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Tutoriais RPG Maker - Canal RPG Maker Zone

Iniciado por Ludo, 27/07/2019 às 17:00

27/07/2019 às 17:00 Última edição: 16/02/2020 às 14:14 por Ludovic
TUTORIAIS DE RPG MAKER
Tutoriais do básico ao avançado, simplificados e curtos pra você que não tem tanto tempo disponível.
PEDIDO DE TUTORIAL
Eu costumo criar tutoriais baseando também em pedidos que os inscritos fazem, então se você tem algum pedido, não deixe de me informar.


ÍNDICE DE TUTORIAIS
|--- 1ª FASE ---|


RPG Maker e a Pirataria
Sobre a influencia da pirataria na comunidade de RPG Maker


Como Instalar Todos os RPG Makers
Tutorial de instalação de todas as versões desde o RPG Maker 95 até o mais atual, MV, bem como seus links de download


Conhecendo todos os RPG Makers
Um breve uso e teste de game em todas as versões do rpg maker para computador


Comandos mais básicos
Um passeio rápido apenas para conhecer a interface do programa


Comandos de mensagem
Os comando de mensagens do rpg maker tem muitos efeitos que podem ser aplicados muito facilmente, como mudança de cor, tamanho, exibição de ícones e nome de personagens


Mapeamento com Shift e Dicas - ALTAMENTE NECESSÁRIO
Se você não está usando a tecla Shift regularmente no seu mapeamento, então tenha certeza que a perspectiva dos seus mapas está sendo prejudicada. Inclusive neste tutorial eu uso um ambiente em 3D para explicar melhor a perspectiva


Loja por Variável
Atendendo a um pedido de tutorial, manipulamos o preço dos itens através de variáveis, claro, utilizando um Shop por script call muito simples


Importância do backup do projeto
Se você já perdeu ou costuma perder arquivos e projetos de algum modo, esse video é pra você. Nele vamos conhecer métodos de impedir que o projeto seja prejudicado por um desligamento do pc, ou exclusão de arquivo e etc


Porta com senha numérica ou verbal
Pode ser uma porta, ou um computador, ou uma estátua, qualquer coisa que você queira colocar uma senha para o jogador tentar decifrar antes de passar por ali


Intro do Jogo com video e como converter
Como converter um video para rodar no rpg maker e também como fazer para o game começar com um video antes do heroi e o mapa aparecerem


Sistema de Garrafa
Similar ao zelda, basicamente usamos um item "garrafa" para encher com algum tipo de conteúdo, e quando usar este conteúdo, ficamos com a garrafa vazia novamente


Mover estátua para abrir porta
Como mover um objeto empurrando, colocando ele sobre uma posição definida no mapa e isso liberar a tranca de uma porta, bem parecido com os desafios do Resident Evil. Adicionalmente, como fazer para uma porta só ser revelada após posicionar estátuas no local definido


Como finalizar eventos - ALTAMENTE NECESSÁRIO
Sabe aquele baú que você criou para dar algo ao jogador apenas uma vez, mas sempre que o jogador interage, volta a ganhar algo de novo e de novo? Isso ocorre porque você não finalizou corretamente o evento, e é isso que este pequeno tutorial ensina


Como gerar blocos in-game
Como gerar blocos via eventos para construir barreiras ou até mesmo casas. Basicamente acessando o menu, usando um item, e este bloco aparece na sua frente, o que você pode fazer com isso? Fica a cargo da sua criatividade


Escolher heroi ao iniciar o jogo
Um esquema simples de escolha de personagem ou gênero que o jogador deseja iniciar no game


Adicionar ou Remover pesonagens durante o jogo
Troque de personagem, remova ou adicione novos durante o jogo


Como ter uma mente de criador de jogos - ALTAMENTE NECESSÁRIO
Aqui você vai conhecer alguns macetes para separar a mente fantasiosa da mente de desenvolvimento, algo que pode acelerar muito a suas habilidades como desenvolvedor de jogos e também facilitar sua compreensão quando precisar de ajuda ou quiser criar algum sistema


Sistema de Voar
Como criar um sistema de vôo muito otimizado de uma forma que precise apenas uma tecla para ativar ou desativar, voar livremente e também não permitir pousar ou chegar perto de áreas que você determinar


Como baixar e utilizar plugins
Como pesquisar de maneira mais efetiva e como utilizar plugins da forma mais simples


Como tirar print e enviar em 5 segundos
Tirar um print pode parecer algo facil pra alguns, mas um dos maiores problemas de quem não consegue encontrar ajuda em seu projeto é não saber tirar print ou não saber tirar da maneira correta. As vezes os usuarios mandam fotos tiradas da tela com o celular, ou tiram um print da area inteira do computador e não da pra ver nada com clareza, então este video vai te ajudar a ser ajudado, mostrando como tirar um print rapidinho e fácil permitindo tanto enviar direto a redes sociais como gerar link para forums


Como fazer a câmera seguir eventos
Comandos simples pra construir uma cena onde a câmera do jogo acompanhe um evento que não seja somente o heroi



Como editar plugins
Editar alguns detalhes em scripts e plugins é algo fácil, o chato é quando você não usa o programa de leitura correto e fica tudo bagunçado como o bloco de notas por exemplo. Este video vai te mostrar um programinha gratuito, leve e simples que mostra os scripts e plugins de uma forma muito organizada com número da linha, cores diferentes e tudo mais


Como usar pictures - ALTAMENTE NECESSÁRIO
Neste tutorial aprendemos a usar, colorir, girar, fazer aparecer, fazer sumir pictures de maneira simples, e também alguns efeitos muito interessantes como por exemplo: Usar imagens grandes de personagem com entrada e saida suaves que são ideais para visual novels e também uma janela de mensagens totalmente personalizada substituindo a janela padrão e outras coisas

|--- 2ª FASE ---|


Como usar condições - ALTAMENTE NECESSÁRIO
Condições são indispensáveis para se criar um game, este tutorial não pode ser pulado


Como usar Switches ou Interruptores - ALTAMENTE NECESSÁRIO
Um jogo que não utiliza switches provavelmente será um game bastante ruim (a menos que seja substituido por variáveis)


Como usar variáveis - ALTAMENTE NECESSÁRIO
Váriaveis são fundamentais em todo sistema do jogo, elas são usadas até mesmo quando você não sabe que as está usando. Conhecer as variáveis vai tornar praticamente tudo no desenvolvimento de jogos mais fácil. Quem decidir ignorar variáveis vai passar grandes dificuldades com coisas muito simples, até o dia que resolver aprender sobre elas


Como usar Coordendadas do Mapa - ALTAMENTE NECESSÁRIO
As coordenadas do mapa são valores que cada tile possui no mapa, e nós então podemos criar condições para determinadas áreas usando id de região ou as proprias coordenadas puramente


Como usar eventos comuns - ALTAMENTE NECESSÁRIO
Um game extremamente simples pode ser feito sem um único evento comum, mas se você quisar encurtar o trabalho ou economizar eventos repetitivos, é bom aprender. Adicionalmente Eventos comuns são altamente necessários para criação de sistemas como batalha ABS, sistemas de menu, plantio e colheita, tempo, dia e noite e muito mais


Ciclos e Labels - ALTAMENTE NECESSÁRIO
Os ciclos e labels ou marcadores são repetições e direcionamentos que podem tornar um único evento multifuncional e realizar várias tarefas diferentes sem necessidade de uso de outros eventos e abas. São indispensáveis para varios sistemas como: menus, batalhas, craft, sistemas visuais e muito mais


ID de Região e TAG de Terreno - ALTAMENTE NECESSÁRIO
Estes valores são fundamentais para criação de sistemas que dependem de onde o jogador ou eventos estiverem se movendo, como por exemplo sistemas de voar, veículos, pesca, plantio e colheita e muito mais


Como usar todas as teclas
Como habilitar o uso de todas as teclas do teclado para realizar funções presentes no rpg maker ou novas funções


História, Enredo e Roteiro de jogos - ALTAMENTE NECESSÁRIO
Se você já se considerou bom em roteiro/história, mas quando postou em algum lugar viu que não parecia interessante aos demais, talvez este video possa abrir a sua mente e também ensinar as diferenças entre Roteiro, História, Enredo, Premissa e Trama, que são elementos fundamentais para uma boa história de jogo


Como criticar e reagir as críticas
Um podcast com a participação do Scripter Mauricio Pastana, mais conhecido como Raizen e do Designer Richard, onde nós vamos opinar sobre como receber e como fazer críticas. Isso é ideal pra quem está começando e pra quem se sente muito frustrado quando alguém critica duramente seu projeto


Como usar os Inputs
Como fazer condições de pressionamento de teclas em diversas situações diferentes como, manter tecla pressionada por certo tempo, dar um toque rápido, ou repetir ações com tecla pressionada continuamente


Como deve ser uma demo
Este podcast tem a participação do Scripter Mauricio Pastana, mais conhecido como Raizen, e o Richard do Toca do Dragão, onde nós comentamos como e quando fazer uma demo do seu projeto para evitar que uma demo apressada cause uma má impressão, afastando os futuros jogadores do seu jogo


Tiles passáveis por cima e por baixo
Uma forma criativa de criar mapas com tiles passáveis por cima e por baixo, como por exemplo: uma ponte, onde vc pode passar por baixo dela e por cima quando bem entender


Transformação de Heroi e Cena de Batalha
Como transformar um heroi ou inimigo através de um item, condição ou habilidade, e como criar uma cena de algo acontecendo, ou um diálogo durante a batalha


Adicionar ou Remover opções no Menu
Utilizando um plugin do Yanfly, removemos ou adicionamos opções facilmente no menu principal


Mudar a Fonte no RPG Maker MV
Como modificar a fonte padrão para uma que você desejar e também manter essa fonte fixada ao jogo, sem a necessidade do jogador ter que instalar ela antes de rodar o game


Mudar a fonte no RPG Maker VX Ace
Como modificar a fonte padrão para uma que você desejar e também manter essa fonte fixada ao jogo, sem a necessidade do jogador ter que instalar ela antes de rodar o game


Ator que não entra em batalha
Este vídeo cria um esquema similar a pokemon, onde o primeiro ator não participa de batalhas, ficando assim para os demais fazerem o trabalho. Pode ser usado nao apenas para games no estilo pokemon, mas para o que a imaginação mandar


Repel - Repelente de Monstros
Como criar um item similar ao Repel de pokemon que basicamente, ao ser usado, desabilita os encontros com inimigos por determinado tempo/número de passos


Como combater a procrastinação e a falta de motivação
Este podcast com os convidados Murilo Maker e o Guilherme do canal downloads aborda experiências ruins com a procrastinação e as boas experiências que o abandono da procrastinação trouxe aos participantes, bem como meios de combater esse problema gigante que atrapalha quase 100% dos projetos


Super Efetivo e Pouco Efetivo
Este tutorial, além de ensinar como usar nativamente esse recurso no RPG maker, ainda mostra uma forma de fazer a informação aparecer durante a batalha


Visão e Reação de Evento
Como criar um tipo de NPC que fica parado em algum lugar e quando você passa por ele, ele te desafia para uma batalha, similar aos treinadores pokemon

|--- 3ª FASE ---|


Parallax Map - Speed Art
Este video mostra o processo de design de um mapa em paralaxe do início até o funcionamento no RPG Maker em forma de speed art, ou seja, um video acelerado, não é um tutorial, é apenas uma arte fazendo a introdução ao assunto, o qual abordamos cada parte nos tutoriais seguintes


Photoshop Básico para RPG Maker Parte 1/3 - ALTAMENTE NECESSÁRIO
Ferramentas básicas para trabalhar com gráficos do rpg maker no photoshop, desde uso de pincel, lapis, borracha, camadas, alteração de cor, resolver possíveis bloqueios de edição que vem em algumas imagens e etc


Photoshop Básico para RPG Maker Parte 2/3 - ALTAMENTE NECESSÁRIO
Transformações de imagem como distorçoes, perspectiva, métodos de redimensionamento, girar imagem, inverter lados, seleção de partes da imagem, alteração de cores, gama, saturação e brilho de imagens ou partes selecionadas. Seleção avançada de pixels e mais


Photoshop Básico para RPG Maker Parte 3/3 - ALTAMENTE NECESSÁRIO
Neste tutorial aprendemos a exibir e configurar as grades de tamanhos dos gráficos do rpg maker para trabalhar com precisão quando for criar ou adaptar novos tilesets, charsets e etc


Dublagem de Jogos e Efeitos de Voz
Como gravar, editar, salvar o audio no formato que o rpg maker aceita, usar nos diálogos do game, e até mesmo aplicar efeitos na voz como a tão amada voz ultra grave do vilão


Remover fundo de imagens e sprites
Como remover de forma precisa fundo de imagens da internet ou qualquer outro tipo de imagem comum e também a técnica especial para remover fundo de Sprites, que é completamente diferente das imagens convencionais


Criando novos inimigos com RTP
Técnica criativa de usar battlers do rtp, retirar partes e formar outros personagens ou versões diferentes dos mesmos pra aumentar ou dar originalidade à gama de inimigos


Adaptando Chars da internet
Pra você que já encontrou aquele char tão bonito, mas foi colocar no rpg maker e ficou todo bugado, este video vai ensinar onde pesquisar muitos chars ótimos e ainda como adaptá-los para rodar no rpg maker perfeitamente


Site Gerador de Chars
Este site possui uma gama de opções extremamente numerosa para criar aquele char original que você precisa para o seu projeto e este video ensina desde a usar as opções até fazer o donwload do arquivo final


GDD - Game Design Document - ALTAMENTE NECESSÁRIO
Se você pretende embarcar em um projeto que pode levar meses para ficar pronto, tenha a certeza que você precisa aprender sobre este assunto para evitar um dos males que assola os desenvolvedores de jogos, o cancelamento de projetos por incapacidade, bugs, criticas, procrastinação e outras coisas


Pixel Art do Começo ao Fim
Criação de uma pixel art simples, dicas de aplicação e também algo fundamental que é a informação do trabalho com pixels que é uma das coisas que mais atrapalham os artistas iniciantes em pixel art


Como animar sprite
Aqui vemos uma ténica bastante básica de animação que pode ser utilizada em diversas formas, como animação de chars, por exemplo


Criando Battleback com Efeito 3D
Um efeito muito interessante e criativo para deixar as batalhas com um visual mais profundo e bonito


Otimização
Comparação games bem otimizados e games mal otimizados pra se ter uma ideia da grande diferença entre eles, assim também, dicas importantes sobre otimização de jogos do rpg maker


Como reduzir peso das imagens do projeto
Uma forma bastante fácil de reduzir o tamanho bruto de imagens, reduzindo não apenas o tamanho final do seu jogo, como também reduzindo o consumo de memória ram enquanto ele roda


Desenho Digital Parte 1/3
Dicas interessantes de rascunho, aplicativo de poses, medição de proporções e etc


Desenho Digital Parte 2/3
Continuamos a partir do anterior, com um rascunho pronto, feito a mão ou no computador mesmo, vamos a etapa de line art, quando desenhamos digitalmente os contornos do nosso desenho. Ténica com e sem mesa digitalizadora


Desenho Digital Parte 3/3
Continuando o tutorial anterior com as linhas prontas, agora nós aprenderemos sobre aplicação das cores, luz, sombra e arte final do desenho digital


Mapa Paralaxe Parte 1/4
Nesta parte inicial vocês vão aprender a pegar um mapa qualquer feito no rpg maker com rtp ou não, tirar um print e editar levemente os detalhes para dar uma cara diferente e mais arredondada


Mapa Paralaxe Parte 2/4
Nesta parte do tutorial nós faremos uma base de grade de pixels para desenhar um mapa do zero e utilizar como paralaxe no rpg maker, o que é fundamental para qualquer pessoa que pretende fazer paralaxe original


Mapa Paralaxe Parte 3/4
Nesta parte do tutorial vamos aprender a criar detalhes do parallaxe que podem ficar tanto na frente como atrás do personagem ou os dois ao mesmo tempo, e tudo sem uso de plugins. Esses efeitos são arcos ou árvores que ficam sobre o heroi ou mesmo efeitos animados e muito mais


Mapa Paralaxe Parte 4/4
Nesta última parte nós veremos como determinar a passabilidade, onde o jogador e eventos podem ou não passar, de uma maneira bastante simples e sem uso de plugins ou scripts adicionais


Mapa paralaxe Parte Extra
Speed art comentada do mapa Paradise que bastante gente ficou perguntando como eu fiz.


Efeito Folhas, Neve, Pétalas, Nuvens e Fog por Eventos
Um método fácil de criar e utilizar esses efeitos sem plugins


Efeito Raio de Sol
Um efeito de clima muito interessante que deixa o projeto com uma cara bem mais bonita


Efeito embaixo da água
Usando pictures semi transparentes animadas de forma dsitorcida para dar um lindo efeito sub aquático


RPG Maker 3D!
Sim, você não ouviu errado, este é um pacote de plugins que renderiza os gráficos do rpg maker em 3D de uma forma magnífica, podendo ser usado como dangeon crawler em primeira pessoa, em 3D com distância, câmera e ângulos definidos ou alternados in game, e até mesmo isométrico


Tela de Título por Eventos (Live)
Passo a passo da criação de uma tela de título personalidada e totalmente animada


10 Erros que todo Maker Iniciante Comete
Podcast com os convidados Murilo Maker e o Guilherme Venâncio do Canal Downloads. Onde vamos comentar a respeito de uma lista de 10 erros que todo maker iniciante comete e dicas para evitar esses erros


Converter o jogo para Android
Uma forma simples de converter muito rápido e sem dificuldades o seu jogo para android com finalidade de testes


Sistema de Posicionamento de Imagens
Este video mostra um esquema de mover a imagem que você deseja usando as teclas direcionais no teclado, e então adquirir os valores de coordenadas delas, para então usar em seus sistemas por eventos. O sistema serve para qualquer RPG Maker


Sistema de Posicionamento de Imagens no MV
Apesar que o MV também pode usar o mesmo sistema que o video anterior, ele possui uma vantagem que é o uso nativo do mouse, que acelera bastante e deixa mais confortável o posicionamento de imagens


Imagens Clicáveis na Tela
Como colocar uma imagem na tela para quando o jogador clicar com o mouse ou tocar na tela do smartphone esta imagem executar qualquer coisa desejada, como no exemplo, chamamos o menu

|--- 4ª FASE ---|


Como Gravar e Editar Gameplay, Trailer e Tutorial
Apresentação do programa que eu uso para gravar e editar meus vídeos. Como gravar a tela do pc. Como gravar os sons do sistema e microfone separadamente. Como cortar, aplicar efeitos e transições em video. Aplicação de nivelamento e redução de ruído na voz e até mesmo aplicação de chroma key. Coisas ideias pra quem quer fazer tutoriais, gameplays, trailer do jogo ou até mesmo iniciar um canal


Como fazer um jogo em 2 idiomas
Como criar uma escolha de linguagem no início do jogo e dessa forma, dependendo da escolha, os diálogos terem uma linguagem diferente


Método Paralaxe (Live)
Nesta live, eu faço a configuração de um belo paralaxe e também respondo a dúvidas que surgiram como por exemplo, determinar os gráficos que ficam por cima, animar coisas do cenário, criar paralaxes com partes passáveis por cima e por baixo ao mesmo tempo e tudo sem uso de nenhum plugin, nem aumento de peso no processamento


Como fechar o jogo em um só arquivo
Como converter toda a nossa pasta do jogo em um único arquivo executável, impedindo assim que pessoas tenham acesso aos arquivos internos do jogo, e também um método para evitar que o game fique proibido de salvar (coisa que acontece devido a segurança dos sistemas operacionais)


Proximidade de Som
Evento que determina que um tipo de som aumente ou diminua à medida que você se aproxima ou se afasta de algum local no mapa. Como exemplo fizemos uma cachoeira que reproduz o som da agua caindo cada vez mais forte à medida que chegamos mais perto dela


Item Craft Simples
Uma forma muito fácil de criar um sisteminha de craft, ou seja criar ou fundir itens para obter novos e mais interessantes itens. Não utilizamos nenhum plugin e nem eventos avançados


Efeitos de Zoom na Tela
Comandos simples de aproximação e distanciamento da tela, muito indicado para cenas


Sistema de Tempo
Sistema de tempo muito efetivo e controlável que pode servir para diversos outros sistemas como relogios, dia e noite, platio e colheita e etc


Relógio Visual Customizável
Utilizando o sistema de tempo que criamos anteriormente para criar um relógio visual na tela que vai mostrar horas e minutos, ou se preferir pode exibir outras informações como dia, mês e ano


Sistema de Dia e Noite
Utilizando o sistema de tempo criado anteriormente, para um sistema de dia e noite bastante simples que escurece o ambiente em determinado horário e clareia em outro horário. Fazer certos eventos só aparecerem em determinado horário e a mudança de tom da tela não afetar ambientes interiores


Sistema de Lanterna
Sistema de lanterna bastante fácil, com liga/desliga e com um efeito muito bonito


Iluminação por eventos
Apenas eventos sobrepostos com modo de blend usados para simular iluminação. Fica um resultado bem interessante e pode ser uma alternativa muito boa para evitar usar plugins de iluminação que costumam pesar muito


Sistema de Pesca
Um sisteminha de pesca baseado no sistema simples de pokemon


Sistema de Plantio e Colheita
Um sistema de plantio e colheita independente ou dependente de sistema de tempo. Neste exemplo nós usamos uma planta com 4 fases de crescimento


Gerador de Mapas Paralaxe Originais
Gerador de mapas muito bonitos, com relevos, rios, detalhes, um plugin muito rico em variações que pode gerar mapas que você apenas risca um caminho desejado, e o plugin faz todo o resto. Um otimo recurso gráfico para quem quer criar mapas originais para projetos comerciais


Como desativar o mouse
Desativamos o mouse de duas maneiras, uma apenas desativando o recurso de mover o jogador, mas o mouse continua funcionando para menus e sistemas por eventos e plugins, e a outra forma desativa por completo


Virtual Game Pad
Usando uma imagem e comandos de script call, criamos um game pad virtual para pessoas que vão jogar o game no android


Sistema de Menu por eventos
Um dos tutoriais mais pedidos, nós criamos usando pictures um sistema de menu visual totalmente personalizável e funcional


Iniciar o Jogo em Tela Cheia
Neste vídeo eu mostro duas maneiras diferentes e efetivas de iniciar o seu jogo em tela cheia de forma que permita ou bloqueie a opção de voltar ao formato janela


Mini-Mapa por Eventos
Esquema de conversão de grade que permite criar minimapas na tela do jogo com opção de ativação e desativação através de uma tecla específica ou item

|--- 4ª FASE ---|


Temporada de Audio
Neste video curto eu inicio a preparação dos alunos para a nova temporada de tutoriais de sonoplastia do canal


Criar música fácil
Este método é para aqueles que não entendem nada de teoria musical, mas ao menos conseguem fazer algo dentro de um ritmo, assim, possibilitando a criação de musicas mais simples


Editar, Cortar, Converter e Reduzir peso de Audio
Como editar faixas de audio, cortar para remover partes indesejadas, converter para rodar corretamente no rpg maker, aprender a reduzir o peso delas no projeto, aprender porquê algumas musicas simplesmente não rodam no rpg maker, mesmo estando devidamente convertidas e mais


Som de Passos Avançado
Sistema de som de passos que inclui variações de som do mesmo passo e de tipos de chão diferentes. Totalmente compatível com o uso do mouse ou teclas de movimento, sem uso de id de região ou tag de terreno por todo mapa (usando somente algumas id de regiões para marcar entrada e saida)


Entendendo Musica Midi
Básico da programação de musicas sem uso de instrumentos reais, ou seja, metodo midi como preparação para a aula a seguir


Criar Música Completo
Aqui aprendemos do inicio ao fim, desde a ideia até a renderização de uma musica tema para games


Como criar efeitos sonoros
Como criar alguns tipos de efeitos sonoros, desde sons de menu até explosões


Converter Midi para Mp3
Como converter musicas midi antigas para mp3 ou qualquer outro formato aumentando e suavizando sua qualidade


ABS Parte 1/4 - Ataque e Reação de Inimigo
Iniciamos o nosso sistema base para abs por eventos. Aqui criamos um sistema de campo de percepção para os inimigos começarem a agir à uma determinada distância do heroi e também a representação do ataque inimigo ou do heroi


ABS Parte 2/4 - Configuração básica de dano
Referenciar os status do heroi no database e usar para formulas de dano e aplicação do dano tanto no heroi como nos inimigos


ABS Parte 3/4 - HUD de HP do Heroi
Criamos uma HUD principal com HP do heroi apenas usando pictures


ABS Parte 4/4 - Mini HUD Temporária de Dano
Nesta ultima parte, vamos criar uma barrinha de hp que aparece por 1 segundo sobre o heroi ou os inimigos sempre que levar dano



HISTÓRIA DO CANAL
Spoiler
Por volta de 2016 eu iniciei um projeto de aulas de RPG Maker em meu canal, ficou até bem popular, no entanto o canal cresceu bastante para o ramo do entretenimento, hoje tem 40.000 inscritos, o que acabou ofuscando a parte de RPG Maker nele. Então, como eu amo muito RPG Maker, resolvi separar o conteúdo de RPG Maker do canal de entretenimento, e não só isso, decidi reiniciar todas as aulas que já haviam sido feitas porém de forma atualizada e compactada, ocupando o minimo de tempo dessa geração que está cada vez mais com tempo escasso.
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27/07/2019 às 17:02 #1 Última edição: 05/08/2019 às 17:45 por Ludovic
Está iniciando agora e está em dúvida sobre qual versão vai usar?
Tem curiosidade ou não sabia que havia um RPG Maker 95?
Então me acompanhe nessa mini-aventura por todos os RPG Maker principais.



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Bom começo para mostrar aos "jovens" na área como é a cara do RPG Maker e qual escolher, pois cada um tem suas características.

Para mapear e obter tilesets maiores em um mapa eu prefiro o RMXP, tinha até comprado ele, mas mal usei por meu notebook ter estragado, outra história...

Bom ver o pessoal trabalhando com o Youtube para divulgar a engine também e trazer mais pessoas, parabéns Ludo e espero ver mais vídeo e aquela explicação sua sobre o RM2003 rodar melhor que os demais. To curioso :seei:

2010 ~ 2016 / 2024

27/07/2019 às 23:02 #3 Última edição: 27/07/2019 às 23:09 por Ludovic
Citação de: Victor Sena online 27/07/2019 às 22:48
e aquela explicação sua sobre o RM2003 rodar melhor que os demais. To curioso :seei:

Na verdade foi um teste de stack level que eu precisava para tornar eventos autonomos, era um sistema de batalha tática por eventos nos quais os eventos chamavam um ao outro sozinhos, usando o 2003, não tinha limite, mas usando do VX pra cima (nao tentei no mv), o limite de eventos que controlam/chamam outros eventos é entre 20 e 32, se passa disso dá um erro na engine "Stack level too deep"
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Citação de: Ludovic online 27/07/2019 às 23:02
Na verdade foi um teste de stack level que eu precisava para tornar eventos autonomos, era um sistema de batalha tática por eventos nos quais os eventos chamavam um ao outro sozinhos, usando o 2003, não tinha limite, mas usando do VX pra cima (nao tentei no mv), o limite de eventos que controlam/chamam outros eventos é entre 20 e 32.
Entende, isso especificamente para 2003. Bacana, sempre gostei de um tático e pensando em um agora que use muitas unidades no mapa é a série Langrisser (Warsong), 8 comandantes com 8 unidades cada comandante, isso do lado inimigo e ainda tem mesma quantia para o lado do bem.

2010 ~ 2016 / 2024

Video de hoje, gameplay de um maravilhoso game feito aos moldes de final fantasy, o que poderia dar errado?

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Boa, queria baixar há um tempinho, mas a internet não colabora. Assistindo. o/

Citação de: Victor Sena online 27/07/2019 às 23:11
Entende, isso especificamente para 2003. Bacana, sempre gostei de um tático e pensando em um agora que use muitas unidades no mapa é a série Langrisser (Warsong), 8 comandantes com 8 unidades cada comandante, isso do lado inimigo e ainda tem mesma quantia para o lado do bem.

Cara eu conheço esse mapa, apesar de tecnicamente nunca ter video, conheci langrisser pela versao mobile de PC (acredite, eu nao to doido, tem versão ofcial do mobile pra PC porém continua com nome mobile kkkkkk) Onde tem esse mapa porém com os graficos atuais.
Eu ainda acho pequena a quantidade de aliados, no mobile é apenas 6. E essa quantidade que tem em cada um é só grafico representativo nas batalhas, na real são só 6/8 mesmo kkkkkk

Citação de: Corvo online 29/07/2019 às 19:28
Boa, queria baixar há um tempinho, mas a internet não colabora. Assistindo. o/
Veja, porque esse vale a pena indiquei até pra uns iniciantes verem como se faz uma intro jogável e divertida
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29/07/2019 às 21:11 #8 Última edição: 29/07/2019 às 21:23 por Victor Sena
Citação de: Ludovic online 29/07/2019 às 20:08
Cara eu conheço esse mapa, apesar de tecnicamente nunca ter video, conheci langrisser pela versao mobile de PC (acredite, eu nao to doido, tem versão ofcial do mobile pra PC porém continua com nome mobile kkkkkk) Onde tem esse mapa porém com os graficos atuais.
Eu ainda acho pequena a quantidade de aliados, no mobile é apenas 6. E essa quantidade que tem em cada um é só grafico representativo nas batalhas, na real são só 6/8 mesmo kkkkkk
Veja, porque esse vale a pena indiquei até pra uns iniciantes verem como se faz uma intro jogável e divertida
Warsong (Inglês) = Langrisser I (Japonês), só tem esse nome por causa daquela história de mudarem os nomes quando portavam para outros idiomas.

Essa versão eu vi mesmo, é Langrisser I e II junto num jogo só. Os valores de HP, MP mudaram e as tropas também, vi uma gameplay inicial, mas não sei porque diminuiram o numero de unidades, penso que seja para não deixar as partidas longas, mas chega certa experiencia com o jogo que você aprende a usar a unidade certa para cada inimigo e facilita as coisas.

Pois para mim eles reagem como explicarei do meu ponto, que não entendo de programação ficando claro aqui. Tipo, funciona assim, só podem ter 8 comandantes no máximo para cada lado, então são 16 ao todo em 1 mapa/cenário, no começo do jogo temos aliados não controláveis/inimigos neutros (contra nós e o nossos inimigo) só que não ultrapassam o limite de 8 para cada lado e como vamos adquirindo personagens fixos aos poucos esses não controláveis ficam de fora e perdendo alguns por conta da história mesmo.

Assim que abre o menu de recrutamento, podemos escolher somente entre 8 dos personagens e recrutar 8 unidades para cada comandante. Quando o jogo começa as unidades se movem junto de nós e reagem conforme o comando do comandante em seu menu, onde podemos escolher entre:

  • Movimento, eles acompanham a movimentação do comandante se você jogar só ele pra frente eles seguem.
  • Defesa, se posiciona pra defesa onde a unidade que estiver ao lado do comandante recupera pontos de vida perdidos quando um novo turno do jogador começa.
  • Ataque, as unidades atacam qualquer inimigo que fique no quadro ao lado da área de alcance do comandante onde recebe os bônus de ataque e defesa.
  • Manual, já diz por si só, você movimenta todas as unidades se não elas ficam paradas.
    Esses comandos podem ser mudados antes de encerrar seu turno e as unidades realização a que for escolhida.

    Segue imagens:

    Intro do cenário.
    [hs width=300 height=210]https://i.imgur.com/uHRy4bl.png[/hs]

    Menu da escolha entre 8 comandantes.
    [hs width=300 height=210]https://i.imgur.com/57Ae9Gx.png[/hs]

    O limite de 8 unidades para cada.
    [hs width=300 height=210]https://i.imgur.com/qkE111i.png[/hs]

    Sempre se posicionam dessa forma automaticamente se você mover só o comandante por exemplo, o verde a área de abrangência e o gráfico da bota indica o movimentar, mas caso o inimigo esteja ao lado encostado na formação a unidade ataca automaticamente, por contato.
    [hs width=300 height=210]https://i.imgur.com/pX5gXgr.png[/hs]

    Menu do comandante e as opções que citei.
    [hs width=300 height=210]https://i.imgur.com/rLwlAFS.png[/hs] [hs width=300 height=210]https://i.imgur.com/dnnc1q0.png[/hs]

    Pra um jogo de Gênesis é pouco comparado a um celular, com certeza. Mas tinha mais unidades mesmo.

    O representativo que você está falando seria isso aqui mesmo abaixo, se HP 10 para cada unidade, cada uma tem 10 gráficos.
    [hs width=300 height=210]https://i.imgur.com/qCZ4oLp.png[/hs]

    CitarVideo de hoje, gameplay de um maravilhoso game feito aos moldes de final fantasy, o que poderia dar errado?

    A Square fechar o jogo como fez com fãn games de suas séries. :/
    Vou ver o vídeo aqui e deixo meu comentário no Youtube pra dar um apoio. õ/

2010 ~ 2016 / 2024

Valeu pelas explicações, realmente é muito interessante essa franquia, eu vou tentar jogar os antigos.
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Aula para quem realmente está começando agora.

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Básico sobre comandos que alteram as cores e aspectos das mensagens. (Para iniciantes)

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Você já terminou um mapa exterior ou interior e ficou imaginando que tinha algo estranho na perspectiva?
Esse vídeo é pra você

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Opa! Esse ultimo video acho muito especial, porque por mais que não é algo complexo, muito maker desconhece dessa técnica. Boa tio Ludo  :wow:

Citação de: Raizen online 01/08/2019 às 21:29
Opa! Esse ultimo video acho muito especial, porque por mais que não é algo complexo, muito maker desconhece dessa técnica. Boa tio Ludo  :wow:
Valeu mano, fiz esse especialmente porque tenho visto bastante acontecer e nem sempre dá pra explicar em texto
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