O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Diálogo que se repete

Iniciado por Nimy2003, 05/08/2019 às 20:01

05/08/2019 às 20:01 Última edição: 05/08/2019 às 21:07 por Corvo
Eu estou usando o RPGMaker MV e eu queria saber como faz para o diálogo se repetir apenas uma vez.
Ex: O protagonista interage com a mãe dele, e um diálogo acontece, mas se ele interagir de novo, o mesmo diálogo irá se repetir.
Eu queria saber como faz para esse diálogo acontecer apenas uma vez.

Você pode usar switches. Em suma, são interruptores que você usa para ligar ou desligar determinadas funções. Suponhamos o seguinte evento:

Condição:
    > Se Switch[004] está LIGADO:
        > Mostra diálogo: "Blá".
    > Se estiver DESLIGADO:
        > Mostrar diálogo: "Blá blá".
        > Ligar Switch[004]

Sendo isto um NPC, note que existe uma condição verificando se o interruptor está ligado ou desligado. Se estiver desligado - por padrão, estará a não ser que você altere diretamente, ele dirá alguma coisa. Após dizer isso, iniciamos um comando direto para ligar o interruptor. Feito isso, a primeira condição será cumprida todas as vezes em que o evento for iniciado, portanto alteramos o diálogo do NPC.

É uma explicação bem crua, mas é pra não te confundir no começo mesmo. Qualquer dúvida é só dizer.

Citação de: Corvo online 05/08/2019 às 20:08
Você pode usar switches. Em suma, são interruptores que você usa para ligar ou desligar determinadas funções. Suponhamos o seguinte evento:

Condição:
    > Se Switch[004] está LIGADO:
        > Mostra diálogo: "Blá".
    > Se estiver DESLIGADO:
        > Mostrar diálogo: "Blá blá".
        > Ligar Switch[004]

Sendo isto um NPC, note que existe uma condição verificando se o interruptor está ligado ou desligado. Se estiver desligado - por padrão, estará a não ser que você altere diretamente, ele dirá alguma coisa. Após dizer isso, iniciamos um comando direto para ligar o interruptor. Feito isso, a primeira condição será cumprida todas as vezes em que o evento for iniciado, portanto alteramos o diálogo do NPC.

É uma explicação bem crua, mas é pra não te confundir no começo mesmo. Qualquer dúvida é só dizer.

Eu acabei de fazer isso e não deu certo. O npc so vira para mim e depois desvira em questão de menos de um segundo askjaskj

Provavelmente você ligou o interruptor e conferiu outro, ou ligou na hora errada. O correto seria:

Dê uma olhada no que eu fiz

Se: #0001 é On
Texto: Marta - Rosto(0), Janela, Inferior
:       :...
Se: #0001 é OFF
(Aqui tem um diálogo grande)
Controlar Switches : #0001 = Off
:Fim

:Fim

Seu comando define o switch como off. Ou seja, ele está desligando o que está desligado.

Eu digitei errado, ele na verdade liga no final. O erro permanece

Ah, agora eu entendi, agora eu saquei. Você colocou uma condição dentro da outra de modo que, a segunda só será verificada se a primeira for cumprida. Você pode adicionar exceções às condições para usar uma única estrutura. Basta marcar este quadrinho:

Resultado:

Veja que é quase a mesma coisa. A exceção não verifica necessariamente se o switch está desligado. O que ela verifica é se a condição primário não foi cumprida, sendo executada neste caso. Outra dica: eu uso switchs locais no exemplo por segurança. Switches globais, os que você está usando, podem ser acessados por quaisquer eventos no jogo. É possível uma coisa mexer na outra. :D

*A opção dos switches locais está logo abaixo da dos switchs globais no menu de eventos.

Eu tinha acabado de perceber isso sakaskaskask
Eu sou muito burra.
Já esta funcionando!
Obrigada por toda sua ajuda! <3