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Como usar estes sprites do Rpg Maker MV?

Iniciado por Nogueira, 06/04/2020 às 15:44

06/04/2020 às 15:44 Última edição: 07/04/2020 às 21:09 por Nogueira
Olá, comprei um pacote de gráficos do rpg maker mv chamado Mythos Reawakening (https://store.steampowered.com/app/1033503/RPG_Maker_MV__Mythos_Reawakening/) mas estou tendo certa dificuldade de usar os sprites, sobretudo os characters. Quando seleciono um character para determinado personagem a imagem fica cortada, não se encaixa com perfeição. É algum problema de prefixo? Como resolver? Vou postar dois exemplos de characters para vocês terem noção de como são:

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/W5FriCQ
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/8n6FdfU

Peço desculpas por ter apenas o link das imagens, não consegui colocar aqui direto pelo link direto.

Esses Caracteres parecem fazer uso de muitos sprites por movimento, e o MV por padrão só usa 3 para cada.

Para usar isso direito acredito que precisará de algum plugin (que se veio uma demo, pode estar junto) ou adaptar eles com algum programa gráfico (certamente perdendo fluidez).

=^~^=

Valeu, mas qual será esse plugin? Alguém sabe ou sabe de algum que tenha essa função? Nao veio nada no pack..

Este é um que tu pode usar para fazer as animações dos personagens através de mais frames.

Todavia, ainda assim tu precisará editar esse arquivo, ou utilizar de um outro plugin que lide com charsets deste tamanho, o que eu acho que vai gerar incompatibilidade com o plugin acima. Por exemplo, neste primeiro arquivo que linkou, a primeira linha corresponde ao movimento para baixo, esquerda e direita, cada um contendo 8 frames. O RPG Maker MV procura o movimento para a esquerda abaixo do movimento para baixo, não à frente. E levando em consideração que neste exemplo cada animação tem 8 frames por ciclo e em uma linha tem 24 frames, cada linha tem 3 índices. O programa procura 4 índices por linha, sendo assim também terá que corrigir isto. Enfim, tu terá que rearranjar este gráfico seguindo a estrutura do RPG Maker MV tendo a liberdade de, ao invés de se limitar a 3 frames por animação, utilizar 8.

06/04/2020 às 22:18 #4 Última edição: 06/04/2020 às 22:21 por Jorge_Maker
Olha, tem esse plugin que te permite usar qualquer formato de spriteset (não só o aceito pelo MV por padrão) para criar animações de movimento, idle, pulo, entre muitas outras, é um plugin bem versátil. Embora ele seja bem complicado de usar, caso você se esforce um pouco para dominá-lo, é uma das melhores opções ao lado do Quasi Sprite (o último acaba se tornando mais amigável por conta do auxílio de um editor externo).
Oxe

Muito obrigado a todos pelo feedback, consegui resolver ontem de madrugada usando justamente este script que o Geraldo de Rívia indicou (Galv's character frames) em conjunto com o Galv's character animations + Galv's diagonal movement, juntamente com um template que o autor dos sprites da PVGames (de onde veio este pacote de gráficos veio) disponibilizou em um fórum justamente para uso com os plugins do Galv's. Infelizmente tive que formatar tudo pelo gimp usando tal template, pois os gráficos não eram diretamente compatíveis com o plugin, deu bastante trabalho mas enfim deu certo. Ficou ótimo! Se não tivessem me indicado que é por plugin provavelmente eu não iria conseguir resolver, valeu.

Vou deixar os links dos plugins e do template que usei aqui embaixo, caso alguém passe pelo mesmo problema e queira saber como resolvi:
*Galv's Character Frames (para usar mais de 3 frames por direção no character) - https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/galvs-character-frames.52821/
*Galv's Character Animations (útil para mudar gráficos do personagem correndo, andando, parado, etc...) - https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/galvs-character-animations.49210/
*Galv's Diagonal Movement (permite que o char ande na diagonal e se comunica diretamente com o galvs character animations para mudar o gráfico do personagem correndo) - https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/galvs-diagonal-movement.52820/
*Template PVGames para Galv's plugin's (comentário de "Jesse - PVGames") - https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/galvs-animations-diagonal-movement-character-frames.101775/