O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Não se pode parar - Gamer RPG educativo para "concurseiros"

Iniciado por KAZUMA sensei, 02/05/2020 às 08:04

02/05/2020 às 08:04 Última edição: 02/05/2020 às 08:16 por KAZUMA sensei
Oi pessoal, tudo bem?

Estava me preparando para concursos públicos há um bom tempo e com essa "Quarentena" meio que me desmotivei bastante!
Percebi estudando para "Concursos" que uma frase de arte da guerra se encaixa perfeitamente:

"Se a vitória custa a chegar, as armas dos soldados se tornam pesadas e o entusiasmo deles enfraquece." :T.T:

Então pensei em maneiras de tornar o estudo mais agradável, e vendo alguns jogos famosos como "to the moon" ou "ao oni" pensei: E se eu misturasse meu prazer de jogar RPG's com algum concurso que eu queira prestar?

Meio que fiquei empolgado com a ideia inicialmente, pois seria uma forma de colocar em prática todo conteúdo que venho aprendendo ao longo de vários meses e ainda por cima iria estudar se divertindo - Ficaria mais feliz ainda! :clap: :clap: :clap:

Pois bem! Queria desenvolver um RPG voltado para um concurso específico. No caso, sou de Brasília e estava estudando para um concurso policial.

Irei contar a história de um Escrivão que acabou de entrar em uma Delegacia, (Sr. Escrivaozinho, por enquanto :viiish:)
Dentro do Gamer teriamos várias missões e cada missão será voltada para um disciplina específica cobrada no Edital

- Talvez alguns sejam mais jovens e não tenham iniciado (ou talvez não queiram, né?kk) os estudos para algum concurso, mas vou tentar exemplificar:

No caso da disciplina de Direito Penal:

Iria chegar alguns personagens para o "Escrivaozinho" relatando situações reais de alguns crime. tipo: Minha mulher foi assaltada por alguns indivíduos (...)
A partir disso, imagino criar um relatório para que o jogador consiga classificá-lo:
"Qual crime foi cometido: (a) roubo (b) furto (c) latrocínio"

Informática também seria um dos tópicos do concurso
Já imaginei criando uma personagem que se aproveita bastante do "Escrivaozinho" pedindo que o mesmo conserte ou identifique qual seria o problema dos computadores da Delegacia

Resumindo o foco do jogo seria cumprir objetivos propostos pelos personagens que frequentam a Delegacia;

Mas como disse no início do texto que o foco seria se "Divertir". Imagino criar todo um enredo para os Personagens, de uma forma que o jogador fique com desejo de continuar o jogo e que não pense que o gamer não tem fim. Pretendo criar uma história com múltiplo finais, sendo que - os jogadores que se sairem melhor no gamer, que fizerem mais pontos, teriam um final mais feliz.

Não sei se já deveria contar o enredo da história que tenho em mente, visto que temo que essa ideia não agradaria a todos (visto que nem todo mundo estudar para concursos públicos), mas seria uma forma alternativa de estudo, sem falar que sempre fui contra aos métodos educacionais ainda existentes em nosso país (Estudar para a prova :br:). Acho que se o Aluno não consegue aprender com afinco ou se concentrar em algo, talvez a culpa não seja 100% dele. Com esse gamer, teríamos uma forma "alternativa" para o candidato ao concurso (no caso, o jogador), em colocar em prática o que vem estudando e preparando, e ainda, de maneira educativa, verificar seus pontos fracos e melhorá-los na "vida real".

Vejamos assim: O aluno que estar preparado para o concurso teria o direito a ver o melhor final! :<3:
Aquele que não esta estudando e não tem disciplina teria o pior final :sad: (No caso imagino uns dos finais que o Escrivaozinho acabar contraindo o COVID -19 :fifufi:.

De antemão, meus sinceros agradecimentos para quem leu até o final
Aceito qualquer tipo de FEEDBACK, ou até mesmo críticas

At.te, Kazuma Sensei

Como alguém que já estudou para concurso na área policial e faz jogos no RPG Maker 2000, eu me sinto na obrigação de comentar.

A ideia é interessante e, se muito bem trabalhada, pode dar certo. Contudo, vai exigir muito tempo e esforço, que, ao meu ver, é algo que você não pode desperdiçar agora, visto que já tem um projeto em mente, o estudo para concurso.

Se eu fosse você, aproveitaria esse tempo de quarentena para estudar. O único problema desse período é que você fica impedido de treinar a parte física, mas aproveite para pegar firme na parte teórica.

Fazer um jogo agora, ou fazer qualquer outra coisa nesse momento, vai diminuir o seu foco e impactar negativamente o seu aprendizado. Se você está comprometido a passar na GM, PM, PC, DEPEN, PRF ou PF, abrace essa vontade e estude. Estude a teoria, faça exercícios, crie resumo e repita esse processo até passar.

É claro que você pode e deve fazer algo de lazer durante esse período de estudo, como ler um livro, ver um filme, ficar um tempo com a família. Mas essa atividade extra deve ser encarada como uma válvula de escape, algo para relaxar a sua mente, e não como um projeto à parte.

Eu não estudo mais para concurso porque estou trabalhando na minha área, mas, senão, estaria estudando até hoje. Antes de partir, posso sugerir o Estratégia Concursos para você estudar a teoria e o QConcursos para você fazer questões. Depois, crie um cronograma no Excel e o seu resumo no Word.

Alô, você... Boa sorte nessa jornada!
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!