O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Uma pequena ajuda aqui para ajudar os pobres animais...

Iniciado por 02snake, 27/11/2019 às 12:07

27/11/2019 às 12:07 Última edição: 27/11/2019 às 14:31 por Gabriel N.
Bom dia pessoal!

Seguinte, conversando um dia destes com a minha digníssima esposa a respeito deste jogo que estou fazendo com/para meu sobrinho de 11 anos, notei uma certa "negativa" por parte dela (para não dizer outra coisa) com relação à "matar animais" (frase declarada mui clara e abertamente por ela) num jogo para crianças (sim, eu sei... ela já jogou Mário Bros mas esqueceu...)

Ao ver dela, o jogo deveria na verdade "salvar" os animais e/ou resgatá-los, desta forma ajudando-os e não eliminando-os, instigando assim nas crianças que o jogarem, o correto intuito que nós, seres humanos, devemos ter para com os animais ao qual nos foram sujeitos aqui neste globo. Enfim, dada a opinião dela (a qual eu particularmente sou muito apegado e tenho muita estima) e também ao fato que não desejo pernoitar por alguns ciclos lunares no móvel da minha sala (...) por ser-lhe tão contrariada (aprendi com o tempo a não "abusar da sorte", eu lhes pergunto aqui, francamente:

- Gente, pelo amor de Deus! Vocês sabem como eu posso criar um jogo onde eu "resgato" estes benditos animais ao invés de os eliminar como inimigos? Tipo, que tipo de "evento" eu poderia fazer onde eu sairia "procurando eles" (como resgatando para um NPC) e "salvando eles" (como quebrando algum obstáculo que os prenda).

Eu fico muito grato da ajuda, pois assim eu abandonarei as abelhas, os ratos, as galinhas, etc... como meus "inimigos" e vou tentar usar "robôs" (ou sei lá o que) para ficar no lugar.

Valeu gente!!! :e.e:

Ixi ai acho que vai mais da sua criatividade do que de fato alguma mecânica. Digo a mecânica vem depois de decidir como acha ideal ser feito.
No Pokemon tem a captura ao invês de matar, mesmo para o digimon (apesar que aqui alguns acabem sumindo  :fifufi: ). Acho que tem que botar a criatividade primeiro antes de sugerirmos algum sistema para isso, eu sugiro algo no estilo de pokemon, capturar e treina-los e talz, mas se quer ainda menos violência digamos assim, ai vai precisar fazer algo tipo Death Stranding pra criaturas, tipo salvar os animais e leva-los a algum lugar e talz, tem que usar a sua criatividade ai haha.

Citação de: Raizen online 27/11/2019 às 12:56
Ixi ai acho que vai mais da sua criatividade do que de fato alguma mecânica. Digo a mecânica vem depois de decidir como acha ideal ser feito.
No Pokemon tem a captura ao invês de matar, mesmo para o digimon (apesar que aqui alguns acabem sumindo  :fifufi: ). Acho que tem que botar a criatividade primeiro antes de sugerirmos algum sistema para isso, eu sugiro algo no estilo de pokemon, capturar e treina-los e talz, mas se quer ainda menos violência digamos assim, ai vai precisar fazer algo tipo Death Stranding pra criaturas, tipo salvar os animais e leva-los a algum lugar e talz, tem que usar a sua criatividade ai haha.
Então, a ideia "mais ou menos" seria essa: Eu sairia "procurando" alguns animais (como resgatando para um NPC específico) e ao achá-los, receberia algo. Daí, como "segunda quest" eu poderia ir "salvando" os animais que encontrasse (como quebrando algum obstáculo que os prenda) e ganharia "algo"...

Mas como eu iria "criar" um evento de "quebrar coisas" e/ou "tirar coisas da frete"?

Saqueis então ai seriam varias mecânicas separadas, acho que tem que separar as mecânicas que você quer no jogo e ir tentando programar cada uma delas separada.

Tipo, dos que você falou:
- Criação de itens no mapa
- Quebrar objetos
- Mover objetos
- Capturar animais (segui-lo possivelmente)

É dificil eu dar uma única solução acho que a ideia é ver as mecânicas que você vai por no jogo, tentar fazer ou ver se tem algum plugin/sistema pronto que satisfaça e ai voltar aqui no fórum com as dúvidas sobre aquela mecânica especifica. Tipo se você tentar fazer esse de quebrar objetos, mas estiver com dificuldades sabe, é o que eu faria a partir da informação que me deu agora :). Boa parte pode ser feita com os próprios recursos do RPG Maker, acho que vai ter que dar uma treinada na engine e ai você vai mandando aonde você ficar travado aqui.

27/11/2019 às 13:18 #4 Última edição: 30/11/2019 às 06:05 por Yorae Rasante
Sempre tem também o sistema do Earthbound. Nele os animais não são mortos, mas estão sendo afetados por um ser alienígena e voltam ao normal depois da batalha.
(Explicando, a maioria dos inimigos em Earthbound estão sendo afetados mentalmente por um ser megapoderoso do futuro chamado Giygas, não acho que é spoiler porque você é contado isso logo na intro. Isso os deixa agressivos e muito mais fortes e resistentes, masdando porrada neles eles voltam ao normal. Como quando forte o bastante você nem precisa mais lutar, só ralando nos inimigos no mapa eles perdem e te dão xp, eu considero como uma aura que os protege enquanto te ataca e que quando você destrói eles estão completamente saudáveis, nos casos que nem luta tem a sua se mostrou mais forte e a batalha terminou sem nem começar e eles tão livres mas confusos)

Mas para isso eles precisam de um texto de derrota, pro jogador saber que não morreu. No caso do Earthbound fica "cachorro se acalmou", "hippie voltou ao normal", "placa de pare ficou inerte de novo". Em pokémon é "desmaiou". Coisas assim são importantes também.

Citação de: Yorae Rasante online 27/11/2019 às 13:18
Sempre tem também o sistema do Earthbound. Nele os animais não são mortos, mas estão sendo afetados por um ser alienígena e voltam ao normal depois da batalha.
(Explicando, a maioria dos inimigos em Earthbound estão sendo afetados mentalmente por um ser megapoderoso do futuro chamado Giygas, não acho que é spoiler porque você é contado isso logo na intro. Isso os deixa agressivos e muito mais fortes e resistentes, masdando porrada neles eles voltam ao normal. Como quando forte o bastante você nem precisa mais lutar, só ralando nos inimigos no mapa eles perdem e te dão xp, eu considero como uma aura que os protege enquanto te ataca e que quando você destrói eles estão completamente saudáveis, nos casos que nem luta tem a sua se mostrou mais forte e a batalha terminou sem nem começar e eles tão livres mas confusos)

Mas para isso eles precisam de um texto de derrota, pro jogador saber que não morreu. No caso do Earthbound fica "cachorro se acalmou", "hippie voltou ao normal", "placa de pare ficou inerte de novo". Em pokémon é "desmaiou". Coisas assim são importantes também.
É, boa ideia. Obrigado!