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Dúvidas gerais sobre o RPG Maker MV

Iniciado por Karameikos, 04/02/2020 às 10:50

04/02/2020 às 10:50 Última edição: 04/02/2020 às 10:54 por Gabriel N.
Olá a todos!

Acabei de chegar no mundo do RPG Maker MV depois de décadas! Huahuahuahu

Já estou cheio de idéias e de dúvidas, espero que possam me ajudar.

1) como em quase todos os rpgs o sistema de batalha é muito importante, mas não achei um "manual" de como o sistema que já "vem de fábrica " funciona.

A)Alterar a posição dos personagens durante a batalha muda  alguma coisa na estratégia?

B)Qual atributo influencia  na geração de TP?

C)Como eu sei a ordem de ação durante o combate se não aparece nenhuma barra? E eu também não achei a relação da Agilidade - velocidade, 1 de agilidade resulta em quanto de velocidade?

D)Na verdade eu não tenho achado quase nenhuma fonte de relação entre os atributos com outros fatores do sistema. sorte impede a aplicação de debuff? Como?


Obrigado!



Bem-vindo de volta, Karameikos.

1) É uma batalha por turnos exatamente igual às versões anteriores. Visualmente você pode escolher entre uma batalha frontal ou lateral, mas o funcionamento é o mesmo.
A) Por padrão, não. Mas você pode criar plugins para incluir alguma coisa.
B) Nenhum. TP é gerido individualmente, sendo aumentado ou reduzido conforme o uso de habilidades. Tudo isto você define no banco de dados. Se quiser que algum atributo seja usado em qualquer cálculo, precisará inserir código no jogo.
C) Nada te impede de inserir uma barra. Porém, ataca primeiro quem tem a maior agilidade. Nunca me preocupei em pesquisar qual a relação deste parâmetro com a velocidade. O problema é que, diferentemente das outras versões do programa, a documentação do MV não ajuda em absolutamente nada. Vou ter que fuçar o código e volto quando encontrar algo.
D) A maior parte das relações é totalmente arbitrária mesmo, mas também só fuçando o código. Pesquisei alguns tutoriais sobre, mas são informações muito básicas. Geralmente o pessoal altera bastante os sistemas, não se preocupando muito com o funcionamento padrão.


Muito obrigado Corvo. Então o jeito é procurar por plugin que modifique aquilo que quero. Eu conheço apenas o yanfle, e vi que ele se aposentou.



Citação de: Corvo online 04/02/2020 às 11:16
Bem-vindo de volta, Karameikos.

1) É uma batalha por turnos exatamente igual às versões anteriores. Visualmente você pode escolher entre uma batalha frontal ou lateral, mas o funcionamento é o mesmo.
A) Por padrão, não. Mas você pode criar plugins para incluir alguma coisa.
B) Nenhum. TP é gerido individualmente, sendo aumentado ou reduzido conforme o uso de habilidades. Tudo isto você define no banco de dados. Se quiser que algum atributo seja usado em qualquer cálculo, precisará inserir código no jogo.
C) Nada te impede de inserir uma barra. Porém, ataca primeiro quem tem a maior agilidade. Nunca me preocupei em pesquisar qual a relação deste parâmetro com a velocidade. O problema é que, diferentemente das outras versões do programa, a documentação do MV não ajuda em absolutamente nada. Vou ter que fuçar o código e volto quando encontrar algo.
D) A maior parte das relações é totalmente arbitrária mesmo, mas também só fuçando o código. Pesquisei alguns tutoriais sobre, mas são informações muito básicas. Geralmente o pessoal altera bastante os sistemas, não se preocupando muito com o funcionamento padrão.

Exatamente, quanto mais personalização precisar, mais código. Agora, existe um milhão de programadores que cria ou criaram sistemas pro MV. De todos eles, o Yanfly deve ser a última opção, depois de considerar se você mesmo não pode aprender a fazer ou se o sistema é absolutamente necessário. Só aqui você encontra dezenas de plugins dos mais diversos tipos, e nem é uma área tão movimentada.

Se você usar os plugins do Yanfly, consequentemente terá de continuar adicionando somente os dele. Muitos sistemas exigem outros códigos pra funcionar, os famosos cores, que vão quebrar muita coisa que vocÊ tenha adicionado previamente ou mesmo os plugins que você fizer no futuro, pois haverão alterações em estruturas básicas que você precisará levar em conta.

Na dúvida, e por boas práticas, use o Yanfly no máximo como referência. Daquelas que você olha de longe e de longe está bom.  :XD:



Sempre gostei tanto dos vídeos dele. Algum motivo para evitar o conteúdo, tirando o fato de que eu fico dependente?

Vou procurar por plugin aqui então.

Citação de: Corvo online 04/02/2020 às 18:59
Exatamente, quanto mais personalização precisar, mais código. Agora, existe um milhão de programadores que cria ou criaram sistemas pro MV. De todos eles, o Yanfly deve ser a última opção, depois de considerar se você mesmo não pode aprender a fazer ou se o sistema é absolutamente necessário. Só aqui você encontra dezenas de plugins dos mais diversos tipos, e nem é uma área tão movimentada.

Se você usar os plugins do Yanfly, consequentemente terá de continuar adicionando somente os dele. Muitos sistemas exigem outros códigos pra funcionar, os famosos cores, que vão quebrar muita coisa que vocÊ tenha adicionado previamente ou mesmo os plugins que você fizer no futuro, pois haverão alterações em estruturas básicas que você precisará levar em conta.

Na dúvida, e por boas práticas, use o Yanfly no máximo como referência. Daquelas que você olha de longe e de longe está bom.  :XD: