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Recuperando Projetos Corrompidos

Iniciado por Corvo, 08/12/2019 às 14:32

Recuperando Projetos Corrompidos

Antes de começarmos:
NÃO ENTRE EM PÂNICO.
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Um dos maiores problemas do RPG Maker é a facilidade com que os arquivos do jogo são danificados. A causa mais frequente é o corte de energia, mas qualquer evento que interfira no processamento do programa ao salvar o projeto pode terminar em problemas. Isso inclui outros processos se sobrepondo - em termos de prioridade, falhas na conexão de internet se você estiver salvando o projeto em nuvem, enfim.

Tenha em mente que este erro não tem solução, é uma falha do programa. O máximo que pode ser feito é se prevenir.

Tenha backups. Mais de um, em mais de um servidor. Se possível, tenha backups em pen-drivers, HDs externos. E não espere fazer muito progresso para salvar todos eles. Faça diáriamente, mais de uma vez por dia. Automatize esse processo se necessário. O número de backups de alguém define o quão importante é o projeto.

Porém, supondo que depois de todos estes avisos você não tenha feito os backups. E agora? Bom, é rezar para ver se algo tem salvação. Na maioria dos erros, o arquivo corrompido sempre é o banco de dados do projeto, são os arquivos da pasta data.

Exemplos da pasta em projetos do RM VX ACE e MV
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Abrindo esta pasta, você verá uma série de arquivos que correspondem às abas do seu banco de dados. Note também que os mapas possuem arquivos separados e mais um contendo as configurações gerais. Pois bem, quando um deles estiver corrompido, o erro que será apresentado ao abrir o teste apontará qual arquivo retornou um erro.



Tendo identificado o arquivo com problema, saiba que os dados da aba respectiva foram perdidos. Para ver se foram apenas eles, crie um novo projeto em branco e copie o mesmo arquivo deste para o seu projeto. Por exemplo, se o arquivo Armors.rvdata2, substitua-o pelo mesmo arquivo de um projeto novo. Teste o projeto novamente e repita o processo sempre que um arquivo for acusado. Com sorte você poderá salvar um ou dois. Mais raro, mas não impossível, é este erro alcançando o executável do editor:


O processo para recuperá-los é o mesmo. Se tudo falhar, sente-se em posição fetal e lamente, seu projeto foi para o limbo dos jogos inacabados. Para finalizar, algumas dicas: 1) Faça backups. 2) Este erro acontece com mais frequência em versões pirateadas do programa. Não que as versões oficiais estejam livres, mas reduzem significativamente a quantidade de vezes em que isso ocorre. 3) Já fez os backups? Faça de novo.

 Boa Corvo! Backup parace algo banal porque a maioria das pessoas pensam "só vou fazer backup com uma grande quantidade de avanço" e é ai que as coisas dão errado. É sempre bom lembrar, ainda mais a galera nova no programa, de que isso é um jeito muito util de evitar trabalho dobrado e perda de arquivos.  :XD:


o complicado é que eu não possuo uma partição para fazer backups

Citação de: Speed online 08/12/2019 às 21:02
[...]

É um negócio que repetimos todo dia, mas ainda não entra na cabeça do pessoal. :(

Citação de: bowofsilk online 09/12/2019 às 23:58
o complicado é que eu não possuo uma partição para fazer backups

Então, com backup só queremos dizer pra copiar a pasta e colar em outro canto. Digo, em vários outros cantos.