O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Fretless Street Beat (8-bit)

Iniciado por Zaggojhon, 05/09/2019 às 20:37

Trago hoje uma experiência com chiptune de ondas quadradas, simulando 8-bits do Master System.

A música tem 4 instrumentos melódicos e uma percussão (no caso das músicas da época eram 3 melódicos e 1 percussivo).

Esse é o resultado em MP3

Não coloquei no Soundcloud porque esse é apenas um teste, mas achei legal compartilhar por aqui, e se alguém quiser mais informações sobre essa sonoridade fico feliz em responder o7

Pra quem quiser utilizá-la em algo, que nem faço ideia de onde serviria esse troço, segue o arquivo OGG com loop :)

Um abraço procês \o)
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Eu gostei bastante. :*-*:
Que bom que tentou fazer chiptune, é um género muito pouco visto por aqui. :sera:

Sobre a música... muito boa, gostei da melodia. Talvez funciona-se em uma batalha, talvez. :ded:
Bem, eu já esperava uma ótima música vinda de você. Parabéns.

Pohaa que musica gostosa de ouvir, vc fez programando os tempos dos compassos ou tocando com um controlador midi?
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Gostei bastante! Está perfeita, na minha opinião.

A qualidade do som está muito boa. Gostaria de saber qual o plugin ou seja lá o que for que usou aí. E falando em uso... Poderia ser muito bem uma música de batalha contra um boss do Mega Man.

Sem mais comentários, peço apenas que trate de trazer mais disso para nós, ashsa.
Procuro nos versos e nas entrelinhas
Consolo para'as falhas minhas
Para então transmitir com enlevo
O mesmo nesta canção que vos escrevo.

Pô, me lembrou The Mask, SNES. Minha única dúvida é como o senhor faz estas bruxarias. Tipo, usa o mesmo editor para as músicas normais e chiptunes? Dá próxima abra um canal no Youtube, grave a produção e quando ganhar seu milionésimo real me pague uma cerveja.

Citação de: RodLego10 online 06/09/2019 às 05:21
Eu gostei bastante. :*-*:
Que bom que tentou fazer chiptune, é um género muito pouco visto por aqui. :sera:

Sobre a música... muito boa, gostei da melodia. Talvez funciona-se em uma batalha, talvez. :ded:
Bem, eu já esperava uma ótima música vinda de você. Parabéns.
Obrigado Rodlego, realmente é difícil surgir alguma coisa de chiptune por aqui. Estive estudando e dominando a técnica, talvez poste algumas aulas sobre isso por aqui

Citação de: Ludovic online 06/09/2019 às 10:06
Pohaa que musica gostosa de ouvir, vc fez programando os tempos dos compassos ou tocando com um controlador midi?
Um pouco dos dois, pros instrumentos sampleados, como a bateria e o baixo eu programei no piano roll, mas pros instrumentos Lead (saw e square) eu gravei pelo controlador midi mesmo, pra deixar um pouco mais orgânico e vivo haha
Valeu por comentar

Citação de: drakysm online 06/09/2019 às 13:19
Gostei bastante! Está perfeita, na minha opinião.

A qualidade do som está muito boa. Gostaria de saber qual o plugin ou seja lá o que for que usou aí. E falando em uso... Poderia ser muito bem uma música de batalha contra um boss do Mega Man.

Sem mais comentários, peço apenas que trate de trazer mais disso para nós, ashsa.
Fala drakysm o/
Eu usei o DirectWave pra sintetizar alguns samples que foram tirados da soundfont original do NES. Já para os instrumentos lead eu usei o MiniSynth e ajustei conforme o necessário. Esse plugin tem uma sonoridade muito boa e é bem prático. Tudo no fl Studio mesmo.

Citação de: Corvo online 06/09/2019 às 18:24
Pô, me lembrou The Mask, SNES. Minha única dúvida é como o senhor faz estas bruxarias. Tipo, usa o mesmo editor para as músicas normais e chiptunes? Dá próxima abra um canal no Youtube, grave a produção e quando ganhar seu milionésimo real me pague uma cerveja.
Sim, é o mesmo editor. A diferença está nos samples. O dos chiptunes todo o trabalho está envolvido em moldar um sample extremamente básico em algo agradável. Já nas outras o foco é outro, uma vez que os samples têm muito mais qualidade.
Sobre o canal no YouTube, tenho uma ideia em progresso que pode dar em alguma coisa haha, quem sabe né?
Valeu por comentar corvão o/
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Ótima música! Bem funky e gostosa de ouvir. Nem preciso falar da composição haha, tá incrível.
Só a instrumentação me incomodou um pouco. Acho q os sons ficaram meio afofados demais, soam mais como synths dos anos 80 do q 8 bits. Como emulação do 8bits verdadeiro, isso n me agradou. Mas se o objetivo foi criar uma música INSPIRADA no som 8bits, mas com outros timbres n tão puxados pra esse lado, tá incrível a música.
As besteiras de lado, eu adoraria ouvir alguma coisinha sobre esse gênero! Vc poderia falar as técnicas q vc usou pra fazer essa música?

Citação de: seniorblastoise online 06/09/2019 às 21:37
Ótima música! Bem funky e gostosa de ouvir. Nem preciso falar da composição haha, tá incrível.
Só a instrumentação me incomodou um pouco. Acho q os sons ficaram meio afofados demais, soam mais como synths dos anos 80 do q 8 bits. Como emulação do 8bits verdadeiro, isso n me agradou. Mas se o objetivo foi criar uma música INSPIRADA no som 8bits, mas com outros timbres n tão puxados pra esse lado, tá incrível a música.
As besteiras de lado, eu adoraria ouvir alguma coisinha sobre esse gênero! Vc poderia falar as técnicas q vc usou pra fazer essa música?
Poxa, uma pena que não agradou :/
Mas como disse, é uma experiência apenas, pode ser alterada pra melhorar o resultado geral. Na realidade, a base é em ondas quadradas com a resolução de 96kbs, sendo o baixo e bateria samples originais da sega. Já os leads que aparecem por cima são sintetizadores modernos com a roupagem moderna que eu queria dar pra essa música.
Fiz através de sampleamento pelo plugin DirectWave da image-line, que permite samplear numa qualidade melhor e manusear o áudio como necessário.
Não é a soundfont original completa, pra isso era só usar o famitracker ou semelhante. A ideia aqui era criar uma técnica de fazer músicas em chiptune com muito mais possibilidades do que um sequenciador específico de cada categoria, até porque esse sampleamento numa Daw moderna permite que o compositor crie absolutamente qualquer híbrido desse gênero, com a instrumentação que quiser.
Valeu por comentar o/
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Nosso papo do outro dia te inspirou, não? hahauha

Curti demais, Zaggo! Traz muito a vibe de um jogo beat 'em up, acho que cairia muito bem algo do tipo.