O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Warsong - Epic Theme

Iniciado por Gabriel, 14/02/2020 às 16:56

Essa é uma tentativa um pouco mais ousada que as anteriores de criar uma música mais orquestral e épica.

Fiquei um tempão nessa, apesar de que eu poderia ter trabalhado melhor com os metais, no geral até que curti bastante o resultado. O que acham? A ideia do tema é representar uma cena épica de guerra, que trouxesse urgência e, talvez, tensão.

Rapaz, negócio gostoso de ouvir. Representou perfeitamente a cena, se você fechar os olhos até enxerga a treta. Adoro essa percurssão. Talvez eu esteja ouvindo coisas, mas me pareceu que os trompetes(?) deram uma escorregada em 1:39, mas foi a única coisa relevante que achei pra comentar. Fora isso, só elogios. o/

Valeu, Corvo! Também curto demais esse tipo de percussão. :XD:

De 1:33 em diante é uma seção com cordas, essa escorregada que você diz foi algo proposital que tentei pra dar mais movimento a melodia. Achou que ficou dissonante ou incomodo?

Ah, então seria um violino? Não ficou incômodo, mas me deu a ideia de que, se não fosse uma composição digital, o músico literalmente escorregou o dedo ali. Achismo: talvez porque foi a única mudança muito rápida rápida na frase, quando todas as outras notas seguem o compasso bonitinho. Não sei se os termos são estes, mas creio que deu pra entender. :D

Sim, são violinos e violoncelos. Entendo sua colocação, mas a ideia era realmente para parecer como se o musico tivesse escorregado o dedo. Talvez eu devesse tê-lo feito mais vezes, apesar de que, também propositalmente, quis deixar apenas nesses momentos em especifico para (não sei se isso faz algum sentido) não tornar os motivos da melodia dependentes disso.

De certo modo meu objetivo foi alcançado, já que você notou esse deslizar, eu só não sei se, numa visão técnica, esse tipo de colocação foi correta ou não. :sera:

Adorei a orquestração. Você aparenta ter muito mais noção de como construir as seções agora.
Alguns pontos que posso dizer é pra tomar cuidado com o sobrecarrego de Ostinatos.
Ostinatos são pequenas frases, como essa que você usa na base e permanece pelo resto da música. Aqui, eles funcionam muito bem pra criar a tensão, mas não é bom sempre usar o mesmo ostinato durante a música toda, pode cansar o ouvinte dependendo do uso da música. Mas aqui é um caso em que funciona muito bem, até porque tem um contexto de "Marcha de Guerra".

Ah, e sobre o 'problema' que o corvo citou, realmente dá uma torcida no ouvido nesse trecho, mas o problema não é que você está usando esse ornamento de "escorregar os dedos nas cordas", que a gente normalmente chama de Apogiatura.
O problema é que sua apogiatura é uma Quinta Diminuta (5º) que prepara pra uma Quinta Natural.
A Quinta Diminuta não existe na escala que você estava utilizando na música até então, e normalmente não teria problema usar notas fora da escala no meio da música. O Problema é mesmo na Quinta Diminuta. Ela quebra o acorde maior que tá tocando na base, mesmo que muito rapidamente e cria uma tensão excessiva, o que causa estranheza no ouvido.
No caso, a sua base nesse momento vem executando a escala de Ré Menor, e nessa parte da melodia a apogiatura faz (Ab / A), e  lembrando que (D F Ab) é um acorde diminuto, o acorde com a maior tensão. Antigamente, esse acorde era chamado de Trítono , porque ele tem um intervalo de 3 tons entre D e Ab, até associavam o trítono ao tridente do diabo, uma história interessante de se olhar.
O trítono não é algo ruim, mas tem contexto para ser utilizado e dar a tensão correta.
No caso da sua música, como é algo rápido, o máximo que ele vai causar é uma cócega no ouvido hauehuahe
Excelente música. Você tem evoluído bastante e bem rápido, parabéns. o/
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Devo dizer que ouvi essa musica nas minhas caixas de som novas e (não que seja por isso, mas) gostei DEMAIS. É o tipo de musica que eu gosto de ouvir em cenas tensas como uma pré-guerra, uma batalha e tals. Queria eu saber fazer musicas tão bem quanto vocês daqui! Eu só não digo que queria fazer músicas tão bem quanto o Zaggo porque pra isso eu teria que nascer de novo!

Resumindo, meus parabéns! Tá boa DEMAIS!

Zaggojhon - Depois que você comentou eu parei para analisar e vi que usei bastante ostinatos nas música que já fiz. Já tinha ouvido o termo antes, mas não sabia o significado nem o uso. Será bom ter esse conhecimento agora para, nas próximas, usá-lo somente em circunstâncias corretas. Agora, com sua explicação, consegui entender melhor o motivo dessa única nota fora da escala ter causado essa sensação. A ideia era mesmo causar tensão, mas agora vejo que realmente não foi uma escolha muito feliz utilizar logo a quinta diminuta para isso. Fica de aprendizado. uheuh

Muito obrigado pelas explicações, vai me beneficiar demais pras próximas musiquinhas. Heheh!

Eliyud - Pô, valeu! Acho que só nascendo um Zaggo Segundo pra fazer música como ele, mas nada nos impede de nos inspirarmos nele. o) heuheau

Tá boa demais a música! Cabe perfeitamente numa cena de marcha a guerra. Eu vou ser contra a maré e dizer q eu até q gostei da escorregadinha, deu uma dissonância q ajudou na tensão e deixou a música mais dramática. Enfim, bom trabalho!