O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como calcular corretamente HP/MP/Ataque/Defesa/Precisão... dos inimigos

Iniciado por 02snake, 26/11/2019 às 17:06

Olá novamente!

Eu procurei aqui algo específico e não achei. Tem alguma "tabela" ou tutorial que explique detalhadamente como eu posso calcular corretamente HP/MP/Ataque/Defesa/Precisão (etc) dos inimigos de uma maneira progressiva? Por exemplo: no jogo que estamos fazendo, começa com o abelha, depois Rato, depois galinha, depois planta e parei no lobo (tudo baseado nos inimigos que já existem no MV.)

Daí, eu queria ir criando uma "evolução" neles, ou fazendo eles ficarem mais fortes, para que o nosso personagem tenha cada vez mais dificuldade, MAS nem tanto. Porque digo isso? Porque eu, sem a menor noção, fui colocando assim:

- Abelha: HP=50, A=10 e D=10
- Rato: HP=100, A=10 e D=10
- Galinha: HP=150, A=20 e D=20
- Planta: HP=200, A=30 e D=30
- Lobo: HP=250, A=40 e D=40

E quando fui "testar" as tropas, Cassilda, tomei uma "coça" da planta. Do Lobo então, nem se fala. Não tire NADA dele. Foram dois ataques, sendo um MISS e ouro 0.
E eu queria ir gerando uma "curva" até chegar no (talvez) 10 inimigo, que será o boss (é um jogo pequeno, de fato).

Alguém sabe como (ou onde) eu consigo tal ajuda?

Desde já agradeço!

Primeiramente, boa noite.

Pelo que entendi você está tentando fazer uma progressão de atributos, certo? Bem, também necessitei de algo para isso, não era para o RM, mas creio que será útil para você, de alguma forma...
Esses até o momento são os atributos.
HP, MP, ATK e DEF. Caso for usar precisão, será necessário ajustar isso especificadamente para cada inimigo.
Vamos à distribuição. Usarei os inimigos que você mencionou. Abelha, Rato, Galinha, Planta e Lobo.
Supondo que Abelha é mais fraca que Rato, seguiremos a ordem a seguir:
Abelha < Rato < Galinha < Planta < Lobo.
Com a ordem de "poder" o primeiro inimigo, Abelha pode considerar como Lv1, o Rato como Lv2, a Galinha como Lv3 e assim por diante.

-Lv1 Abelha: HP=50 MP=6 ATK=8 DEF=7
-Lv2 Rato: HP=100 MP=12 ATK=16 DEF=14
-Lv3 Galinha: HP=150 MP=18 ATK=24 DEF=21
-Lv4 Planta: HP=200 MP=24 ATK=32 DEF=28
-Lv5 Lobo: HP=250 MP=30 ATK=40 DEF=35

Progressão
HP = (Lv*5)*10
MP = Lv*6
ATK = Lv*8
DEF = Lv*7

Não é lá uma "curva", mas mesmo assim tem certo grau de dificuldade. Infelizmente alguns inimigos continuará dando um "coça", mas depende de como for a distribuição dos atributos do personagem e seu nível.
Espero ter ajudado.
KEL
Viberlux (dev pause)

Então, não. :(
Tu até encontra tabelas pré-fabricadas comumente baseadas em parâmetros dos RPGs de mesa, mas isso é algo extremamente particular de cada jogo. Depende de vários fatores, se seu jogo usa valores altos ou baixos, do sistema de batalha, parâmetros dos personagens, número de inimigos em combate, como as habilidades funcionam e qual o peso dos equipamentos nestes atributos.

Uma dica pra simplificar: pense em quando o herói vai lutar com cada inimigo antes de criá-los. Por exemplo, suponhamos que uma Planta deva ser enfrentada quando o jogador estiver, em média, no nível 10. Qual o valor dos atributos do personagem nesse nível? E quais equipamentos ele poderá estar usando, do mais fraco ao mais forte? Quantos personagens estarão neste combate? E quantas Plantas?

Porém, tu deve ter percebido que isso vai dar um trabalho dos diabos e, ainda por cima, limita um pouco da experiência do jogo. A solução é que você pode definir valores adaptáveis. É mais fácil para você e mais dinâmico pro jogador. Suponhamos a mesma Planta, porém, logo no início da batalha, você usa os seguintes comandos:

Planta.Ataque = Herói.Ataque + 10

Aqui nos definimos o ataque da Planta para sempre ser dez pontos maior que o do herói, independentemente do nível ou dos equipamentos deste. Se você fizer isso com todos os atributos você terá um inimigo "evoluindo" juntamente com o jogador. Claro, para não termos Ratos superpoderosos-nível-deus, podemos deixar as coisas um pouco mais complexas:

Se (Herói.Nível > 10):
    Rato.Ataque -= (Herói.Nível / 10)
Do Contrário:
    Rato.Ataque = Herói.Nível

Lógica do exemplo: se o herói estiver entre os níveis um e dez, o Rato irá se fortalecer conforme o nível do personagem. Porém, uma vez que o jogador alcance o nível onze, o mesmo Rato perderá um ponto à cada dez níveis do jogador. Ou seja, ele para de se fortalecer e enfraquece de acordo com a evolução do jogador. Não sei se consegui explicar direito, mas não é muito complicado. :D

LUNNO MAAKA e CORVO, muto obrigado pelas dicas!

LUNNO, eu vou tentar seguir esta "sequência" que você colocou aqui e ver se elas atendem.
CORVO, depois eu vou fazer o teste com esta fórmula, pois achei interessante a progressão do inimigo frente ao Herói, entretanto, nõ achei lega ela "decair", pois aí ele vai ficar muito fraco conforme eu evoluir após o "nível 10", né?

A ideia é que os inimigos que você enfrenta no nível cinco não te acompanhem até o noventa, mas depende da sua proposta também. Vai que existe um inimigo específico que você não quer ver se enfraquecendo? Dá pra fazer do jeito que você preferir.  :XD: