O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Cyberun (Rpg Cyberpunk sandbox)

Iniciado por Nogueira, 16/11/2019 às 20:47

Cyberun

Informações básicas:
Nome do criador: Pedro Nogueira (eu)
Gênero: Ficção científica/Cyberpunk
Data de inicialização: Novembro-2019
Equipe: Nogueira (só eu por enquanto mesmo  :XD:)

[box class=titlebg]
Introdução ao projeto:
[/box]
Cyberun é uma ideia em estágios iniciais de desenvolvimento de um rpg sandbox de temática Cyberpunk. No momento, tenho focado em elaborar os conceitos e decidir como serão os sistemas, combate, loot, inimigos... Visto que a maioria do meu progresso neste projeto tem sido conceitual (ideias) e a minoria de meus avanços tem sido práticos na engine, resolvi postar esses conceitos aqui no tópico de idéias iniciais para vocês avaliarem, criticarem, dizerem o que é legal e o que não é etc.
  Como eu já disse, a ideia em si se trata de desenvolver um rpg Cyberpunk sandbox, mas do que se trata isso? Sandbox são estilos de jogos em que são impostas mínimas limitações ao personagem, que permitem (e estimulam) o jogador explorar e modificar o mundo ao seu redor com suas ações. São games mundo aberto, em que você pode escolher quando e como quer realizar missões principais, secundárias, minigames, buscar colecionáveis... Já deve ter vindo em sua mente nesse momentos jogos nesse estilo certo? GTA, The Witcher, Fallout, Far Cry, Skyrim (série The Elder Scrolls como um todo na real) são muitos exemplos! Agora imagine: meu projeto é fazer um game sandbox no rpg maker Vx Ace, em que você com seu personagem pode explorar toda uma cidade futurista cyberpunk. Pode interagir com os npcs, entrar em lojas, passear por ruas lotadas cheias de luzes neons ou por becos escuros. Isso tudo podendo a qualquer momento topar com gangues e inimigos, explorar dungeons, lootear itens raros e lendários, se deleitar com uma história complexa principal ou várias secundárias bem desenvolvidas, somado a elementos de rpg.

Agora imagine esse jogo que te descrevi com uma jogabilidade fluida em ABS onde você pode usar desde espadas, facas e barras de ferro a fuzis, metralhadoras, rifles laser e modificações cybernéticas no corpo. Não só você! Tanto você quanto inimigos!! Escolha entre instalar em seu personagem um braço robótico com uma escopeta embutida ou trocar toda a sua pele por kevlar super resistente! Ou os dois!!! Você vai precisar, pois os inimigos estarão equipados e preparados prontos para lhe liquidar.

:facepalm: Muito legal Nogueira! Muito legal mesmo, parabéns pela ideia mas... assim, não é querendo destruir seus sonhos, mas não seria talvez meio impossível fazer um jogo desses cheio de tantas opções em uma plataforma tão "simples" como o RPG Maker?

NÃO! Sério, confie em mim: existem na net inúmeros recursos Cyberpunk para se utilizar, as idéias que estou tendo aqui são todas embasadas em scripts e gráficos que existem e já fui atrás! Dá para fazer sim, com boa vontade e criatividade por crer que dá!
  Enfim, leiam a idéia aqui embaixo e digam o que acharam, se veem potencial, etc.. Botei algumas imagens para ambientar melhor sobre como estou imaginando o mundo do game.

[box class=titlebg]
História e personagens:
[/box]
O ano é 2088 e esse mundo não é mais o mesmo... Nasci em 27 de Julho de 1996 e desde então tenho visto muita coisa foda acontecer. Vi governos tidos como inabaláveis e poderosos perecerem de dentro para fora e desmoronarem perante a própria soberba, vi regimes econômicos vigentes a milênios virarem pó dando lugar a uma completa anarquia financeira. Vi surgirem grandes conglomerados empresariais que aos poucos foram comprando empresas concorrentes, pessoas, candidatos, governantes e por fim a polícia e o exército. Ademais, vi o desenvolvimento tecnológico crescer em escala exponencial, máquinas superando os humanos em tudo, assisti pela TV o lançamento do primeiro androide consciente de sua existência e do primeiro Cyber Braço robótico prometendo trazer com ele mais benefícios do que manter o seu de carne e osso... Vi passarmos da era contemporânea para a Era Pós Contemporânea, ou Cybernetica se preferir chamar assim.
  Agora o mundo é isso aí, que você está vendo... Megalópoles com bilhões de habitantes, grandes corporações controlando tudo e todos, consumismo desenfreado, máquinas, implantes robóticos, androides fazendo revoluções! Porra!!! As vezes só sinto falta de sentar na varanda com meu vizinho e discutir sobre o tempo ou um programa de TV... Hoje não há mais tempo para isso, é cada um por si e se você não tratar de correr atrás do corre pode ter certeza que acabará morrendo nas ruas, seja de fome ou baleado em alguma sarjeta suja. É por isso que chamam pessoas como eu e você de Cyberunners, sujeitos que só estão atrás do corre, das runs, de serviços sujos ou não em que o contratante ofereça uma boa grana, para que enfim possamos garantir que teremos onde passar a próxima noite. Não é fácil, as ruas são perigosas e cheias de pilantras que só querem te matar e roubar tudo que você tem.. Mas isso não é problema para pessoas preparadas como nós não é mesmo?! Hahahaha Já estou bêbado! A propósito, por falar em segurança nas ruas dê uma olhada nessa belezinha que acabei de comprar: uma Ares Predator IV, novinha em folha. Cromada, trava de segurança embutida, semiautomática com pente estendido para mais 5 balas, uma pechincha! Consegui com aquele Chinês do Beco do Sullivan. Isso, o da loja de penhores!! Digamos que um cara bateu as botas em um tiroteio atrás da loja ontem e ele quis se livrar de alguns utensílios do corpo ganhando um trocado com isso! Hahahaha! Mas agora chega aqui perto, tenho um certo servicinho sobre o qual gostaria de lhe falar...

Personagens
  Quanto ao personagem principal gostaria da opinião de vocês, o que seria mais interessante: você poder criar seu personagem do zero ou ter um personagem principal tradicional da história (com história, nome, etc)?

[box class=titlebg]
Imagens
Atenção! Essas imagens não são minhas! São apenas para dar uma ideia sobre a ambientação do jogo!! IDEIAS! AMBIENTAÇÃO! Obvio que sei que os graficos serão bem simples e tudo mais mas tudo se dá um jeito com criatividade.

Spoiler

[close]

[box class=titlebg]
Sistemas e scripts:
[/box]

*Sistema de Combate ABS Falcao Pearl - Sistema ABS fantástico que pretendo usar no projeto. É dinâmico, fluido,
a IA dos inimigos é boa. Pretendo deixar o combate bem frenético e divertido! Será possível fazer utilizando esse script:
-Inimigos variados, com equipamento e personalidade aleatória
-Loot variado: os loots podem ser inúmeros! Serão aleatórios dentre centenas de opção de drop de acordo com o inimigo.

*Sistema de Loot variado - Sistema que pretendo desenvolver para que farmar, matar inimigos e coletar loot seja divertido e dinâmico. Primeiramente: os itens, armas, armaduras, etc em Cyberun terão cores variadas de acordo com sua raridade.
Por exemplo: um item comum tem seu nome branco, um raro azul, um lendário dourado etc... Logo, quanto mais o jogador farma maior a chance de encontrar uma arma rara ou outra coisa legal. É um esquema de loot tipo o do Diablo ou Borderlands (você já jogou Diablo que eu sei, não é possível né!), deixa o jogo variado, com um bom fator de replay e torna a entediante tarefa de farmar itens ou experiência mais divertida. Segundamente: é possível achar itens com diversas modificações. Por exemplo: ao matar o inimigo Bandido - Lvl 3 vamos imaginar que existe a chance dele dropar uma AK-47. Caso ela drope pra vc ao matá-lo é provável que ela venha normal, comum, sem nenhum acessório. Mas há a pequena chance dela vir com uma camuflagem diferente, um carregador estendido +2, uma mira ACOG Red Dot, coisas que irão a fazer ser mais rara e ainda por cima mexer nos stats dela, fazendo ela ser mais forte, mais rápida ou mais precisa por exemplo! Quem já jogou Borderlands sabe bem como é.

*Sistema de armas personalizadas - Pretendo implementar um sistema em que a arma do jogador possa ser personalizada a seu gosto. Também pretendo botar um negócio muito interessante que é a arma dropada de determinado inimigo tenha a personalização que ele usava. Por exemplo: vamos supor que você invade uma dungeon que é um esconderijo de uma gangue do bairro chamada Los Ulthras. Ao matar um dos inimigos dessa dungeon, por exemplo um Bandido Lvl 2 (vamos usar esse exemplo de novo  :e.e:) ele dropa uma AK-47 comum, sem nenhum anexo diferente nem nada. Mesmo sendo uma arma comum, ao olhar a imagem dela no inventário é provável que ela tenha gravada em sua coronha ou corpo o simbolo do Los Ulthras, ou tenha um terço amarrado nela (uma vez que os membros dessa gangue tendem a ser religiosos), ou tenha algum desenho relacionado à gangue ou ao local... esses pequenos detalhes fazem toda a diferença na gameplay!

*Sistema de pixação de gangues - Ao andar por um bairro desconhecido, se quiser saber que gangue manda ali é só dar uma olhada nas pixações dos muros. De acordo com a cor e os desenhos é possível saber a gangue que controla o local e,
logo, que tipo de inimigos podem ser encontrados por ali. Cada gangue terá uma filosofia diferente e com isso os inimigos tendem a ter certa personalidade ao lutar. É o tipo de coisa que fará o jogador pensar "Puts, tal loja fica em um bairro barra pesada, a gangue que controla o lugar é bem agressiva... Será que vale a pena arriscar umas balas e uns kits médicos para ir lá?"

*Sistema de polícia e perseguição - Será possível fazer todo tipo de coisa no jogo mas suas ações podem ter consequências... Use uma arma fora de uma "No Police Zone" e terá sérios problemas com os tiras.

*Multiplayer Online - Mesmo que eu acabe decidindo que o personagem principal será pronto (não criado pelo jogador) que tal futuramente após o game pronto inserir um modo online, o transformando em um MMO? Já pensou, contar com a ajuda de amigos via Hamachi para ajudar naquela missão ou naquele boss difícil de passar?

[box class=titlebg]
Download:
[/box]
Demo em breve...

Eai, o que acham??? Opiniões, críticas... Tem futuro?

Olá, Nogueira. Tudo bem?

Achei a ideia bastante promissora. Adoro histórias cyberpunks / steampunks, pois se relacionam com nossa atualidade de uma maneira muito criativa.
Concordo com você no no que acho que seja chave para esse tipo de jogo: ambientação. E, pensando em um RPG, seriam histórias/quests interessantes dos NPCs, arquivos de texto, easter eggs, esse tipo de coisa. Deixar um mundo coeso e bem amarrado para esse tipo de história não é fácil. Quanto mais amplo, mais difícil. Sugiro, inclusive, uma série para ver o quanto essa questão de expansão da trama na ambientação pode ser uma ajuda e um tiro no pé: Altered Carbon.
Enfim, se acaso precisar, me disponho a ajudar com algumas ideias de roteiro, não da história principal, mas dessa "ambientação" (embora eu acredite que você já tem isso muito bem encaminhado).
No mais, desejo muita sorte em seu projeto.

Abraço.

Citação de: D.Menari online 22/11/2019 às 22:39
Olá, Nogueira. Tudo bem?

Achei a ideia bastante promissora. Adoro histórias cyberpunks / steampunks, pois se relacionam com nossa atualidade de uma maneira muito criativa.
Concordo com você no no que acho que seja chave para esse tipo de jogo: ambientação. E, pensando em um RPG, seriam histórias/quests interessantes dos NPCs, arquivos de texto, easter eggs, esse tipo de coisa. Deixar um mundo coeso e bem amarrado para esse tipo de história não é fácil. Quanto mais amplo, mais difícil. Sugiro, inclusive, uma série para ver o quanto essa questão de expansão da trama na ambientação pode ser uma ajuda e um tiro no pé: Altered Carbon.
Enfim, se acaso precisar, me disponho a ajudar com algumas ideias de roteiro, não da história principal, mas dessa "ambientação" (embora eu acredite que você já tem isso muito bem encaminhado).
No mais, desejo muita sorte em seu projeto.

Abraço.

Obrigado D.Menari! É justamente nesses moldes que estou baseando Cyberun. Adoraria contar com suas idéias de roteiro (principalmente para quests secundárias, pois pretendo colocar muitas), você ou alguém que se interesse em ajudar na criação é só mandar uma mensagem direta por aqui!
  Enfim, também passei para dizer que o projeto está a todo vapor! Aqui embaixo um print da entrada de uma dungeon:

Não está pronto, claro, mas aos poucos chegamos lá. Pretendo lançar uma demo dentro dos proximos meses, fique atento caso tenha se interessado pelo projeto  :blink:

Opa, e aí?

Achei interessante a proposta exposta aqui, tem muito potencial a ser explorado e saber que você preparou um bocado de recursos e sistemas antes de afirmar "é possível" dá uma segurança bem maior e deixa a nossa visão bem mais positiva em relação ao futuro do projeto. Aliás, esse update dizendo que o jogo ainda está em pleno desenvolvimento só reforça isso. Fico feliz em saber que a ideia está indo para frente, e não deixe de trazer updates no futuro, esperarei curiosamente por uma demo.

Sobre sucesso/fracasso, acredito que, pelo esforço sendo colocado aqui e pela proposta um tanto ousada, qualquer resultado satisfatório vai ser um sucesso. Porém, vale lembrar que existem algumas coisas importantes de se ter em mente para o gênero sandbox. Muitos aspectos já foram ditos pelo @D.Menari ali em cima, mas em suma, é importante pensar na liberdade do jogador ao mesmo tempo que se pensa no quanto aquela liberdade vai ser significativa para ele. Claro, é muito legal ter vários tipos de armas para escolher, locais para ir ou NPCs com quem falar, mas a escolha do jogador tem que render no final com uma recompensa interessante e consequente. É bom lembrar que tudo tem que ter um preço também, mas parece que você já está considerando isso, como falou sobre os sistemas de zonas e gangues.

Enfim, felizmente você está animado com a ideia e avançando nisso. Se futuramente surgir a necessidade de suporte, acho que seria muito válido procurar recrutar uma equipe. Eu estaria disposto a ajudar ocasionalmente com programação de eventos e talvez com roteiro e idealização de missões ou personagens. Mas não posso garantir que terei muito tempo, pois tenho afazeres também, porém sinta-se livre para mandar uma PM quando quiser. Boa sorte. :ok: