O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O que é o RPG maker nos dias atuais?

Iniciado por Alexrockmaker, 10/02/2020 às 19:38

Olá, colegas.  :blink:

Hoje, dia 10/02/2020, vi um video no Youtube enquanto procurava por conteúdo da nossa querida engine. O nome do video é "the problem with RPG maker" (https://www.youtube.com/watch?v=DLNDAPbFdKE), do usuário Wolfborgg, lançado no começo de 2019. No video ele discute especificamente sobre jogos da engine que são postos para venda em serviços como a steam, e jogos de qualidade no mínimo duvidosa, e de como são muitos. Mas o conteúdo do video em si é um assunto que será tratado em outro momento.

Sobre a Engine & Usuários;

O que me chamou atenção foram alguns comentários desse video, refletindo principalmente sobre como a engine, apesar do seu potencial de criação de jogos, acaba vulgarizada e estigmatizada pelo amadorismo de produções comerciais [deixando muito claro que não está em pauta projetos de iniciantes ou projetos gratuitos, que tem qualidade de produção dentro de algumas limitações]. E calhou com algo que vem acontecendo a alguns meses, e me preocupando de alguma forma...qual o lugar do RPG maker dentro da cena de jogos indies hoje em dia?

Hoje o acesso a ferramentas de produção de jogos são mais democratizados, e o próprio acesso á documentação e material sobre programação, arte e música é muito facilitada. O RPG maker acaba sendo a primeira experiência de muita gente que sonha em ser um desenvolvedor e, quando essa pessoa avança nos seus estudos, acaba migrando pra outro software. Isso, aparentemente, cria um problema de sempre estar se produzindo material iniciante, com muito potencial, sem dúvida, mas esse potencial muito provavelmente vai florescer em outra comunidade.

E isso nem de longe é culpa da engine, ou é de alguma forma culpa do usuário iniciante. Pois convenhamos, pegar no pé do RPGM ignorando a quantidade de produções ruins de outras engines maiores seria viralatismo flagrante. Porém a falta de um volume maior de produções feitas por usuários mais experientes cria essa impressão de que a engine é tosca, feia e limitada. Claro que pressa em lançar e divulgar um projeto sem antes fortalecer as bases teóricas contribui para isso, não é demérito usar os assets padrão, se bem usados. Até então tínhamos canais de divulgação e tutoriais, que é uma galera incrível, como o Murilo Maker, o Café Gamer e o Ludo.

Sobre os produtores de conteúdo do nicho;

O Ludo segue fazendo videos incríveis, inclusive indo além e falando de tópicos inéditos dentro de tutoriais de rpg maker. Agora...ano passado, por motivos pessoais, o Café pausou o canal. O Murilo, esse começo de ano, disse que vai mudar os rumos do canal. Não culpo de forma alguma nenhum deles, pois, como vou falar a seguir, o nicho de RPG maker está atrofiado. Deve ser frustrante para um produtor de conteúdo investir tempo e recursos para algo que não traz resultados além de uma comunidade pequena e fiel, mas convenhamos que só isso não basta.

Por exemplo o caso do canal do Molusquetti. O rapaz ganhou notoriedade com gameplays de jogos indie, muitos deles de RPG maker, como as várias franquias traduzidas e produzidas pela Zero Corpse. O canal tem 500 mil inscritos, mas as gameplay de jogos desse nicho pegam ali uns 3 mil, 2 mil visualizações, enquanto yandere simulator pega 30, 50 mil. O público não tem mais interesse nesse estilo de jogo? porque?

De certa forma isso explica a debandada de produtores de conteúdo do nosso nicho, seja abrindo mais o seu leque de assuntos ou seja abandonando o canal, que pode ter seus motivos de problemas pessoais, não os conheço para afirmar por eles, mas que aparenta ter o componente frustração muito presente. Esse produtores que eram responsáveis por apresentar projetos dos seus inscritos para a comunidade, de criar esse ambiente de troca de ideias e críticas construtivas.

Minha opinião como desenvolvedor ao refletir sobre essas questões

Falando por mim, agora...eu mesmo ando desanimado. Depois de traduzir meu jogo e observar o aceitação em comunidades internacionais eu vou rever se é viável investir muito esforço na sequência. O jogo não é perfeito, longe de ser. Porém os meios de divulgar, os espaços para esse tipo de jogo estão escassos. Então pergunto;

O que é o RPG maker nos dias atuais?
Em quase qualquer lugar esse é meu nickname

Curiosamente, discutimos parte desse assunto em algo que está para sair ainda esta semana. O RPG Maker é uma engine de ciclos. Geralmente, são iniciantes que a conhecem e dão seus primeiros passos. Produzem algum conteúdo para si mesmos e para a comunidade, começam a aprender e percebem que o RM é sim bastante limitado. Por mais que você reprograme o jogo inteiro, ainda haverão limitações que o programador não irá burlar simplesmente porque não vale a pena. Nestes últimos anos, estamos na etapa final do ciclo. Principalmente nas comunidades: o pessoal que conheceu o programa na infância/adolescência cresceu e que voar mais alto.

Este ciclo não acontece nas outras ferramentas. Unity, por exemplo, sempre se vendeu como a engine profissional que é. Ela não te dá motivo algum para sair dela por mais que você aprenda. Não estou dizendo que é impossível criar jogos profissionais no RPG Maker, mas é bem mais trabalhoso se você quiser fugir do padrão. Padrão este que, dada a facilidade de produção, se tornou a cara do RM em todo canto.

Na minha opinião o que acontece é o seguinte: o programa facilita demais as coisas. Mesmo que o usuário se desenvolva como criador, ele produz rápido demais e não amadurece profissionalmente, lançando os projetos que conhecemos bem sem se importar com imagem e afins. É um problema que qualquer engine voltada à iniciantes sempre vai ter.

Agora, quanto aos produtores de conteúdo, talvez o nicho só seja muito pequeno. Pouco público gera frustração em qualquer um e, convenhamos, dificilmente o RPG Maker irá gerar tanto interesse quanto os programas que centenas de estúdios AAA usam por ano. O pessoal se interessa quando vê um jogo bem feito sendo lançado e, sendo isso raro na nossa bolha, complica. Se você quer ter a mesma relevância de um Davy Jones da vida, tu vai precisar ser extremamente bom se quiser fazer isso com RPG Maker. Ou só muito bom usando outros programas.


Agora, um adendo que o pessoal sempre se esquece: comunidades de RPG Maker são para desenvolvimento, não distribuição. A porcentagem de membros de um fórum que não aparecem só pra falar do próprio jogo é mínima, então a divulgação está sendo feita pra ninguém. Jogos devem ser divulgados para jogadores, os desenvolvedores têm seus próprios projetos pra tomar conta.

Dentro das comunidades, sejam elas quantas forem, um jogo nunca terá a visibilidade que teria no Youtube ou Facebook.

10/02/2020 às 21:09 #2 Última edição: 11/02/2020 às 01:04 por torumen
não somente nos dias atuais mas desde de sempre os rpgmakers sempre estiveram focado em um publico diferente, mais jovem, e com menor carga teórica. eu chamaria de uma "toy engine", o sistema de eventos, os assets pre-prontos da engine, até mesmo a linguagem de script,  sem contar que ja vem com todo os sistemas do jogo pre-moldados. Tudo construido e pensado pra conquista um publico que sabe absolutamente nada sobre desenvolvimento de jogos, a própria empresa continua a lança packs e mais packs de recursos (musica, tiles. herois, etc) pra que seu publico continue desenvolvendo jogos e possuam o poder de escolher que visual ele terá.

é preciso entender esse lado da engine, e mesmo que os programadores façam magia negra em esforços para transforma  a engine em algo mais poderoso, ainda assim, isso não muda o fato q ela foi construída para pessoas iniciantes. Ainda assim, o maker tem seu potencial naquilo pelo qual ele foi construído. Criar jogos de maneira fácil e divertida.

Ja para aqueles que querem algo a mais, possibilidades elevadas, um maior poder de construção, existem varias engines monstruosas hj em dia, ou, em niveis mais avançados, há a possibilidade de se desenvolver as próprias engines.

Nos dias de hoje, o seu publico amadureceu, aqui mesmo se for observa so encontro pessoas entre 20 e 30 anos, uma galera um pouco mais velha que ja bateu muita cabeça pra criar algo na engine, e que provavelmente, assim como eu, descobriu a engine la pela adolescência, onde provavelmente n sabiam nem o que era uma sprite.

Concordo com o @Corvo e acredito que teremos sim uma nova leva de programadores mirins ansiosos em criarem seus próprios jogos, assim como foi com a maioria de nós. Acredito nisso pois, ainda hoje, vejo o rpgmaker como a melhor engine de sua categoria, uma prova disso é que ja são duas décadas de existência se contar do primeiro maker lançado, e ainda assim a comunidade maker continua em pé.

Sobre produções comerciais, acredito que a engine tem seus limites, e por mais que seja possível se fazer algo, ainda assim é algo muito pontual ( se vc vai fazer um jogo que tem uma pegada rpgmaker, então o rpgmaker é a melhor engine pro seu jogo) e tentar fugir do estilo que a engine traz acaba custando muito trabalho, o que seria melhor aproveitado em uma engine mais flexível dependendo do que vc quer.

Falando um pouco sobre desenvolvimento de software, não existe engine ou linguagem perfeita, mas sim aquela que melhor se encaixa para o seu projeto. por isso ainda acho q o maker tem la seu espaço, mas claro, não é muito grande, já q é limitado.

Spoiler
por fim, quere usa o rpgmaker pra tudo é tipo querer programa em ruby no windows, até da, mas tem opções melhores
[close]

Edit

pra galera iniciante leia aqui

Spoiler
eu fiquei lendo aqui as respostas e bom, talvez pra alguem que começou a pouco tempo e ver palavras como "limitada" faça vc pensa que é melhor procura algo melhor...CALMA jovem padawan, ver isso aqui:

Spoiler
[close]

sim, da pra se fazer bons jogos com maker, e da pra se ganhar dinheiro.
[close]