O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Qual melhor jeito de reduzir o tamanho do jogo?

Iniciado por mat_graz, 04/05/2020 às 14:30

04/05/2020 às 14:30 Última edição: 04/05/2020 às 14:38 por mat_graz
Eu dei deploy aqui no meu jogo, mas por exemplo se vc bota pra ele 'excluir arquivos nao utilizados' dá uns conflitos, ele deleta uns arquivos q tao sendo usados.
Eu baixei aqui um tal de RMMV Scrubber mas nem entendi como usar.

To tentando isso pq senao o jogo fica c 400 MB (e ele eh bem pequeno) e pra subir num Game Jolt da vida fica super lerdo, dá mó delay pra carregar as coisas.


ALguma recomendação?

Citação de: mat_graz online 04/05/2020 às 14:30
Eu dei deploy aqui no meu jogo, mas por exemplo se vc bota pra ele 'excluir arquivos nao utilizados' dá uns conflitos, ele deleta uns arquivos q tao sendo usados. [...]
A opção de deletar arquivos não utilizados considera somente os arquivos essenciais por padrão ao programa e os utilizados através do banco de dados e eventos. Os utilizados por plugins ou comandos por script não são computados nesse processo, logo, uma vez que tu adicione um código que utilize uma imagem adicional sequer, não é mais uma opção viável.

Escrevi essa matéria há um bom tempo com algumas instruções que levam a jogos menores em termos de bytes, mas ela é mais aproveitada quando se está no processo da criação de um jogo, senão em seu início. Agora com o jogo dá pronto não dá para utilizar todas as dicas mais sem ter um trabalho grande em refazer algumas partes.
No geral tu deve conferir se é possível passar sons para formatos mais leves, compactar imagens para reduzir seu peso e verificar manualmente quais arquivos estão ou não sendo utilizados.

Esse e alguns outros são os motivos pelos quais estou abandonando o RPG Maker MV. Eu não consigo aceitar que um jogo 2D de MV tenha 100mbs enquanto um jogo 3D que eu fiz na Unity ou um jogo completo 2D feito na mesma engine tem 30mb. Não faz sentido nenhum.

Fazendo o que foi dito acima, você provavelmente vai conseguir alcançar entre 70 a 120mb de projeto, o que ainda é muito grande.