O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Cosmo Defense

Iniciado por Eliyud, 19/08/2019 às 16:54

19/08/2019 às 16:54 Última edição: 19/08/2019 às 16:56 por Edy xD
Cosmo Defense

Informações

Desenvolvido por:
Edy Souza (Edy xD)
Data de Criação: ??/04/2016
Gênero: Estratégia / Tower Defense
Engine: Unity

Descrição

Um tower defense MOBILE (android) com temática espacial feito especialmente para aqueles que odeiam a obrigação de posicionar suas tropas em lugares predefinidos. Foi o meu primeiro jogo completo, portanto, não se pode esperar a melhor qualidade, seja no que for. Fica, na pior das hipóteses, o game para estudos e até mesmo inspiração! Hahaha  :ok:

Jogabilidade

Defenda os planetas com suas tropas espaciais de diversos tipos. Ganhe pontos para desbloquear novas tropas.
O game conta com:

- 25 fases;
- 20 inimigos diferentes;
- Várias tropas diferentes, possibilitando diversas estratégias;
- Power Ups;
- Compatibilidade com Google Play Games.

Mídia

Spoiler

[close]

Download

Créditos

À Centro RPG Maker pelo espaço.
Demais créditos, in-game.

Citaroi o meu primeiro jogo completo, portanto, não se pode esperar a melhor qualidade

Mas achei bem legal  :*-*:

Agora o link está direto, não deu certo postar na Play Store?

Citação de: Raizen online 19/08/2019 às 17:07
Mas achei bem legal  :*-*:

Aah, que honra!  :<3:
Muito obrigado!
Deu um trabalho e eu, particularmente, acho bem divertido o game, apesar da dificuldade (um pouquinho proposital)!

Citação de: Raizen online 19/08/2019 às 17:07
Agora o link está direto, não deu certo postar na Play Store?

Deu sim! Quando lancei, lancei na Play Store. Ocorre que a Google tirou os meus games publicados do ar devido a uma inadequação a novos padrões. Talvez eu arrume isso futuramente e os coloque para download novamente na plataforma!

Não sou de jogar pelo telefone, mas não custa conferir. Parece tudo muito bem trabalhado, com cuidado aos detalhes. Tower Defense que não te obriga a seguir os quadradinhos é novidade, vale a pena testar. o/

Pelo vídeo parece estar bem completo, o design está muito bonito e os bots parecem bem "espertinhos", gostei de ver! A jogabilidade também parece bem divertida, não ter que pré-definir os locais das tropas num Tower Defense é novidade pra mim hahaha vou baixar pra conferir, mas parabéns de antemão pelo trabalho!

Citação de: Corvo online 19/08/2019 às 21:39
Não sou de jogar pelo telefone, mas não custa conferir. Parece tudo muito bem trabalhado, com cuidado aos detalhes. Tower Defense que não te obriga a seguir os quadradinhos é novidade, vale a pena testar. o/

Seria incrível receber um feedback seu, mesmo que eu não pretenda "tapar os buracos" que ficaram nesse game. Já perdi horas vendo suas análises e me inspiro muito nelas no desenvolvimento do meu projeto. Obrigado por comentar!

Citação de: MayLeone online 19/08/2019 às 22:01
Pelo vídeo parece estar bem completo, o design está muito bonito e os bots parecem bem "espertinhos", gostei de ver! A jogabilidade também parece bem divertida, não ter que pré-definir os locais das tropas num Tower Defense é novidade pra mim hahaha vou baixar pra conferir, mas parabéns de antemão pelo trabalho!

Muuito obrigado, MayLeone! Sempre te admirei por todos os títulos que vi você fazendo parte e receber um elogio seu me traz bom ânimo! Infelizmente, alguns poucos bugs em inimigos das últimas fazes dão um "show de canseira" em pessoas que experimentam o game, não sendo obstáculo apenas para os mais insistentes e teimosos. A interface, também, ao meu ver, deixa a desejar, pois não é muito intuitiva! De qualquer forma, o game contribuiu muuuito para o meu aprendizado e evolução pessoal no desenvolvimento de jogos. Diria, inclusive, que ele foi um objetivo alcançado!

Como pessoal já disse, pelo vídeo o jogo parece bem completinho e realmente está bonito. Parabéns por tê-lo concluído.

Tudo funcionando muito bem, erros mesmo não encontrei. Porém, me incomodou uma coisa: as naves morrem muito facilmente. Às vezes simplesmente desaparecem, como se tivessem tempo de duração. Qual o problema disso? Preciso tocar incessantemente na tela para inserir novas. Ou seja, acaba não tendo muita estratégia, tudo depende do quão rápido eu consigo replicar as naves.

Outro probleminha causado pela morte das naves é que, se estourar meu limite terei de ver um anúncio para incluir mais. No meio da partida. Nada contra os anúncios em menus, transições de cenas e afins, mas espere eu terminar a fase, pô. Admito que é uma das coisas que me afasta de jogos para dispositivos móveis, muitos acabam virando um simulador de anúncios. E o pior é que eles nem rendem tanto. Colocar tanta propaganda acaba te dando prejuízo, porque no segundo ou terceiro o jogador desinstala o aplicativo.

O jogo em si está legal, bem leve, até.

Que maneiro! Achei bem interessante, mesmo não sendo muito fã de jogos com naves, e tal. Mas curti o design e o efeito sonoro, além do geral.

Tem coisa para comprar no jogo com dinheiro real?
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

20/08/2019 às 20:33 #9 Última edição: 20/08/2019 às 20:41 por Edy xD
Citação de: Gabriel N. online 20/08/2019 às 18:19
Como pessoal já disse, pelo vídeo o jogo parece bem completinho e realmente está bonito. Parabéns por tê-lo concluído.

Muuuuuuito obrigado, man!
A conclusão deste game é, de fato, o maior troféu para mim.

Citação: Corvo

Spoiler
Citação de: Corvo online 20/08/2019 às 18:37
Tudo funcionando muito bem, erros mesmo não encontrei. Porém, me incomodou uma coisa: as naves morrem muito facilmente. Às vezes simplesmente desaparecem, como se tivessem tempo de duração. Qual o problema disso? Preciso tocar incessantemente na tela para inserir novas. Ou seja, acaba não tendo muita estratégia, tudo depende do quão rápido eu consigo replicar as naves.

Outro probleminha causado pela morte das naves é que, se estourar meu limite terei de ver um anúncio para incluir mais. No meio da partida. Nada contra os anúncios em menus, transições de cenas e afins, mas espere eu terminar a fase, pô. Admito que é uma das coisas que me afasta de jogos para dispositivos móveis, muitos acabam virando um simulador de anúncios. E o pior é que eles nem rendem tanto. Colocar tanta propaganda acaba te dando prejuízo, porque no segundo ou terceiro o jogador desinstala o aplicativo.

O jogo em si está legal, bem leve, até.
[close]

Eu acho que um bug muito evidente e chato é com um inimigo que tem stealth em uma das fazes do meio do game. É algo que, se eu fosse mexer no jogo, iria mudar! Quanto aos problemas supracitados: apenas duas naves consumíveis tem duração de 7 segundos (a primeira, com a qual já começamos, e a tropa que explode), fora as que algumas tropas existentes invocam, mas não consomem ouro pra isso. Sobre a questão da vida das naves ser insuficiente, bom... eu deixei assim pra que elas sejam dependentes de uma opção defensiva (o que não é uma regra). Uso como exemplo o vídeo abaixo, que é a batalha contra o segundo boss do game.

Vídeo: Cosmo Defense - Batalha contra 2° Boss

Spoiler
[close]

Sobre as propagandas... bom, é realmente chato, Eu concordo plenamente! Hahahahaha
Muito obrigado pela análise e comentário, Corvo!

Citação de: Avenger_B7 online 20/08/2019 às 19:31
Que maneiro! Achei bem interessante, mesmo não sendo muito fã de jogos com naves, e tal. Mas curti o design e o efeito sonoro, além do geral.

Tem coisa para comprar no jogo com dinheiro real?

Opa, valeu man!
Não, o game não conta com in-app purchase! É gratuito e a única forma que utilizei pra rentabilizá-lo é com os anúncios, em que o jogador tem a opção de ver ou não!

Cara, mto legal o jogo. Comecei hoje, mas estou gostando. Liberei a terceira nave e ela mudou o jogo, além disso a que explode é mto boa, especialmente contra naves com escudo. Usei anúncio uma vez e não achei que atrapalhou a diversão do jogo!
No geral estou gostando mto. Vou "caminhar" um pouco mais por alguns planetas e depois vou divulgar pra alguns amigos.
Uma coisa que ficou um pouco estranha em uma fase, mas não sei se é bug, foi uma nave inimiga que sumiu e aí não vinham mais. Demorei uns segundos pra achar e destruir ela e aí o jogo continuar.

Pra resumir, parabéns!!!  :ok: :clap:

22/08/2019 às 10:56 #11 Última edição: 22/08/2019 às 10:58 por Edy xD
Citação de: yzarck online 21/08/2019 às 23:20
Cara, mto legal o jogo. Comecei hoje, mas estou gostando. Liberei a terceira nave e ela mudou o jogo, além disso a que explode é mto boa, especialmente contra naves com escudo. Usei anúncio uma vez e não achei que atrapalhou a diversão do jogo!
No geral estou gostando mto. Vou "caminhar" um pouco mais por alguns planetas e depois vou divulgar pra alguns amigos.
Uma coisa que ficou um pouco estranha em uma fase, mas não sei se é bug, foi uma nave inimiga que sumiu e aí não vinham mais. Demorei uns segundos pra achar e destruir ela e aí o jogo continuar.

Pra resumir, parabéns!!!  :ok: :clap:

Muuuuuuito obrigado, man!  :<3:
Sim, esse era exatamente o bug que mencionei! É um bug que, infelizmente, está presente em algumas fases, principalmente com inimigos mais robustos. A forma que fiz com que eles detectassem nossas naves aliadas utiliza o Raycast, um método da Unity que, basicamente, funciona como um campo de visão. Por isso, ele "sente o cheiro" de nave inimiga, mas permanece perambulando até que a veja. Isso faz com que ele ultrapasse os limites do mapa pra isso (na verdade, não coloquei limites nos mapas hahaha)!

Obrigadão por jogar e dar o seu feedback, man! Inclusive, gostaria de dar uma dica: não se apegue às tropas! Algumas podem ser extremamente eficientes em alguns mapas, mas em outros elas podem ser inúteis! Você já deve ter sacado essa! Hahahaha

Oi, Edy, não sei se ainda vai mexer no game, mas você mencionou que não colocou limite no mapa e está usando Raycast pra nave detectar a outra, para ela não ficar perambulando até achar a nave, pq vc não usa a função Clamp da Unity que limita os valores de onde a nave vai poder andar, assim evita que ela saia desse "campo limitado" e fique sempre na tela ou próximo dela:
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Mathf.Clamp.html

Citação de: MayLeone online 23/08/2019 às 04:54
Oi, Edy, não sei se ainda vai mexer no game, mas você mencionou que não colocou limite no mapa e está usando Raycast pra nave detectar a outra, para ela não ficar perambulando até achar a nave, pq vc não usa a função Clamp da Unity que limita os valores de onde a nave vai poder andar, assim evita que ela saia desse "campo limitado" e fique sempre na tela ou próximo dela:
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Mathf.Clamp.html

Olha, eu estou me sentindo cada vez mais motivado a retrabalhar o game, tanto nas interfaces, quanto na gameplay e IA dos inimigos.
Eu não conhecia essa função!
Se eu concretizar essa ideia de retrabalhar o game, com certeza vou usar! Muuuuito obrigado, May!
De qualquer forma, no momento estou focando 200% das minhas energias num projeto aqui do RM mesmo, no qual estou investindo muito tempo e dinheiro! Então, esse rework ficaria pra depois do meio de 2020!
Mais uma vez, valeu o feedback!