'as falhas minhas
Para então transmitir com enlevo
O mesmo nesta canção que vos escrevo.

Opa!
As duas músicas ficaram ótimas, elas parecem msm q vieram de um JRPG dos SNES.

Wild Trail: Adorei essa. Tem um ritmo cavalgante q dá um ar meio faroeste, com o uso dos metais tbm remetendo a isso. Ela realmente empolga e é bem catchy. A ponte em 1:22, nossa, sensacional!
Daria um belo tema de batalha.

Oq eu n gostei:
- a última repetição do motif principal ficou meio desnecessária, eu achei q ficou meio enjoativo ouvir de novo o motif seco sem nenhum twist nem nada.

- a mixagem n ficou tão boa. N sei se foi o soundcloud q deu uma cagada na qualidade mas eu achei q os sons ficaram meio "embaralhados". Eles meio q se mesclam demais e n ficam tão "claros" quanto poderiam ser.

Halls of Desolation: curti essa tbm. Acho o drakysm já falou tudo, só queria adicionar q adorei a partezinha de flauta em 1:43, é um contraste bem bacana com a string q está na maior parte da música.

Citação de: drakysm online 15/07/2019 às 14:41

[...] e Sunsent Riders [...]

Maldição, não consigo desvincular a música do joguinho agora.  :derp:
Enquanto isso, no piano, ficou típico de um Final Fantasy. Muito boas. o/

Citação de: Corvo online 15/07/2019 às 19:01
Maldição, não consigo desvincular a música do joguinho agora.  :derp:
Enquanto isso, no piano, ficou típico de um Final Fantasy. Muito boas. o/
A minha ideia no inicio era realmente fazer um tema de batalha genérico ao estilo dos FFs clássicos (4, 5, 6, por exemplo), mas a música tomou outro caminho quando comecei a refazer pelo PC (quase sempre me perco euheu). Obrigado. \o


Citação de: seniorblastoise online 15/07/2019 às 14:57
Opa!
As duas músicas ficaram ótimas, elas parecem msm q vieram de um JRPG dos SNES.

Wild Trail: Adorei essa. Tem um ritmo cavalgante q dá um ar meio faroeste, com o uso dos metais tbm remetendo a isso. Ela realmente empolga e é bem catchy. A ponte em 1:22, nossa, sensacional!
Daria um belo tema de batalha.
Muito obrigado! Todos que ouviram a Wild Trail comentaram comigo que remonta ao faroeste, acho que fui o único que não sentiu essa vibe nela, mas, pensando bem, agora, de tanto falarem, acho que já começo a perceber algo meio faroeste nela. uehuehe
Citação de: seniorblastoise online 15/07/2019 às 14:57
- a última repetição do motif principal ficou meio desnecessária, eu achei q ficou meio enjoativo ouvir de novo o motif seco sem nenhum twist nem nada.
Nas primeiras vezes que escutei não havia me incomodado, mas, depois de ouvir algumas vezes, essa última repetição também começou a me incomodar um pouquinho. Talvez se eu der uma variação nesse motif? Vou ver se consigo.
Citação de: seniorblastoise online 15/07/2019 às 14:57
- a mixagem n ficou tão boa. N sei se foi o soundcloud q deu uma cagada na qualidade mas eu achei q os sons ficaram meio "embaralhados". Eles meio q se mesclam demais e n ficam tão "claros" quanto poderiam ser.
É outra coisa pra mim arrumar depois. Ela ficou ruim mesmo, eu estou sem fones de ouvido e não tive como trabalhar nos detalhes da mixagem.
Citação de: seniorblastoise online 15/07/2019 às 14:57
Halls of Desolation: curti essa tbm. Acho o drakysm já falou tudo, só queria adicionar q adorei a partezinha de flauta em 1:43, é um contraste bem bacana com a string q está na maior parte da música.
É minha parte favorita da música. Tava pensando em fazer mais variações com ela, acho que talvez cairia bem para quebrar a repetição da melodia principal.


Citação de: drakysm online 15/07/2019 às 14:41
Haha, a Wild Trail ficou incrível!

Aquela string (?) é CT puro também. :XD:

Além disso, me lembra um pouco de DKC e Sunsent Riders...

Se encaixaria muito bem numa cena de perseguição...
Muito obrigado!
Pasme, aquela string é de Zelda. ueheue
Citação de: drakysm online 15/07/2019 às 14:41
Já te disse isso mas quero lembrar (ainda acho que daria um belo jogo asha): "Um Cowboy perseguindo um trem em meio a uma floresta... É essa a impressão que esta música me dá." (Só encaixar viagem no tempo em algum lugar aí que fica perfeito! :ok:).
É algo bem original pelo menos. heheh


Existe uma linha muito tênue entre western e aventura no geral, até porque os dois gêneros partem da mesma estrutura musical. Eu já tive esse problema de compor um tema de batalha e as pessoas interpretarem como uma música de faroeste, ou ainda, de piratas. O que vai dirigir isso é o arranjo e a forma como você usa o tema. Uma dica seria usar os instrumentos solos de uma forma mais dinâmica.
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Obrigado pelo comentário, Zaggo.

Acho que entendo. Fiz alguns testes com outros instrumentos e parece já ter feito uma grande diferença, mas como eu poderia fazer para que os instrumentos ficassem mais dinâmicos? O que necessariamente poderia ser alterado?


Citação de: Gabriel N. online 18/07/2019 às 10:29
Obrigado pelo comentário, Zaggo.

Acho que entendo. Fiz alguns testes com outros instrumentos e parece já ter feito uma grande diferença, mas como eu poderia fazer para que os instrumentos ficassem mais dinâmicos? O que necessariamente poderia ser alterado?
Nada precisa ser alterado nessa faixa, ela está boa assim. A dica é para futuras músicas que venha a fazer. Tente imaginar a forma de tocar de cada instrumento: os violinos tendem a ter menos ataque, portanto tente utilizar melodias mais vagarosas e expressivas; trompetes são os instrumentos que tem mais ataque, use-os quando sua melodia precisar de ataque; As flautas têm mais portamento, use-as quando precisar ligar notas curtas sem ataque;
Isso ajuda a dar mais vivacidade pra sua música. Melhorando os arranjos você não vai ter esse problema de interpretação do público, daí toda música que você fizer que seja específica para um sentimento vai ser entendida pela maioria das pessoas sem que você precise explicar o contexto.

A versão para piano que você fez abre um leque muito grande de possibilidades de cenas, ocasiões e sentimentos que o tema pode remeter. Tem uma vibe aventuresca e heróica devido ao uso das figuras rítmicas da harmonia, veja bem:
A figura que você utiliza é essa:

♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ || ► Essa figura é relacionada a triplets, e na cultura popular é chamada de galope, porque remete ao trote de um cavalo quando acima de 69bpm (No caso da sua faixa, a 140bpm ou 70bpm numa escrita enxuta)

Agora o arranjo/orquestração/midi é o que vai ditar pra onde sua música vai.
Exemplo:
- Deixar essa figura rítmica de fundo com o acompanhamento de uma percussão periódica reforça a sensação descrita acima, mas não necessariamente leva ao faroeste. Um grande exemplo disso é o tema do Dark Knight, que usa exatamente a mesma figura que a sua faixa por todo o filme. Ainda nesse exemplo, posso citar também de Hans Zimmer o tema de Jack Sparrow que usa exatamente a mesma figura rítmica.
Agora, um exemplo western de ennio morricone, The Ecstasy of Gold, que utiliza dessa exata figura rítmica para trazer a sensação de confronto velhoestiano.

Nos dois casos em que a música remete a um cavaleiro, no primeiro e terceiro exemplos, a figura rítmica é acompanhada da harmonia e ela tem parte importante na música tal qual a melodia principal. Já no caso do tema pirata, a figura rítmica serve apenas como marcha introdutória e a harmonia vai pra outra direção.

Enfim, são inúmeras as possibilidades de se trabalhar com um tema e direcioná-lo pra onde quiser. A dica é ouvir muita música e tentar captar elementos sutis que fazem referência a sentimentos, lugares, gêneros e daí sim poder criar em cima disso.

BTW, sua música ficou muito boa o/
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Muito obrigado, Zaggo!
Comentário riquíssimo esse, muito bom poder ter acesso a esse tipo de informação. Vou guardando tudo aqui na cabeça e tentando implementar nas próximas tentativas. Até hoje volto pra ler aquela tua mensagem no meu outro tópico. uheuhe


Coloquei uma nova faixa, extensão (nem tão grande) da Sage, que já havia postado antes.


Essa eu quero fazer um versão remasterizada depois. ;D


Citação de: Gabriel N. online 26/07/2019 às 15:52
[...]
Essa eu quero fazer um versão remasterizada depois. ;D

A primeira coisa que pensei foi nisso. Já está bom e deve melhorar muito mais haha. Traga para nós assim que o fizer. o/

26/07/2019 às 18:17 #14 Última edição: 26/07/2019 às 18:22 por Zaggojhon
Citação de: Gabriel N. online 26/07/2019 às 15:52
Coloquei uma nova faixa, extensão (nem tão grande) da Sage, que já havia postado antes.


Essa eu quero fazer um versão remasterizada depois. ;D
Que delícia essa versão hahaha
Era isso que eu tinha falado, de usar essa melodia e fazer variações. Você foi pelo caminho certo o/
Se você colocar num jogo e fazer essas variações vai ficar uma melodia memorável, assim como eu falei no tópico sobre melodias.
Não sei de onde veio essa inspiração pra essa melodia, mas esses saltos com essa figura rítmica são muito cativantes, coisa de compositor mesmo. Suas faixas ultimamente têm algo que eu não consigo mais notar nos músicos indies, com exceção de alguns aqui do fórum (como drakysm, rodlego, sdds dessa galera :p ), é que suas músicas têm uma marca sua que é bem definida, o que é uma coisa super importante pra qualquer músico.
Ah, e eu adoro esses nomes de música. Acho que a gente tem a mesma vibe com nomes, porque eu tenho uma música com esse mesmo nome no meu portifólio :v
Muito bom mano, adorei o7
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!