O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Oust

Iniciado por philippejugnet, 16/01/2020 às 03:43

Achei muito interessante a complexidade do universo q vc criou
Os gráficos estão ótimos e a trilha sonora já merece um 10 só por ser original
Só achei a Boss Theme #1 um pouco "fraca", não me passou aquele clima de batalha
A ideia da aleatoriedade eu tbm achei bastante interessante, quero ver como vai ser in game

Da próxima tenta trazer um pouco do design do jogo, tela inicial, menu, etc...
Sorte com o projeto :thumbsup:

Hello a todos!

Venho aqui hoje atualizar vocês quanto ao andamento do projeto,

antes de tudo, queria saudar e parabenizar o querido Jorge_Maker pois agora ele é nosso programador dentro do universo de Oust!

A demo está na reta final, faltam apenas algumas melhorias para que vocês joguem a demo totalmente polida. Estamos embelezando algumas cenas e adicionando alguns detalhes aqui e alí.

Vai aqui uma palinha para vocês :)

Ultimamente, vou divulgar o link do discord! quem tiver interesse em testar a versão alpha é só entrar lá! ( Se o link expirar, entre em contato comigo inbox )

grande abraço do Phil, e obrigado por apoiarem o projeto!

Mockup da nova janela de chat  :e.e: :e.e:

05/07/2020 às 17:07 #18 Última edição: 05/07/2020 às 19:10 por philippejugnet
Olá! Quanto tempo, Makers!

Antes de mais nada, eu gostaria que o tópico fosse movido para a area de RPGMAKER MV   :dracula:

O jogo "sofreu" uma modificação absurda! Depois da primeira demo fechada, fiquei me perguntando se realmente estaria fazendo a coisa certa com o projeto-não que o feedback tenha sido negativo, na realidade, foi muito positivo, mas não estava a altura do que eu imaginara quando o iniciei.- mas rolaram bugs com a engine, problemas com FPS, limitações do programa...
Daí eu tirei um tempo para pensar sobre o que iria fazer com o game, em outras palavras, algo teria de mudar, entre elas passaram pela minha cabeça: refazer, melhorar, desistir...?
Sim, cheguei a pensar em desistir do projeto e tentar outra forma de abordar, escrevi algumas páginas de um possível livro, desenhei VÁRIAS páginas de rascunho para uma possível história em quadrinhos, enfim. Depois de refletir muito sobre tudo, desistir realmente não estava entre uma das opções, então melhorar seria o caminho. Deixei de lado minha zona de conforto com uma engine problemática, e tomei a decisão de usar outro RPGMAKER (desculpe XP lovers...). Com isso eu trouxe um plugin que funciona muito melhor com a forma que eu quero contar a história. MV3D. Posso dizer que recuperei minhas energias para trabalhar com o projeto, e estou muito orgulhoso com o que tem saído, e por isso vou compartilhar apenas um pouquinho com vocês  :sir:

Então, no teu caso esta modificação não foi a melhor das ideias. Você tinha um estilo 2D bem fechadinho, com identidade visual e uma atmosfera (intencionalmente) densa bem reconhecível. A imagem da janela de chat é chamativa, dava para dizer de primeira "Ah, é do Oust.". Nas imagens dessas versão MV3d você perdeu totalmente a identidade, posso dizer que não consegueria diferenciar o projeto se ele estivesse no meio de uma montanha aleatória de jogos de PS1.

Que bom que retomou o ânimo para trabalhar, mas se quer mesmo seguir este novo estilo, minha recomendação é ir pra Unity. Esse plugin é uma gambiarra pra forçar uma coisa cuja engine não foi feita pra fazer, vai dar muito trabalho é é impossível ter um resultado satisfatório. Digo, recomendo mesmo é voltar pro lado que estava seguindo, não se mexe em time ganhando. Mas aí é com você, faça da forma como achar mais válido.

Boa sorte. :)

E só para reforçar  :XD:, concordo com o Corvo.
Você tinha um estilo bem fechado e mais único, eu não curto tanto esse estilo de mode7 porque distorce completamente as artes em pixels. Mesmo se fosse optar entre entrar de cabeça na modelagem e fazer um jogo 3D, talvez usando o Unity ou alguma biblioteca gráfica que nem o Babylon só que sem sprites... Ainda como jogador eu costumo preferir aquele estilo de pixel art.

Poxa, vou ter que concordar com os meus queridões acima!! Eu gostava DEMAIS da ambientação 2D do Oust, que parecia super original e bem feita. Não que essa nova ambientação esteja ruim. Acredito no seu potencial em fazer tudo ficar tão bom quanto ficaria se fosse 2D, mas o projeto já era o meu xodózinho da forma que estava! Hahahaha

De qualquer forma, desejo sorte com o desenvolvimento e vou continuar aguardando por novidades!!

Eu entendo que deve ser bem frustrante ter todo esse trabalho para fazer as mudanças e elas não caírem muito bem nas graças do seu público, mas infelizmente vou ter que me incluir nessa. O que cativava no projeto era justamente o estilo dos gráficos 2D, os tilesets originais que tinham aquela vibe mais dark com certeza eram um diferencial e tanto.

Não que o 3D tenha ficado ruim, levando em consideração que o RM não é feito para esse tipo de mapeamento, devo dizer que você fez milagre com esses mapas, mas infelizmente a qualidade "visual", por assim dizer, caiu um pouco. Veja bem, ao utilizar esse estilo 3D, dá a impressão de estar utilizando uma tecnologia mais ultrapassada, é como se o projeto não fosse envelhecer muito bem após estar completo. Já o 2D em pixel art, é um estilo saudosista e que está super em alta novamente, jogos com o estilo natural de mapeamento do RM estão cada vez mais comuns atualmente e, para você ter conseguido se diferenciar em meio a esses tantos outros, é sinal de que estava fazendo alguma coisa certa.

No mais, acho que você poderia continuar com o 2D mas trocar a engine. O XP é uma engine muito antiga (se levarmos em consideração que já tivemos três outras depois dele, e já estamos nos preparando para uma quarta), tenho certeza que você pode alcançar resultados ainda mais impressionantes se aumentar um pouquinho a versão, utilizando o MV ou até mesmo o ACE, a quantidade de recursos que você vai encontrar é bem maior e as possibilidades são infinitas. Estou dizendo que é impossível continuar com o XP? Não. Mas não dá para negar que a engine é mais limitada em relação as suas irmãs mais novas.

Enfim, gosto muito do projeto e mesmo com o 3D continuarei acompanhando as atualizações, mas cabe a você perceber o que seu público espera e tomar notas das reações, porque no final das contas você tinha conquistado esse público com uma coisa, e trocando essa coisa por outra pode fazer com que ele perca o interesse. Boa sorte com o progresso, de qualquer forma você está fazendo um belo trabalho! :XD:

08/07/2020 às 19:01 #23 Última edição: 08/07/2020 às 19:11 por philippejugnet
Eu fico muito feliz com o feedback de vocês, a final, é para vocês que eu tô fazendo esse game   :XD:.
Não tenho nada para discordar do que foi dito aqui, sem exceções.
Acho que o meio termo é a saída correta aqui. Acho que poder girar a camera vai ser muito importante por conta de algumas mecanicas que já foram implementadas no game.
Isso aqui deve ser o meio termo correto =).
(Os mapas ainda estão um pouco vazios, pois estou fazendo testes de modelagem ainda)

Acho que o ponto do negócio já ficou bem claro pelas mensagens do colegas acima, mas irei deixar minha aqui só para reiterar o que já disseram.

As novas screens estão bonitas, você conseguiu tirar um bom resultado com o uso desse plugin, apesar de todas as limitações que ele deve ter. O problema é que ao fazer essas mudanças você acabou por descaraterizar aquilo que o jogo era. Toda a parte gráfica do seu jogo estava funcionando de maneira praticamente perfeita, todos elementos gráficos funcionavam harmonicamente. Isso gerava uma identidade visual bem única, era fácil distingui-lo de qualquer outro projeto, mas isso não acontece mais.

O que pega não é nem a câmera ser fixa ou você ter ou não a possibilidade de girá-la. A questão é que com esses cenários em 3D você acabou por perder a estética polida que seu jogo tinha. Veja bem, tudo agora parece muito mais genérico, limitado e amador, mesmo que no geral as texturas e sprites sejam os mesmos de antes. A cada screen dá pra pontuar ao menos uma coisa que pareça deslocada ou estranha. São texturas distorcidas, pixels gigantes pulando na sua cara, serrilhados e etc...  Os novos ambiente sequer passam devidamente a atmosfera sombria de antes.

Eu não duvido que você consiga fazer um excelente trabalho no MV com o uso desse plugin, mas ainda será só uma sombra de tudo aquilo que o jogo prometia (e já parecia) ser. Enfim, minha recomendação é a mesma do Corvo: Volte para o que estava fazendo enquanto há tempo, em time que está ganhando não se mexe.

Aliás, fiquei me perguntando, como irá adaptar o sistema de batalha? Seria uma tarefa nada fácil e acho muito pouco provável que fique algo bom e dinâmico.

28/07/2020 às 18:18 #25 Última edição: 21/08/2020 às 00:25 por Seki
Citação de: Gabriel online 14/07/2020 às 09:21
Acho que o ponto do negócio já ficou bem claro pelas mensagens do colegas acima, mas irei deixar minha aqui só para reiterar o que já disseram.

As novas screens estão bonitas, você conseguiu tirar um bom resultado com o uso desse plugin, apesar de todas as limitações que ele deve ter. O problema é que ao fazer essas mudanças você acabou por descaraterizar aquilo que o jogo era. Toda a parte gráfica do seu jogo estava funcionando de maneira praticamente perfeita, todos elementos gráficos funcionavam harmonicamente. Isso gerava uma identidade visual bem única, era fácil distingui-lo de qualquer outro projeto, mas isso não acontece mais.

O que pega não é nem a câmera ser fixa ou você ter ou não a possibilidade de girá-la. A questão é que com esses cenários em 3D você acabou por perder a estética polida que seu jogo tinha. Veja bem, tudo agora parece muito mais genérico, limitado e amador, mesmo que no geral as texturas e sprites sejam os mesmos de antes. A cada screen dá pra pontuar ao menos uma coisa que pareça deslocada ou estranha. São texturas distorcidas, pixels gigantes pulando na sua cara, serrilhados e etc...  Os novos ambiente sequer passam devidamente a atmosfera sombria de antes.

Eu não duvido que você consiga fazer um excelente trabalho no MV com o uso desse plugin, mas ainda será só uma sombra de tudo aquilo que o jogo prometia (e já parecia) ser. Enfim, minha recomendação é a mesma do Corvo: Volte para o que estava fazendo enquanto há tempo, em time que está ganhando não se mexe.

Aliás, fiquei me perguntando, como irá adaptar o sistema de batalha? Seria uma tarefa nada fácil e acho muito pouco provável que fique algo bom e dinâmico.

Vim para concordar com isso e com os companheiros anteriores, eu fiquei muito interessado na ideia original do projeto e confesso que essa mudança tão abrupta me abalou um pouco. Não que a ideia seja ruim, acho que poderia ser reaproveitada talvez em um "Oust 2" ou em um spin-off do game que fosse lançado posteriormente, mas o que parecia dar o charme e unicidade ao projeto era mesmo o seu estilo visual, a atmosfera e toda a ambientação em geral - e isso se perdeu de certa forma com a mudança de gráficos.

Eu também não sei se a trilha sonora irá se encaixar nesse novo estilo de gráficos 3D, pois até então eu tinha uma visão bem séria do projeto, e agora o vejo aparentar ser algo mais relaxado/animado. Bem, apesar disso, e qualquer que seja a sua decisão de design para prosseguir, Oust ainda é um jogo que vale cumprimentos pelo esforço e capricho colocado nele. Boa sorte!

10/01/2021 às 04:16 #26 Última edição: 10/01/2021 às 04:48 por philippejugnet
BIG hiatus, ao que parecia né galera?

Bom eu precisei de um BOM tempo para decidir o que eu queria, e já tem uns meses que retomei o projeto, juntei uma grana e estou financiando artistas para me ajudarem daqui pra frente, o projeto precisa lançar.

Sobre toda essa confusão sobre 3D ou 2D eu resolvi fazer isometrico, é a melhor saída, e está super agradável, vou mostrar!

Eu vou pedir mais uma vez o apoio de vocês... por favor sigam as redes sociais, o projeto realmente precisa de visibilidade para eu conseguir financiar... não consigo bancar tudo sozinho

instagram Facebook

um grande abraço a todos, vou informando vocês!

(pretendo ter a demo nova em isometrico até março)

btw, estou contratando programador  :br: :br:

Eu amo isométrico. Acho que é uma ótima solução para aquele seu dilema entre o 2D e o 3D. Ainda que ele seja 2D em sua essência, ele passa uma impressão maior dessa tridimensionalidade, ou seja, "dá para enganar bem".

Agora, essa arte do personagem está incrivelmente linda. Poderia deixar o contato do responsável por ela?

No mais, fico no aguardo da demonstração para poder dar um parecer maior. Sucesso!! :XD:

Excelente, muito melhor que o meio termo anterior. Salvo alguns detalhes menores como os relevos das construções (escada, placas e parapeitos das tendas), ficou bem semelhante à proposta do 2D mantendo, possivelmente, a liberdade que você queria com a câmera. QUando der, poste mais cenários para vermos como ficou no geral, mas pela imagem já está muito bom.  :ok:

Nada melhor do que encontrar o caminho que agrada não só as suas convicções como os gostos do público! Está bem melhor dessa forma! Seguimos desejando e esperando o melhor! Ótimo trabalho!