O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Cybercafe 001 - E o RPG Maker? Morreu?

Iniciado por Geraldo de Rívia, 25/08/2019 às 17:18

25/08/2019 às 17:18 Última edição: 25/08/2019 às 19:33 por Geraldo de Rívia

Salve, galera!

É sob o julgamento de meus companheiros que começamos esse primeiríssimo Cybercafe, o podcast realizado pela Centro RPG Maker para debatermos e explanarmos sobre assuntos do nosso dia-a-dia enquanto desenvolvedores de jogos, um papo de maker para maker. E para inaugurarmos esse novo conteúdo, Corvo, Ds, Gabriel N., Raizen e eu, Geraldo de Rívia nos portamos como em um verdadeiro tribunal para responder uma pergunta que vem se tornando recorrente: afinal de contas, o RPG Maker morreu ou não morreu? Mas antes de dar o veredito passaremos por alguns culpados que podem ter levado nossa estimada engine a fazer companhia a Maes Hughes e algumas pistas que mostram que, na verdade, o programa ainda vive.

Puxe sua cadeira mais pra perto e encha a caneca com sua bebida preferida para nos acompanhar nessa audiência.




Clique AQUI para ouvir no Youtube. Para baixar, clique no último botão do player acima.




00:00 - Introdução
02:53 - Apresentação
08:35 - E o RPG Maker? Morreu?
32:48 - Finalização



REFERÊNCIAS

Prisma Light
Vorum
Linhagem Axis

Músicas utilizadas

The Trail (The Witcher 3) - Marcin Przybyłowicz, Percival e Jakub Pietrzak
Sunny Skies Lo-Fi Cover - Jonas Zaggo
Hateno Village (The Legend of Zelda: Breath of the Wild) - Manaka Kataoka, Yasuaki Iwata e Hajime Wakai
The Pub (The Last Story) - Nobuo Uematsu
Fonsett Village (Xenoblade Chronicles 2) - Yasunori Mitsuda
Montanhas da Lebre (Vorum) - Jonas Zaggo
Ahead On Our Way (Final Fantasy VII) - Nobuo Uematsu
The Brink of Time (Chrono Trigger) - Yasunori Mitsuda
Colony 9 (Xenoblade Chronicles) - Yoko Shimomura
Dark World (The Legend of Zelda: A Link to the Past) - Koji Kondo
[close]

Achei interessante a proposta, curti o podcast. Parabéns pela iniciativa!
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Citação de: Avenger_B7 online 25/08/2019 às 19:06
Achei interessante a proposta, curti o podcast. Parabéns pela iniciativa!

Obrigado, também gostamos muito de produzir isso. Certamente haverão muitos outros episódios. Ao pessoal que se interessou, fiquem atentos. Pretendemos convidar esporadicamente alguns membros do fórum para participar.  :wow:

Tive acesso antecipado ao podcast e fui privilegiado em poder ouvir este logo após o almoço, na tranquilidade da casa da minha avó. Não poderia ter momento melhor pra isso. Hauhe'
Por nunca ter escutado um podcast antes, não tenho parâmetros para comparação, mas, ao menos este, foi bem prazeroso de ouvir.
Parabéns para todos. o/
Oxe

 :clap: :clap: :clap:

Muito bom ver essa ideia saindo do forno e dando certo. Gostei de ouvir a conversa de vocês, bom conhecer mais um pouco de cada um e suas opiniões sobre o assunto.

:blink:

2010 ~ 2016 / 2023 ~ 2025


Ótima discussão. Eu acho na verdade que RPG Maker não morreu nem um pouquinho, ele reviveu e muito com o MV. Acontece que agora as outras engines estão mais acessíveis, cursos de programação voltados pra jogos estão mais populares, e tem mais competição entre as engines, até no quesito "fazer um jogo mais simples". Varias já apresentam bastante coisa pronta como o RPG Maker. Mas o RM ainda é a engine mais fácil de usar e de interface mais amigável entre todas.

Eu sugiro colocar o fundo musical bem mais baixo ou talvez não colocar no próximo podecast.
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Só uma observação que eu esqueci, acompanhei pelo youtube, carregou sem problemas. O do fórum tive que deixar pausado pra carregar, tá que nem os pornô q eu vejo kkkkk.

Quanto ao RPG Maker, eu concordo com oq um dos convidados disse: "Se a empresa que cria não se preocupar, os usuários muito menos.". Acredito que seja por esse caminho mesmo. É só fazer um paralelo com o CS:GO, utilizado por muitos desde o início dos anos 2000. Tudo depende do carinho e foco que se dá à criação.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Citação de: MambaNegra online 26/08/2019 às 00:18
Mano coloca no YouTube e Spotify
Já está no Youtube, confira pelo link: https://youtu.be/nZjw0uJh_eI
Spotify é uma opção futura, com certeza.  :XD:


26/08/2019 às 13:20 #9 Última edição: 26/08/2019 às 13:26 por Angeloantonio2d
Eu acho que quando você analisa o mercado do RPG Maker, ele ainda é muito ativo, principalmente internacionalmente. Há muitos estúdios e equipes de todo o mundo que utilizam a plataforma, principalmente pela facilidade facilidade podendo criar jogos quase que em série. O que nos dá essa impressão dele estar morrendo é o atual cenário das comunidades brasileiras, o queda do Mundo RPG Maker foi um baque muito grande. Internacionalmente, se tem, por exemplo, a RPG Maker Web (lembrada por vocês no podcast), que é gigantesca e bastante ativa. Sem contar que muitos jogos gringos as vezes não estão dentro das comunidades, considerando muitos deles feitos por equipes e estúdios que são quase empresas. Por fim, essa é minha opinião, acho que o principal impacto se da nas comunidades. Isso aconteceu, na minha opinião, por diversos fatores, mas eu acho que um é o principal... Antigamente, na época áurea das comunidades de RPG Maker brasileiras, criar um projeto ou jogo era quase que um hobby, as pessoas que ali entravam tinham o interesse pleno e genuíno de contar uma história, criar um jogo. Todos que ali estavam amavam seus projetos, isso ajudava demais a difundir, eram pessoas compartilhando seu amor pelo gênero ou por jogos do gênero, ao mesmo tempo que criavam seus próprios jogos. Com o tempo, foi percebido que havia um mercado bem razoável para esse tipo de jogo, principalmente apelando para nostalgia. Desde então, o foco da maioria dos grandes projetos passou a ser uma relação financeira e de mercado, surgindo muito mais projetos comerciais. Não que hoje não exista mais esse sentimento genuíno da criação, não é que os Makers de hoje não amém seus projetos de coração. Mas a questão é que as comunidades em geral perderam isso, não por culpa delas, mas por uma nova realidade que acabou se estabelecendo. Somado a isso, claro, houveram outras razões. Outras engines se tornaram mais acessíveis, já se tem hoje, cursos de programação para todas elas, o que fez que a facilidade que era o maior atrativo do RPG Maker, fosse contornada. Além de uma série de outras coisas, é um assunto muito complexo que daria horas e horas de discussão.


Como feedback deixaria sem musica nenhuma para facilitar entender o que estão falando.

Acho que o que morreu foi esse pessoal mais amador, essa coisa de RPG Maker mais como hobby. Pela ótica de quem usa a engine para tentar projetos profissionais ou fazer projetos maiores, hoje creio que tem muito mais projetos lançados do que antigamente.

Sobre o comentário do Hyper Light Drifter ser feito no RPG Maker, teria que fazer muita programação javascript visto que jogos ABS no RM são com colisão baseadas em tile, e não há possibilidade de se fazer um sistema de combate decente sem que este seja baseado em movimentação e colisão pixel por pixel. Até hoje só vi um game no RM MV que está no fórum gringo que o autor disse ter feito isso. Então teria que reprogramar toda essa parte de movimentação e colisão além de programar o combate, ou alterar algum sistema pronto.

Lembro do Linhagem Axis da época da comunidade do RPG Maker XP no Orkut.

Não consigo entender porque alguém usaria o VX Ace ainda, não sei de nenhuma vantagem em relação ao MV.

Do mais bem legal a iniciativa, gostei.

Citação de: NightWalker online 26/08/2019 às 17:39
...
Fui eu que comentei do Hyper Light, concordo plenamente com tudo que você falou, mas o trampo não é tão imenso quanto aparenta especialmente para o MV, tem muita coisa pronta, mas realmente precisa codar e saber JS isso certamente, só por eventos não terá aquele resultado. Por exemplo a pixijs tem muita coisa que dá para usar da internet já: https://github.com/kittykatattack/learningPixi#collision
E eu fui um dos que defendeu que não morreu nem um pouco hahaha, e concordo plenamente, por exemplo, se pegar o top 5 de projetos de 2018 (visto que 2019 não terminou) e comparar com o top 5 projetos de 2010, dá par a saber qual iria ganhar?  :malvado:

Citação de: Angeloantonio2d online 26/08/2019 às 13:20
...
No pod, eu pensei em comentar das comunidades, mas fiquei com receio que poderia fugir um pouco do tema haha, eu acho que aquela época era daquele jeito por um motivo que pouca gente ligava na época. Se eu pesquisasse batata no google eu caia em uma página da MRM, a MRM tinha um fluxo tão ridiculamente grande de visitantes que acabava divulgando por si só o RPG Maker e as outras comunidades iam um pouco no embalo do fluxo. Bom estamos em outra época, mas acho que tem muita coisa boa pela frente ainda!  :=p:




Vlws as sugestões, iremos tentando melhorar conforme mais são gravados!



Sugestão: Gravar a imagem da call no Youtube, já que o Discord apresenta aqueles círculos verdes ao redor do avatar de quem está falando, porque mesmo com a apresentação, é meio complicado lembrar sempre qual voz pertence a quem, o que acaba por gerar algumas voltas ao início do podcast. Assim podemos sempre checar no vídeo pra lembrar a quem pertencem as vozes.

        

Eu entendo que lamentem pelo que foi e já não é mais, mas acredito não ser necessário lidar com a morte total, ao menos não nesse momento, pois a prova de que está vivo é que estamos aqui.