O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Magic Cards

Iniciado por Zaggojhon, 28/03/2020 às 23:38

Fala galera o/
Venho mostrar meu trabalho mais recente procês ;)

Acho que é legal começar a falar um pouco sobre cada peça, já que a gente dedica tempo e espaço aqui no fórum pra isso mesmo hehe
Pra quem quiser saber um pouco mais sobre como foi feita, clique no spoiler e vamos lá:

Descrição, Instrumentação e Blablablá

A faixa foi feita pro jogo Kamigami, do Raizen. Uma verdadeira honra participar de um projeto com essa galera de peso.
Como se trata de um jogo de cartas, resolvi puxar mais pra referência do puzzle. Cheguei à trilha dos famosos Yu-gi-oh's da vida e decidi fazer uma trilha no estilo Eletro-Orquestral.
E pra começar, elaborei um arranjo de uma música mais complexa harmonicamente para o menu de Deck Builder (onde se constrói o deck de cartas).

A Harmonia foi construída da seguinte forma:
► Primeiros 4 compassos:
C#m7(9) | CMaj7(9)
- A escolha dos dois acordes foi pra manter as duas notas como pedal (Si e Mi), mas ao mesmo tempo dar a sensação de movimento harmônico brusco.
► Compassos 5 a 8:
Em7(9) | D#Maj7(9)
- Aqui há um salto ascendente para a terça de ambos os acordes anteriores: Mi. Porém, os pedais agora passam para Ré e Sol.
► Compassos 9 a 12:
Am7(9) | G#Maj7(9)
- Mais um grande salto harmônico, mas agora descendente. Ainda assim mantem-se o pedal em Sol, mas o pedal de Ré passa para Dó.
► Compassos 13 a 16:
Cm7(9) | BMaj7(9)
- O último salto ascendente pra fechar a progressão. Agora fomos para o acorde de uma das notas pedais dos compassos anteriores: Dó.
Com isso, o pedal passa a ser A# e D#. É importante notar aqui que após o fim do compasso voltamos ao começo da progressão, que é C#m7(9), onde vai ligar-se o Si e o Ré# do último acorde ao primeiro acorde da progressão.

Com todas as modulações, a progressão inteira fica assim:
C#m7(9) | CMaj7(9) | C#m7(9) | CMaj7(9) | Em7(9) | D#Maj7(9) | Em7(9) | D#Maj7(9) | Am7(9) | G#Maj7(9) | Am7(9) | G#Maj7(9) | Cm7(9) | BMaj7(9) | Cm7(9) | BMaj7(9) |

Outra técnica interessante foi a variação de oitavas. Algumas notas dos acordes são elevadas uma oitava acima pra efeito de renovação tímbrica.

Instrumentação:
Base: Piano, Harpa (preparada sem ataque).
Solos (Por ordem de aparição): Oboé, Corne Inglês, Violino com Sordino, Trompa, Flauta e Cello.
Harmonia: Metade do Ensemble de Cordas graves em Legato (Cellos, Baixos e Violas), Ensemble de Madeiras agudas (Flautas, Clarinetes, Oboés e Fagotes), Baixo Eletrônico feito com Harmor.
Pizzicato: Metade remanescente das Violas, Violinos, Cellos e Baixos agora em pizzicato.

A melodia trabalha com adaptação modal. Nos compassos 3 e 4 temos o tema apresentado pelo oboé, já em seguida temos o corne inglês nos compassos 5 e 6 apresentando o mesmo tema, mas agora em cima do novo acorde.

Chega de blablablá :)
[close]

Aquele abraço \o)
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Citação de: Zaggojhon online 28/03/2020 às 23:38
Fala galera o/
Venho mostrar meu trabalho mais recente procês ;)

(...)

Grande mestre Zaggo!!!  :urra:

Eu acho muito bacana você dispor de tempo para explicar como foi feito a melodia e a canção em si, porque isso pode quebrar muitos parâmetros e estereótipos de massa que normalmente pensam erroneamente e ingenuamente que compôr algo que passe determinada ideia e/ou sentimento, é simplesmente encaixar acorde melódicos ou encher a melodia de instrumentos e sintetizadores de forma aleatória e encaixados de qualquer jeito. A música é pura e simples matemática, e como sempre, você dá aula de como fazer isso com maestria  :lord: :boi: :urra:

Parabéns novamente  :clap:

E abraço do Lobo  :fawkes: :br:
Conheça meus assets:

30/03/2020 às 00:29 #2 Última edição: 30/03/2020 às 00:31 por Strato
Vapo vapo! Essa construção ficou maravilhosa!!  :coffee:
Achei a instrumentação ainda mais genial somado aos espasmos da base e tudo se encaixa. Por que não contrabaixo ao invés do elétrico, queria tanto causar com efeito? kk
Sou xarope com esse assunto de compassos, mas quase nunca termino com o idealizado rsrs Como você faz pra fechar a peça? Acha uma boa quebrar em fragmentos? Parabéns pelo trabalho, ele me deixou bastante inspirado  :XD:

Ps.: inclusive você poderia me prestar consultoria algum dia hahah
Gifts: Mistyrol | [

Citação de: Strato online 30/03/2020 às 00:29
[...]
Parabéns pelo trabalho, ele me deixou bastante inspirado  :XD:
[...]
Foi o mesmo comigo. Que as músicas do Zaggo são sempre excelentes já sabemos. Não esperava menos dessa, ela não só continuou nesse mesmo patamar, mas também me trouxe uma sensação nova, única. Não dá pra explicar. Me inspirou mesmo e ainda me deu uma vontade quase urgente  de jogar o jogo.

Pude imaginar perfeitamente a cena descrita, onde se constrói os decks de cartas. Ela capturou exatamente o que eu esperaria ouvir e sentir através do que já havia visto do projeto. Já pude me ver planejando um deck estratégico, com aquelas cartas cheias de artes incríveis, ao ouví-la. Não sendo o bastante, que belo conteúdo didático você nos disponibilizou aqui. Ontem fiquei um tempão estudando e replicando a música para tentar entender como a estruturou.

Parabéns pelo trampo, se superou mais uma vez, como sempre. Me sinto ainda mais animado e empolgado com o projeto do Raizen agora. Aguardo atualizações para conferir mais das sua trilhas para o projeto e ver como irá trabalhar com essa proposta de Eletro-Orquestral.

Obrigado pelos comentários, galera!
Sir Lobo, realmente temos um esteriótipo a ser quebrado nessa área. Não é que esse método de compor que você citou não exista, mas não é mandatório. Temos sim diversas formas de compor e é importante conhecer todas elas. A música nasceu da matemática, o pai da teoria dos harmônicos é Pitágoras. Por mais que ela não seja puramente matemática, é importante reconhecer que ela permite que a música exista, e se pudermos decifrá-la teremos resultados cada vez melhores :)

Strato, é muito gratificante ler seu comentário por aqui. Obrigado!
CitarPor que não contrabaixo ao invés do elétrico, queria tanto causar com efeito?
Acho que o baixo eletrônico do Harmor tem mais consistência, ao que o contrabaixo tem as nuances da dinâmica do arco. Com o baixo eletrônico eu encontrei mais controle da onda, principalmente nas partes dissonantes, não seria legal ter harmônicos da corda nesse baixo em específico, já que ele nem sempre fica na tônica.
CitarComo você faz pra fechar a peça? Acha uma boa quebrar em fragmentos?
Eu percebo que depende muito da música em si. Nesse caso, achei melhor fazer em 4 pequenos blocos de 4 compassos cada, visto que a harmonia sempre muda de direção em cada uma dessas seções. Assim ficou mais fácil encaixar a melodia como ponte e também ficou mais simples de fazer os pedais, já que eles se ligam por seção. Normalmente, fragmentos são excelentes quando se trata de uma harmonia mais densa e incomum.
Que bom que te inspirou de alguma forma, acho que isso é o mais gratificante =]
Saudade de ver seus trabalhos por aí, tenho um pack seu que escuto aqui até hoje. Quem sabe não vem coisa nova por aí, hein? hehe

Gabriel N., obrigado pela força de sempre. É uma honra participar de um projeto desse calibre, tô tão ansioso pra jogar como o sr.
A parte com mais carga eletro-orquestral vai vir nas batalhas e talvez um pouco no tema principal.
Assim que tiver mais alguma coisa trago para atualizar.
Valeu mesmo o/
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Mais do que pela composição, o parabenizo pela dedicação em descrever o processo. Claro que a música é o bastante para agraciar-nos, mas pra quem se interessa, esse conhecimento é uma recompensa ainda maior por ter chegado aqui. Bom, quanto à obra, acho que vai encaixar muito bem ao sistema de construção de decks. O som é bem constante, o que vai impedir a existência daqueles altos e baixos enquanto o jogador escolhe as cartas, o que desconcentrá-lo-ia. E também, vez que tenho acesso aos bastidores, gostei de tua preocupação em deixar uma versão com loop, pensando já na finalidade do som.

Parabéns pelo trabalho!  :clap:

Eu admiro muito os artistas por dizerem o que passa em sua mente através de um texto se referindo ao processo da arte final. Achei bem interessante o que te levou a fazer tal coisa e não aquilo, moldando até chegar numa composição que combinasse perfeitamente com o "produto". Essa música entra no grupo de mais uma das excelentes obra de Zaggojhon. Adorei absolutamente tudo na música, ainda mais por dar um certo "hype" para fazer tudo ahah. Muito bom, Zaggo, você fez mais um trabalho excepcional.

Grande dia!