O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RMMV - Diminuir tamanho do projeto.

Iniciado por Luh, 12/03/2020 às 22:28

12/03/2020 às 22:28 Última edição: 12/03/2020 às 22:30 por Luh
Eu preciso diminuir o tamanho do projeto pra postar aqui e só usei o RTP basicamente. Quais os métodos mais recomendados? Mesmo usando aquele método "Distribuição" ainda fica em torno de 200mb

Se eu só copiar a pasta "www" que ele gera e postar, funciona?

Putz Luh.. aí está um dos grandes dilemas do RPG Maker MV! Hahahahaha Se você só usou o RTP... Sinceramente, recomendo que exclua TUDO o que for do RTP que estiver dentro da pasta do projeto e a pessoa que tiver o MV instalado que se vire. O menor que eu consegui deixar um projeto no MV foi 70mb

Normalmente nos rpg makers os projetos ficam grandes por causa dos audio, esse pode ser um dos motivos arquivos de audio pesados (ai seria substituir musicas ou remover musicas), na questão de mudanças simples pode substituir cenarios de tilesets por paralax. Essas foram minhas ideias. Eu nunca usei o mv mas dizem que na hora de exportar o projeto ele aumenta um pouco o tamanho do projeto.

Os pesos dos projetos não são mais problemas como antigamente...
Cerca de 5 anos atrás os projetos com uns 300Mb eram pesadíssimos, internet brasileira não supria decentemente com a banda da época, hoje em dia 200mb é um projeto que da pra baixar tranquilamente, ao meu ponto de vista. No mais, você pode observar o que exatamente está pesando, recursos sonoros normalmente são os responsáveis pelos maiores pesos, eu recomendo checar o formato e se necessário converter para um que o maker aceite e que seja de menor peso (sem perder qualidade pls).

Imagens gigantes também podem ser convertidas sem perder tanta qualidade. Enfim, é isso :D
.

Então, o que eu fiz foi isso aqui:

1 - https://prnt.sc/rfkraz

Depois do jogo "Compilado"

2 - https://prnt.sc/rfkria

A pasta "www" é que armazena as coisas tipo "audio, data, fonts, icon, img, js" e etc - https://prnt.sc/rfkrw1

Ai peguei o "Game.rpgproject" e coloquei lá dentro e abriu de boas aqui, o problema e saber se vai dar certo pros outros também! KKKKK

14/03/2020 às 03:08 #5 Última edição: 14/03/2020 às 03:27 por Stella Artois
Citação de: Eliyud online 12/03/2020 às 22:39
Putz Luh.. aí está um dos grandes dilemas do RPG Maker MV! Hahahahaha Se você só usou o RTP... Sinceramente, recomendo que exclua TUDO o que for do RTP que estiver dentro da pasta do projeto e a pessoa que tiver o MV instalado que se vire. O menor que eu consegui deixar um projeto no MV foi 70mb
Só queria lembrar que o jogo pode ser passado para aqueles que não conhecem o rpg maker ou que não possuem ele instalado em seu computador. O meu caso por exemplo que não possuo o MV, portanto não sei se é uma boa ideia excluir o RTP do projeto caso o desenvolvedor tenha aproveitado do material.
- Não sei se expliquei o meu ponto de vista correto. Efeito da madrugada e cansaço.

Sobre o tamanho do projeto, não acho problema do mesmo possuir 300mb ou até mesmo 500mb, desde que o material apresentado seja agradável e bem usado porque convenhamos, não adianta de nada jogar imagens aleatórias numa pasta e não usar no projeto.

No diretório do Rpg Maker Mv da Steam, na pasta DLC, tem uma versão dos arquivos comprimidos(imagens e audios), já diminuem bastante o tamanho.
E quanto as imagens, você pode passar elas no Tiny.png que vai diminuir bastante. Você vai alcançar facilmente abaixo de 100MB.

Não exclua os arquivos da pasta www. No Mv você pode fazer um único arquivo .exe para PC e o apk para Android(que precisa da pasta www).