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Sistema de revelação de cenário - RPG Maker VX Ace

Iniciado por herrmarcus, 20/08/2019 às 09:28

 Bom dia, meus caros. Eu gostaria de fazer um sistema onde o cenário está todo em branco e conforme o personagem anda os objectos do cenário vão aparecendo. É possível fazer isso por eventos? Como posso fazer isso? Uso o VX Ace. Obrigado.
Exemplo do que quero: https://www.youtube.com/watch?v=ivwKgXHLz8U

Sempre que dou uma resposta procuro várias formas. Então você tem varias opções.

1-Procurar um plugin que faça exatamente isso (eu acho que não deve ter, já que Rogue-Likes geralmente não usam esse recurso direto no mapa e sim em um mini mapa)

2-Faça simplesmente por eventos, crie uns eventos pretos e ponha pra quando o heroi passar por eles ir ativando switches locais pra uma aba sem grafico.

É até bem simples, embora algo repetitivo a fazer. Deu pra entender?
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Citação de: Ludovic online 20/08/2019 às 10:26
Sempre que dou uma resposta procuro várias formas. Então você tem varias opções.

1-Procurar um plugin que faça exatamente isso (eu acho que não deve ter, já que Rogue-Likes geralmente não usam esse recurso direto no mapa e sim em um mini mapa)

2-Faça simplesmente por eventos, crie uns eventos pretos e ponha pra quando o heroi passar por eles ir ativando switches locais pra uma aba sem grafico.

É até bem simples, embora algo repetitivo a fazer. Deu pra entender?

Obrigado pelas dicas. Mas, fazer dessa forma por eventos não vai causar muito lag não? Sempre vejo a galera falando que se o mapa tiver mais que 15 eventos ele começa a travar tudo.

Citação de: Jorge_Maker online 20/08/2019 às 11:38
Creio que isso possa ajudar:
https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/hiding-and-showing-rooms-with-overlay-mapping.34258/
Não entendi quase nada kkk

20/08/2019 às 15:20 #4 Última edição: 20/08/2019 às 15:49 por Doiza
Citação de: herrmarcus online 20/08/2019 às 12:29

Obrigado pelas dicas. Mas, fazer dessa forma por eventos não vai causar muito lag não? Sempre vejo a galera falando que se o mapa tiver mais que 15 eventos ele começa a travar tudo.

  Não entendi quase nada kkk

Basicamente você utiliza pictures pra esconder as salas. Se você quer que fique igualzinho o do jogo dá pra usar o Fix Picture do modernalgebra que tem uma opção de grudar a imagem pelas coordenadas da grade do mapa, daí você faz uma picture preta de 32x32 e usa várias em várias posições, e faz elas sumirem quando o jogador tocar. O problema é que isso ainda iria requerir vários eventos, ao menos que você faça um único evento paralelo que checa o X e Y do personagem e faz tal tal picture sumir caso as coordenadas batam. Enfim, aqui ta a tradução do cabeçário (note que é só o cabeçário, o script ta linkado ali em cima):

#==============================================================================
#    Fix Picture to Map 
#    Versão: 1.0.2 [VXA]
#    Autor: modern algebra (rmrk.net)
#    Data: 8 de setembro de 2012
#    Link: https://rmrk.net/index.php?topic=44837.0
#++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
#  Descrição:
#
#    Este script permite definir a posição de uma picture pelas coordenadas 
#   X e Y do mapa, ao invés da tela, para que a picture não mova junto com 
#   você quando a tela mexe. Além disso, o script permite que você mude o 
#   valor Z para que a picture fique embaixo de characters, ou até mesmo
#   debaixo dos tiles ou do parallax.
#
#    Este script não tem efeito em batalha e as pictures agem normalmente lá.
#++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
#  Instruções:
#
#    Cole este script em seu próprio slot no Editor de Scripts, acima do Main
#   porém abaixo de ( insira scripts aqui ).
#
#    Para especificar que uma picture deva ser fixada a um mapa e não 
#   seguir a tela, tudo que você precia fazer é ativar uma switch antes de 
#   mostrar a picture. Para especificar qual witch, tudo que você precisa 
#   fazer é mudar o valor de SWITCH_ID na linha 74. Além disso, você 
#   pode incluir o código [Fixed] em qualquer lugar do nome da picture.
# 
#    Para as pictures fixadas, você têm também a opção de a fixar por 
#   coordenadas da grade ao invés de coordenadas de pixel. Isso significa
#   que se você quisesse que ela aparecesse em (3, 5) no mapa, você pode
#   a mover diretamente ao invés de (96, 160). Você pode ativar esta opção 
#   usando outra switch, novamente uma da qual você pode mudar o valor
#   de COORDINATES_SWITCH_ID na linha 82.
#
#    Para especificar a camada do mapa (o que aparece em cima e o que 
#   aparece embaixo), tudo que você precisa fazer é mudar o valor de uma
#   varíavel. Qual varíavel é também especificada por você mudando 
#   Z_VARIABLE_ID na linha 85. O valor o qual essa varíavel é mudada
#   no momento que uma picture é mostrada determina onde a picture
#   vai aparecer. Se a varíavel é definida para 0 então ela estará em seu 
#   lugar de costume; se definida para -1, ela irá aparecer debaixo dos tiles
#   mas acima do parallax; se definida para -2, ela irá aparecer debaixo
#   do parallax; se definida para 1, irá aparecer acima de todos os tiles que 
#   não são estrelas, mas ainda abaixo de tiles com estrela e characters 
#   com prioridade de "Acima do Jogador". Se definida para outro valor, o
#   valor Z da picture vai ser diretamente definida para esse valor.
#==============================================================================

$imported = {} unless $imported
$imported[:MA_FixPictureToMap] = true

#==============================================================================
# *** MA_FixPicture
#++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
#  This module holds some relevant configuration Data
#==============================================================================

module MA_FixPicture
  #\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
  #  Região Editável
  #||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
  #  SWITCH_ID - Defina para a ID da switch que você deseja usar para
  # controlar quando você quer que a picture seja fixada ou não.
  SWITCH_ID = 98
  #  COORDINATES_SWITCH_ID - Defina para a ID da switch que você deseja
  # usar para controlar como as coordenadas para imagens fixadas são 
  # definidas. Se essa switch está ON, você pode simplesmente usar as 
  # coordenadas X e Y da grade do mapa (por exemplo, você colocaria (1, 4) 
  # nas coordenadas da imagem ao invés de (32, 128). Se você quer esta
  # opção sempre ativa quando a switch acima estiver, você pode colocar 
  # o mesmo valor.
  COORDINATES_SWITCH_ID = 97
  #  Z_VARIABLE_ID - Defina para a ID da varíavel que você deseja para
  # controlar o valor de prioridade (Z) da picture na tela.
  Z_VARIABLE_ID = 98
  #||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
  #  Fim da Região Editável
  #////////////////////////////////////////////////////////////////////////////


Se quiser eu faço uma demo de exemplo
Você adora as enormes árvores do XP? Você odeia as cores "datadas" delas? Que tal dar uma olhada no meu Remaster?

Conheço esses dois scripts:
HimeWorks - Region Fog
TheoAllen - Fog of War

Leia as instruções de uso, teste cada um individualmente e veja qual melhor funciona para o propósito que deseja.


20/08/2019 às 18:27 #6 Última edição: 20/08/2019 às 18:28 por Ludovic
Citação de: herrmarcus online 20/08/2019 às 12:29

Obrigado pelas dicas. Mas, fazer dessa forma por eventos não vai causar muito lag não? Sempre vejo a galera falando que se o mapa tiver mais que 15 eventos ele começa a travar tudo.

Não, não vai causar lag porque são eventos apenas decorativos que nao terão animação, não terão nenhuma condição paralela executando e o grafico terá peso zero por ser apenas usando a cor preta. E também, imagino que vc não precise simplesmente fazer um mapa de 800x800 né? Faça mapas de tamanho medio que nunca vai dar lag.
Essa é a maneira mais fácil de se fazer e sem usar nenhum script e tal, mas tem que saber fazer uma edição grafica pra criar uns chars de quadradinhos pretos

Ou dê uma estudada nesses scripts que o pessoal postou aí, eu nao sei se ele são mais leves ou não, mas vale tentar
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Citação de: Ludovic online 20/08/2019 às 10:26
2-Faça simplesmente por eventos, crie uns eventos pretos e ponha pra quando o heroi passar por eles ir ativando switches locais pra uma aba sem grafico.

Acredito que essa seja a melhor forma mesmo.

Contudo, como disseram, você pode mostrar imagens nos mapas, aproveitando que eles são curtos, e, à medida em que o herói for caminhando, as imagens vão sendo apagadas, onde o evento posicionado no chão apaga uma imagem que você vai pré-definir.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!