O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Projeto 18 [Com DEMO e vídeo]

Iniciado por Red Fawkes, 07/05/2020 às 21:49

07/05/2020 às 21:49 Última edição: 08/05/2020 às 00:54 por Red Fawkes
Projeto 18

Introdução

Olá.

Venho trabalhando nesse protótipo há algum tempo. Depois de muito iterar, desenvolver sistemas, e fazer umas gambiarras, apresentarei aqui uma pequena demo do meu trabalho. Se trata de um RPG de ação em tempo real com leves elementos soulslike. Não existem temas narrativos ou alguma identidade visual ou sonora definida, todos os recursos utilizados são placeholders temporários para a eventual identidade definitiva. Além disso, como citado, vários sistemas rodando são gambiarras feitas por meio do sistema de eventos do RPG Maker VX Ace, misturando a funcionalidade de alguns dos muitos scripts a trabalho.

O Plano A

Meu intuito com esse "apelo" é básico: procuro mentes criativas que se interessem o suficiente pelo que consegui com esses sistemas a ponto de me ajudarem a realizar, em conjunto, um jogo a partir disso. Um jogo comercial. Com as limitações do RPG Maker em mente, procuro um programador apto que tenha fé no projeto e, em conjunto comigo, traduza os sistemas-chave do protótipo em outra engine, do zero: garantindo um ambiente de trabalho mais "limpo" e menos limitado, como é o caso do RPG Maker (que sequer é projetado visando jogos de ação). Caso eu encontre essa pessoa, garanto total apoio técnico, me submetendo a aprender a linguagem de programação escolhida e ajudando com eventuais problemas de lógica e funcionalidade - o que é acessível pra mim, uma vez que eu tenho muita experiência com a "lógica de programação" necessária para fazer os eventos funcionarem. Se você é um programador apto e tem fé no meu projeto, ou conhece alguém que teria, não pense duas vezes em comentar sobre essa oportunidade!

O Plano B

Meu segundo plano é mais simples. Procuro um scripter apto em RGSS3 que possa, em conjunto comigo, explorar os sistemas que eu desenvolvi pro protótipo e, a partir deles, desenvolver soluções em script para facilitar o processo de criação do jogo e seus vários elementos. Além disso, existe o desafio adicional de recriar ou customizar alguns dos scripts já inseridos no projeto. Reforço que seria um trabalho em conjunto, onde eu ativamente participaria e ajudaria a nortear as diversas decisões envolvidas no processo.
Saindo da parte técnica, procuro um(a) artista de pixel art que esteja disposto(a) a trabalhar nesse projeto, com foco inicialmente em charsets (uma das coisas que busco implementar - e não seria difícil - são animações de combate). A(o) artista discutiria estilos de arte, ideias visuais, temas e etc num processo conjunto de cooperação e brainstorming.

Vídeo completo da demo (sem tutorial) e download:

Problemas conhecidos

Sobre essa demo eu devo salientar algumas limitações que a engine e a minha falta de conhecimento em scripting me impõem:

TUTORIAL: Existem formas mais orgânicas de se ensinar mecânicas ao jogador do que simplesmente escrevendo sobre elas. É possível, com um certo trabalho, eu desenvolver um tutorial menos overwhelming. Essa é uma das prioridades de desenvolvimento pra essa demo, que continuará a ser atualizada conforme procuro por interessados.
CAPAZ DE ATACAR SEM STAMINA: Idealmente, o jogador seria incapaz de atacar quando estivesse com a stamina negativa. Porém, como não soube alterar isso, a solução foi acrescentar um Estado que checa a variável Stamina e, se a variável estiver baixa o suficiente, o jogador recebe uma penalidade de 100% do dano de ataque. Ou seja, ele ataca, só não causa dano.
MODO DE CORRIDA: Idealmente, o jogador só correria enquanto aperta o comando de correr. Isso, porém, trouxe muitos problemas com o sistema de eventos da engine. A solução de apertar uma tecla e entrar num estado de corrida se mostrou funcional, porém, não é o ideal.
BUG: As vezes a Stamina para de funcionar quando você salta durante alguma transição de mapa, ainda não encontrei a causa do problema, então... não faça isso.
CONTROLES: Eu sinto as vezes que o layout de controles não é o mais intuitivo possível, planejo estudar isso e melhorar ao encontrar um scripter com quem eu possa discutir soluções e coisas do tipo.
RESOLUÇÃO: Culpe a engine.

Entre outros...

Vagas disponíveis

Programador: 0/1

Scripter: 0/?
Artista: 0/?

Interessados podem responder a esse tópico ou darem um toque no meu email: redfawkes23@gmail.com

Estarei continuamente atualizando o protótipo e seu link de download visando melhorá-lo e, esperançosamente, encontrarei almas inspiradas a se adentrar nessa jornada.

Té mais.