O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como upar de Level por "compra"

Iniciado por AndersonFillype, 19/02/2020 às 11:59

19/02/2020 às 11:59 Última edição: 19/02/2020 às 14:40 por AndersonFillype
Olá, gostaria de saber como faço para que a forma de level up seja a partir da compra de níveis em um NPC. No caso a maior dúvida seria como fazer o preço ficar aumentando a cada Nível comprado  :o:. Obrigado pela atenção!
Alguém com muito tempo livre.

Bom dia, pode dar mais detalhes sobre como qual RPG Maker você esta usando e qual sistema de batalhas?
Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade.

Citação de: ~Ragnar online 19/02/2020 às 12:32
Bom dia, pode dar mais detalhes sobre como qual RPG Maker você esta usando e qual sistema de batalhas?
VX Ace e o sitema é o vanilla.
Alguém com muito tempo livre.

19/02/2020 às 13:27 #3 Última edição: 19/02/2020 às 13:54 por Eliyud
Sem muito segredo. Você vai precisar apenas de uma variável para a quantidade de dinheiro do herói, de uma pergunta e de um comando.

OPÇÃO 1

> Mensagem com escolha: Deseja aumentar de nível? Vai custar X.
    > Sim
        Variável: Nível do herói = Nível do herói
        Variável: Preço do nível = Nível do herói / 100 x 2 (usar script call para o cálculo)
        Variável: Dinheiro do herói = Quantidade de Ouro
        Condição: Se "Dinheiro do herói"  >= "Preço do nível"
            Alterar nível: Aumentar 1.
            Alterar dinheiro: Reduzir Preço do nível.
        Se não:
            Mensagem: Você não tem dinheiro suficiente!
    .
    > Não
        Encerrar evento.
    .
.

OPÇÃO 2

Crie um item que invoca um Evento Comum e que só pode ser usado fora de combate.
Crie um Evento Comum que upe o nível do personagem em UM e coloque um "diminuir item (o item que invoca o Evento Comum)".
Assimile o item ao Evento Comum.
Coloque o item à venda na loja.
Pronto! Ta pronto o danoninho!

19/02/2020 às 13:51 #4 Última edição: 19/02/2020 às 15:05 por ~Ragnar
Terminei aqui e estou enviando um projeto, você pode só copiar o evento e cola no seu, mas recomendo que abra ele e estude o que foi feito.

É um sistema feito via evento que pega o nível do jogador e da a informação de quanto custa para subir de nível(Quantidade de almas), sendo que a cada nível o valor total sobe 20%.
Não achei que tenha necessidade de script para isso, sendo que tudo pode ser feito dentro de um único evento, na demo acompanha a estruta pronta para um NPC vender o Nível ou o player comprar um item não consumível e upar de nível quando e onde quiser. Para que isso funcione os monstros não devem dar experiência.

Edit: Encosta no pocotó e faz uma lutinha pra ganhar ouro.
Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade.

19/02/2020 às 14:04 #5 Última edição: 19/02/2020 às 14:09 por Gabriel N.
Vamos lá:


Com $game_party.members[id].level você pode acessar o nível atual do personagem do id inserido.
Com $game_party.gold você acessa a quantia de ouro atual da equipe.
Com $game_variables[id] você acessa o valor da variável do id inserido.

Só com isso já dá pra montar o sistema de compra de nível com o valor aumentando com base no nível atual.
No exemplo defini 10G como o preço base e que o valor apenas será multiplicado pelo nível, o nível 99, por exemplo, irá custar 980G (10 * 98 [nível atual do personagem]). Porém, você não precisa se prender a esse valor, basta criar outras fórmulas para aumentar o preço do nível, tendo acesso ao nível atual com $game_party.members[id].level você pode fazer o que quiser, só usar a criatividade.

Agora, explicando cada uma das linhas do print acima:
Spoiler
Variável de id [01] nomeada de "Valor Nível" receberá o valor 10 * nível atual do personagem
Exibir uma mensagem perguntando se o jogador quer comprar o nível
Mostrar escolhas: Sim ou Não
   Se escolher [Sim] - realizar o processo para verificar se ele possuí o dinheiro necessário e, caso sim, aumentar o seu nível
      Condição - Aba 4 - Script - prosseguir se o ouro atual da equipe for maior ou igual a variável que armazena o preço do nível
         Mudar ouro atual: debitamos o custo de ouro para subir de nível
         Aumentar nível do personagem

         Exibir uma mensagem informando que o personagem subiu de nível
      Prosseguir quando o ouro atual da equipe é menor que a variável que armazena o preço do nível
         Exibir mensagem informando ao jogador que ele não possui o dinheiro necessário
      Fim da condição
   Se escolher [Não]
      Exibir uma mensagem respeitando a escolha do jogador em não subir de nível  :XD:
   Fim das ramificações de escolhas
Fim do processo do evento
[close]


Como foi dito no chat, a versão anterior tinha problemas, estou atualizando e mandando a versão corrigida.

Vou atualizar o link no de cima também.
Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade.