O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como atualizar um jogo do RM XP, VXA ou MV que já esteja finalizado?

Iniciado por Rayner, 06/03/2020 às 13:55

Eu estava mexendo em um sistema que estou fazendo e me surgiu essa dúvida. Caso eu implemente-o no projeto, finalize e depois atualize o sistema (Script ou evento) para ficar mais limpo ou mais fácil de executa-lo, como faço para atualizar o projeto finalizado que já foi distribuído para várias pessoas sem gerar bugs futuros para o jogadores? OU, eu crio um NPC com alguma coisa nova, seja item, missão ou qualquer outra coisa que não existe no projeto finalizado, da mesma forma que a dúvida anterior, como implemento esse NPC novo no mapa nos projetos finalizados?
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.

------------

Você pode disponibilizar os arquivos da pasta data relacionados ao que você tiver alterado. Mas é preciso testar, tenho quase certeza de que os saves serão perdidos, porque os objetos são criados assim que você inicia um novo jogo e não são alterados depois.

O que eu sugiro é guardar a versão do jogo numa variável qualquer que possa ser salva junto do arquivo save. Ao iniciar o jogo você verifica se essa versão é a mesma do jogo, caso contrário você pode informar ao jogador que a versão do save está desatualizada. Alguns jogos recomendam ao jogador salvar em algum mapa "seguro" antes de atualizar, outros simplesmente "migram" o arquivo save para a nova versão sem compatibilidade com versões anteriores.

Você também pode usar um sistema de DLC, embora seja mais complicado, visto que o projeto deve ser construído de uma forma que ele saiba que vai receber qualquer tipo de conteúdo adicional.

Obviamente, são apenas sugestões. Cada jogo inventa suas próprias gambiarras pra isso.

Citação de: Corvo online 06/03/2020 às 14:39
Você pode disponibilizar os arquivos da pasta data relacionados ao que você tiver alterado. Mas é preciso testar, tenho quase certeza de que os saves serão perdidos, porque os objetos são criados assim que você inicia um novo jogo e não são alterados depois.

Opa, testei nas 3 engines e deu certo! Os saves não foram perdidos e o que alterei no projeto original foi modificado sem bugs nos demais! Entretanto, um evento em processo paralelo no mapa do RMXP pulou direto para o Switch Local :/ e nos outros esse erro já não ocorreu. Não testei com scripts mas acredito que não irá gerar problemas dependendo de como eu irei modificar.

Citação de: Syureri online 06/03/2020 às 14:39
O que eu sugiro é guardar a versão do jogo numa variável qualquer que possa ser salva junto do arquivo save. Ao iniciar o jogo você verifica se essa versão é a mesma do jogo, caso contrário você pode informar ao jogador que a versão do save está desatualizada. Alguns jogos recomendam ao jogador salvar em algum mapa "seguro" antes de atualizar, outros simplesmente "migram" o arquivo save para a nova versão sem compatibilidade com versões anteriores.

Você também pode usar um sistema de DLC, embora seja mais complicado, visto que o projeto deve ser construído de uma forma que ele saiba que vai receber qualquer tipo de conteúdo adicional.

Obviamente, são apenas sugestões. Cada jogo inventa suas próprias gambiarras pra isso.

Obrigado pelas sugestões, pensei em algo assim -Criar uma variável com a versão do projeto- para diferenciar apenas as coisas que diferiam da versão inicial.
Sobre os sistemas de DLC, acho que seria algo bem interessante pro projeto e pode até ser um diferencial pro mesmo, só que, realmente, eu teria que criar de uma forma menos "bruta", ir criando ou alterando aos poucos sem gerar erros. Acredito que apenas substituir as pastas como o corvo sugeriu seja uma boa gambiarra pro momento.

Bom, a substituição de pastas deu certo até o momento, nesse caso, dúvida resolvida~  :ok:
Obrigado aos dois pelas dicas e sugestões!  :wow:
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.

------------