O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Erro na imagem durante as batalhas

Iniciado por 02snake, 11/12/2019 às 11:11

Bom dia pessoal!

Está aparecendo um pequeno quadrado logo acima dos inimigos em todas as batalhas, não importando o mapa.

https://ap.imagensbrasil.org/images/2019/12/11/Sem-titulo.jpg

Vocês fazem ideia do que pode ser?

Desde já agradeço a ajuda!

02Snake

É, pelo visto é o mesmo problema, mas para ser bem sincero, eu não entendi (desculpa a ignorância).

Um dos colegas disse que é "esse quadrado preto tá parecendo que é o sprite do "status" do inimigo" e outro disse que é "o primeiro ícone do iconset. Enquanto nenhum efeito está ativo, sobre o gráfico do inimigo é desenhado o primeiro ícone do iconset, que geralmente é transparente. Eu não sei o que acontece que tanta gente coloca o primeiro ícone do íconset preto"

Eu não entendi. O que é este "sprite" e onde é este "ícone do iconset" (tipo, o que é iconset?)

Como mencionei, sou bem novo neste programa e não sei os "nomes" de cada parte.

Alguém poderia me ajudar, por favor?

Iconset é a imagem contendo o conjunto de ícones que seu jogo usa para diversos propósitos. É uma imagem que você vai encontrar dentro da pasta img/system do projeto. Abra-a e veja que cada ícone tem uma posição certa, sendo o primeiro o que estiver no canto superior esquerdo da imagem. Este ícone será usado para mostrar o "estado neutro" nos inimigos, ou seja, aparece quando não há nenhum outro estado aplicado. Estados são as condições, envenedado, cego, paralisado e afins.

Se, por algum motivo, o espaço deste ícone estiver ocupado por outro ou pela cor de fundo da imagem, você terá de remover. Dificilmente isso acontece, só vejo ocorrer quando o desenvolvedor instala um Iconset sem usar o gerenciador de arquivos do programa. Pra facilitar sua vida, aqui está a imagem padrão do MV. É só substituir.

Spoiler
[close]

Citação de: Corvo online 11/12/2019 às 12:12
Iconset é a imagem contendo o conjunto de ícones que seu jogo usa para diversos propósitos. É uma imagem que você vai encontrar dentro da pasta img/system do projeto. Abra-a e veja que cada ícone tem uma posição certa, sendo o primeiro o que estiver no canto superior esquerdo da imagem. Este ícone será usado para mostrar o "estado neutro" nos inimigos, ou seja, aparece quando não há nenhum outro estado aplicado. Estados são as condições, envenedado, cego, paralisado e afins.

Se, por algum motivo, o espaço deste ícone estiver ocupado por outro ou pela cor de fundo da imagem, você terá de remover. Dificilmente isso acontece, só vejo ocorrer quando o desenvolvedor instala um Iconset sem usar o gerenciador de arquivos do programa. Pra facilitar sua vida, aqui está a imagem padrão do MV. É só substituir.

Spoiler
[close]
Hummm... interessante. Então foi isso. Eu instalei este "Iconset" que tinha muito mais opções de ícones, como espadas, escudos e outros. Mas eu estou usando eles, e agora? Como corrigir isso?

(E CORVO, muito obrigado pela a sua ajuda!)

Aperte F10 para abrir o gerenciador de arquivos do MV. Selecione a pasta system e reimporte o arquivo. Possivelmente o programa vai te pedir que selecione a cor de fundo para ser cortada. É só clicar nela e prosseguir.

Citação de: Corvo online 11/12/2019 às 12:44
Aperte F10 para abrir o gerenciador de arquivos do MV. Selecione a pasta system e reimporte o arquivo. Possivelmente o programa vai te pedir que selecione a cor de fundo para ser cortada. É só clicar nela e prosseguir.
E eu não vou perder os ícones anteriores?

Não porque você estará usando a mesma imagem que está instalada no projeto. O problema é que, se você apenas copiar a imagem para a pasta, o programa não definiu qual a cor de fundo a ser removida nos ícones. Daí aparece o fundo preto quando deveria ser transparente. De toda forma, criar o hábito de fazer backups é a melhor opção pra prevenir problemas.

11/12/2019 às 20:28 #8 Última edição: 11/12/2019 às 20:54 por 02snake
Bom, o F10 abre o "gerenciador de Plugins", mas eu achei aqui o "Gerenciador de Recursos", que imagino ser a mesma coisa. Daí, na coluna da direita eu cliquei em img/system. Daí apareceu na coluna da esquerda vários arquivos *.png, e entre eles os Iconset que eu tenho salvo lá (tenho Iconset, Iconset2 e Iconset3), mas em todos os 3 o primeiro "quadradinho" está "em branco" não tem nada escrito.

Eu até abri o Iconset salvo no PAINTNET e deixei aquele primeiro quadradinho como "sem fundo" usando a "varinha mágica". Daí, salvei, fechei o programa, refiz o passo de importar o Iconset e, ficou na mesma.

EDIT: Resolvido! Eu vi neste tópico https://centrorpg.com/index.php?topic=16324.0 que o problema era o tamanho do arquivo (ou da imagem) e a que eu estava usando era realmente "ignorante". Daí eu editei ele para ficar menor e "Voilà", deu certo.

Obrigado CORVO como sempre pela ajuda!