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Como compilar o Aseprite

Iniciado por Kawthar, 21/07/2019 às 00:49

21/07/2019 às 00:49 Última edição: 21/07/2019 às 00:52 por Kawthar

Lets go: Compilar o Aseprite por mim.
Testado com a versão 1.3

Hello pessoas o/ Aproveitando que o povo tá empenhado ai com as cavernas tecnológicas e com o crescente interesse em ferramentas gratuitas para pixel art que eu vi no chat, decidi criar um tutorial de como compilar o Aseprite. Aseprite é um editor de pixel arte extremamente versátil, sério, considero ele um dos melhores atualmente (se não o melhor).
O que muitos desconhecem é que ele não é obrigatoriamente pago, na verdade eles cobra, basicamente, pela praticidade de ter o programa no computador, sempre atualizado, sem ter que gastar tempo ou esforço mental, vulgo compilar o código fonte.

[box2 class=titlebg title=Observações:]1- O tutorial será escrito/ilustrado com base no linux porém conterá informações para que você consiga reproduzir o processo no windows também (desculpa mac)
2- Não ensinarei a compilar usando Skia como back-end pois, como dito aqui em cima, fiz o processo no linux e esse back-end não tem suporte em linux.
[/box2]




[box2 class=cat_bar title=DECLARAÇÃO IMPORTANTE:]Por causa da licença do Aseprite, que você pode ler aqui, não é permitia a divulgação do programa compilado então não adianta pedir pra que eu compile pra você e eu recomendo que não compile para outra pessoa.[/box2]




SUMÁRIO





01 - Preparação

Ok, então vamos lá abrir nosso terminal/CMD e hackear, certo? Errado. Primeiro precisamos preparar as ferramentas, assoprar a fita e colocar o cartucho.
Antes de podermos compilar qualquer coisa seja no windows ou no linux, precisamos baixar alguns pacotes, as dependências do programa, que nesse caso são(Pra ver como instalar no linux, só descer um pouco):

Dependências do Windows -
Além dos anteriores, você vai precisar de:

  • Windows 10 - Aseprite não dá suporte pra cross-plataform
  • Visual Studio (2015 ou 2017)
  • SDK do Windows 10 (Já vem com o Visual Studio, só lembre-se de instalar junto)

Dependências do Linux -
As dependências do linux são basicamente as já listadas lá em cima (CMake e Ninja) aqui vou só ensinar a instalar:

Executem esses códigos, nessa ordem, no terminal de vocês:

No Arch Linux:
Spoiler

Instalando o Yaourt(caso já tenha, pula pro final do spoiler)
Abra o arquivo de configuração do pacman:
sudo nano /etc/pacman.conf


E coloque isso no final do arquivo:
[archlinuxfr]
SigLevel = Never
Server = http://repo.archlinux.fr/$arch


Instale o yaourt:
sudo pacman -Sy yaourt


E use o yaourt pra instalar as dependências:
sudo yaourt -S libx11 lib32-libx11 lib32-libxcursor libxcursor  cmake ninja

Obs:
1- Teoricamente você precisa do pacote g++ também mas não consegui achar ele pro Arch então vocês procurem ai ou tentem compilar sem...
2- O libxcursor/lib32-libxcursor serve pra esconder o cursor do mouse por parte do hardware e evitar que isso aconteça.
[close]

No Ubuntu/Debian:
Spoiler

sudo apt-get update -qq
sudo apt-get install -y g++ libx11-dev libxcursor-dev cmake ninja-build

Obs:
1- O libxcursor/lib32-libxcursor serve pra esconder o cursor do mouse por parte do hardware e evitar que isso aconteça.
[close]




Compilando

1- Vamos começar pela organização. Separe uma pasta pra trabalhar na compilação e dentro dela crie outra pasta pros arquivos compilados, no meu caso deixei em ...\Downloads\Aseprite\build





2- Vamos agora baixar o código fonte do programa, caso não tenha, recomendo que baixe o Git para Windows/Linux, porém podemos prosseguir sem ele.

Extra:
Spoiler
Pra baixar o git no linux basta digitar:
Pro arch:

Spoiler
sudo yaourt -S git
[close]
ou pro ubuntu:
Spoiler
sudo apt-get install git
[close]
[close]

Caso vá usar o git, execute esse comando do seu terminal:
git clone --recursive https://github.com/aseprite/aseprite.git


Caso contrário, vá nesse site, baixe o arquivo .zip da última versão do Aseprite e extraia na sua pasta Aseprite.




3- Vá pra dentro da pasta build e abra o Terminal[Linux] ou o Console de Desenvolvedor do Visual Studio[Windows] e execute o comando relativo ao seu sistema:

Linux:
cmake -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=<pasta pra onde instalar> -G Ninja ..

Por exemplo:  cmake -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=~/.aseprite -G Ninja ..

Windows:
cmake -G Ninja ..






4- Terminando este comando(pode levar ai uns ~20 facilmente) execute esse:
ninja aseprite



Ao terminar de compilar, você pode achar o executável do Aseprite no caminho: build\bin\aseprite.exe


Atualizado e rodando bonitinho o/




Enfim galera, é isso ai, depois caso eu lembre eu separo um tempo pra arrumar o tópico e deixar bonitinho o/
E lembrem-se: NÃO é permitido distribuir o Aseprite compilado por vocês mesmos. Dá cadeia bbs.
Até mais! #invernoCRM
Lord, if the day comes when I fly through the heavens. I shall approach thee!

Já insistiram tanto nesse programa que quase resolvo testar, mas a preguiça de reinstalar o VS (sim, eu tirei) é muito grande. De toda forma, muito obrigado pelo tutorial, vai ajudar muito para quem for usar.  :XD:

Citação de: Corvo online 21/07/2019 às 16:52
Já insistiram tanto nesse programa que quase resolvo testar, mas a preguiça de reinstalar o VS (sim, eu tirei) é muito grande. De toda forma, muito obrigado pelo tutorial, vai ajudar muito para quem for usar.  :XD:
O programa é muito bom, tem umas funções ótimas pra pixel art (tem uma configuração pra rotação maravilhosa nele).
Enfim, o programa nem é tão caro além de ajudar os caras. Caso seja uma opção pra você xD
Lord, if the day comes when I fly through the heavens. I shall approach thee!