O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

AJUDA! { ERROR Failed to load: data/Actors.json }

Iniciado por KuroNekoNya, 22/09/2019 às 23:19

Estava criando um jogo para dar de aniversário para o meu amigo, tudo estava ficando legal, porém na hora que fui testar o jogo que ainda está bem no inicio da produção deu um problema, vou tentar explicar direitinho oq aconteceu.
Eu uso RM MV e o meu programa que é crackeado não faz o teste do jogo naquela janelinha, eu tenho que abrir a pasta do projeto, ir em um arquivo e configurar pra testar no navegador, eu testei no firefox e no google, os dois deram o mesmo problema, quando eu colocava pra testar ele abria a janela do navegador, mas ao invés do menu aparecia a seguinte mensagem por cima da tela completamente preta:

ERROR Failed to load: data/Actors.json

eu já chequei os meus arquivos e salvei e salvei de novo o projeto, chequei o banco de dados, porém continua a msm coisa, além de que nada parece fora do comum.   :sad:

O Firefox e o Chrome não abre jogos RpgMV em local, somente via HTTP, por isso você tem que testar o jogo pelo executavel ou criar um servidor web no seu computador, está tudo no manual.

Obs:Eu traduzi 15% do manual para português, mas não disponibilizei por que não tive muito feedback dos membros das comunidades.

Bom, acho que é pelo executável que estou testando então, porque no meu jogo anterior quando eu ia testar sempre dava certo, mas não entendo o porque de nn carregar o arquivo dos atores, ele está lá na minha pasta quietinho

23/09/2019 às 00:15 #3 Última edição: 23/09/2019 às 00:39 por Crixus
O Core do Rpg Maker lê os arquivos JSON em ordem, o primeiro que "travar" para o código todo e mostrar o erro, por isso você só vê este arquivo.
Você não pode executar aplicações, seja rpg maker ou não, que façam requisições do tipo via local, por exemplo:
file:///C:/Users/usuario/documentos/MVGames/index.html

Somente via HTTP ou HTTPS:
http://localhost/mvgames/mygame/www/index.html

Este problema pode estar no fato da ultima atualização do Firefox ter ficado igual ao Chrome em questões de requisições web via JAVASCRIPT.
Como eu disse em tópicos sobre o assunto, eu testava meus projetos somente pelo Firefox por causa justamente que eles não tinham adotado está regra de restrição.

Solução:
Se você quiser testar o jogo jogue o executavel e DDLs e outros arquivos importantes dentro da pasta do projeto, e os arquivos do projeto dentro de uma pasta WWW e teste diretamente pelo Game.exe. Este EXE é um Mini-Chrome sem as regras sobre requisição web.

A estrutura é está:

23/09/2019 às 03:10 #4 Última edição: 23/09/2019 às 06:36 por Corvo
Coloquei todos os arquivos menos o projeto dentro da pasta "www", fechei o projeto antes de fazer e depois que fui reabrir ele não abriu de forma alguma mostrando a mensagem "Não foi possível ler o arquivo actors.json" agr no rpg maker.
Detalhe: Esse projeto é novo, refiz o progresso que tinha feito no outro em um novo pra ver se solucionava, mas o problema resistiu, os dois afirmam não carregar o arquivo de atores.

Cara, não entendi muito bem sua explicação, mas agora que fui testar no Internet Explorer e apareceu uma mensagem parecida com o que vc disse acho que faz sentido, só que não entendi como arrumar ainda, abri o explorer de novo, mas a mensagem não reapareceu pra mim te falar, apareceu pra habilitar umas coisas de java e tal, habilitei e ficou td preto. Bom, estou testando o projeto depois de renderizar por enquanto.

24/09/2019 às 02:25 #5 Última edição: 24/09/2019 às 02:48 por Crixus
Por que não colocou o projeto dentro da pata WWW? Amigo eu disse pra colocar nessa pasta é por que o Game.exe vai puxar de lá... Na imagem que eu mandei mostra que os arquivos estão dentro dela...

Sobre Internet Explorer:
O Rpg Maker não conversa direito com o Internet Explorer por que os recursos HTML5 não foram atualizados nele, a Microsoft aposentou o navegador e passou pra outro, novamente falei que navegadores não aceitam requisição LOCAL, somente via HTTP e via HTTPS.
Este erro aparece pra mim, pra você e pra qualquer pessoa que tente rodar um jogo feito em Rpg Maker diretamete pelo index.html[b/]

Se por qualquer motivo você foi impedido de copiar ou mover os arquivos do jogo para pasta WWW siga essas instruções, é passo à passo, se pular algum não tem como alegar que o que expliquei não funcionou:

• NO RPG MAKER - Vá no menu Arquivo
  • Clique em Distribuição, aparecerá uma janela.
  • Deixe na opção Windows, selecione "Excluir Arquivos Não Ultilizados"
  • Modifique a pasta de "saida" pra algum lugar onde você possa acessar depois
  • Dê Ok
  • Após GERAR feche o Rpg Maker, Fecha mesmo.
  • Copie da pasta do seu projeto o arquivo Game.rpgproject
  • Vá até a pasta de saída e você verá outra pasta igual a do seu projeto
  • Entre nela (A PASTA DO PROJETO NOVO)
  • Nela verá todos arquivos prontos e a pasta www
  • Entre na pasta www
  • Cole o arquivo Game.rpgproject dentro dessa pasta WWW.
  • Abra o Game.rpgproject colado agora para iniciar o projeto do Rpg Maker.
  • Suba um nível da pasta www e abra o Game.exe para testar o projeto.
  • Feche o Game.exe para continuar a editar no Rpg Maker.

Com a pasta antiga você pode fazer o que quiser, mas não use mais para editar o seu projeto, se precisar de algum arquivo gráfico dela copie para a nova.

Não tem como errar agora... Boa sorte.
    Obs.: Em último caso, se você não puder gerar o Game.exe é por que o seu Rpg Maker é pirata e apresenta algum problema na versão.

ja tentou usar o microsoft edge o html do local so funciona no edge para mim e ja que meu projeto nao cria nem um execultavel sempre uso o edge para isto se seu pc n é win 10 tente outro navegador opera nao funciona da o mesmo erro se ja tentou outros bem olhe os comentarios obg