O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

❅ Mapa - Colina

Iniciado por Shura, 29/07/2019 às 22:52

29/07/2019 às 22:52 Última edição: 29/07/2019 às 22:54 por Shura
É praticando que se aprende né hehe. Bem faz um bom tempo que eu não arrisco á fazer um mapa, nem no maker nem em parallax e essa definitivamente não é minha área xD, arrisquei um pouco na iluminação e no desfoque e o resultado foi esse:

Noite:

Minha tentativa de desenhar um foguinho xD

Versão Light:
I don't speak human

O mapa ficou bastante interessante! Você teve umas ideias bem legais, mas vamos olhar os quesitos mais técnicos agora:

• O que mais me incomodou no mapa foi a perspectiva num geral, o fundo tem uma perspectiva, o solo tem outra e os objetos em cima dele outra. Acabou se tornando um caos de perspectivas e não dá pra entender qual seria a real perspectiva do mapa.
  • O efeito de desfoque na árvore maior que fica na frente não ficou muito legal, geralmente pixel art e desfoque são coisas que não combinam bem juntas.
  • Existe um contorno branco perceptível na árvore grande que fica atrás do morro.
  • Os detalhes do solo e a mixagem das camadas ficou muito brusca. Nesse estilo de mapeamento o melhor a ser fazer é passar o pincel com muita calma e de maneira bastante aleatória, nunca arrastando o mouse, mas, sim, fazendo o processo com múltiplos cliques. Quando você só arrasta o mouse o efeito acaba ficando muito artificial.
  • A borracha que você passou em alguns objetos também acabou ficando um pouco brusca, as flores na parte de cima foram todas atingidas pela borracha e acabaram ficando com uma opacidade menor do que deveriam.
  • A luz do fogo ficou muito forte e a iluminação geral do local não remete a noite. Você alterou a tonalidade da tela da versão light para a versão noite? A sensação que tenho é que não houve nenhuma mudança.
Enfim, o mapa num geral tem uma proposta bem interessante. Gostei do efeito da névoa, poderiam ter duas camadas, uma abaixo das montanhas e outra acima, com um movimento suave ficaria bem legal.

Como você disse, praticando é que se aprende, continue por esse caminho que a tendencia é só melhorar. Você demonstra já conhecer algumas técnicas, então é só continuar mapeando que tu consequentemente irá se aperfeiçoando.

#invernoCRM

Ficou ótimo o mapa, mas com algumas coisas que ao meu ver ficaram meio fora.
A cor das nuvens não bate com a paleta do resto, tipo, ela é basicamente pra uma especie de deserto ou lugar com uma iluminação por volta de tons marrons.
Arvores desfocadas não deram a impressão que vc queria, quando o foco da camera vai para longe ou pra perto e certos objetos desfocam, porém nao funcionou porque vc desfocou na frente e desfocou atrás, assim perdeu-se a noção de qual plano tem foco. escolha um dos dois, nao rola os dois ao mesmo tempo.
A arvore do fundo precisava ser recortada com mais precisão, dá pra ver os restos brancos. Nesse caso vc aumenta a quantidade de pixels na varinha magica que ela capta mais  pra remover o fundo.

Corrigindo esses errinhos fica um mapa de alto nivel
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Primeiramente gostaria de agradecer aos dois pelo feedback :)

@Gabriel N.
A questão da perspectiva para mim foi algo complicado na questão dos tiles em cima da colina, e no background foi algo que eu nem tinha percebido xD.
Falando em background, acabei de notar que eu cometi uma gafe grotesca na versão noite e acabei deixando o fundo de dia, que junto com a pouca opacidade da camada de sombra acabou deixando o mapa sem o aspecto de noturno.
ty novamente por avaliar e saiba que vou colocar em prática cada topico que você apontou :)

@Ludovic
Realmente o desfoque foi meio que um "paço maior que minha perna" xD obrigado pelas dicas, futuramente estarei refazendo esse mesmo mapa aplicando as dicas e corrigindo o que foi apontado por você e pelo Gabriel.

Um abraço!
I don't speak human

Citação de: Shura online 29/07/2019 às 22:52
É praticando que se aprende né hehe. Bem faz um bom tempo que eu não arrisco á fazer um mapa, nem no maker nem em parallax e essa definitivamente não é minha área xD, arrisquei um pouco na iluminação e no desfoque e o resultado foi esse:
Em questões de preenchimento, está tudo certo, e cheio de maneira muito aceitável aos olhos. (Ao meu ver, né ksksks, muitos dirão que não sou a melhor pessoa para dar dicas de mapeamento...)
Eu só não vou dizer que amei porque não gosto dessa mistura de realidade que fazem nos mapeamentos, mas isso é pessoal.
-=-