O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[MV] NecroMadness

Iniciado por SolonWise, 17/05/2020 às 23:35

17/05/2020 às 23:35 Última edição: 22/12/2020 às 09:19 por SolonWise

Saudações. Sou novo aqui no fórum Centro RPG Maker. Vim por recomendação do meu amigo Ciclope.

Peço licença pra divulgar meu trabalho dos últimos 25 dias. Passei todo esse tempo trabalhando em um projeto de RPG no estilo dungeon crawler, e hoje, finalmente posso dizer que terminei. Acabei de fazer o upload do jogo e ele já está disponível para download.

A ideia do jogo surgiu de um concurso onde as pessoas deveriam fazer um jogo onde não se pode sair da cidade, meio que pra "homenagear" a quarentena. Quem frequenta o fórum oficial do RPG Maker deve ter ouvido falar da "No Travel Jam". Infelizmente, eu só descobri essa Jam faltando uma semana pro prazo acabar, mesmo assim resolvi levar o projeto adiante, e o resultado está aqui.

A premissa do jogo:

Tal Kumbar é uma cidade construída sobre um complexo sistema de cavernas, e é um grande centro de encontro de vários tipos de aventureiros. Um sábio necromante, com o pretexto de criar um novo tipo de poção mágica que seria capaz de curar muitas doenças, começa a usar essas cavernas como um local de estudo, mas as coisas começam a mudar quando ele experimenta o poder proveniente de suas próprias descobertas. Ao mesmo tempo, uma misteriosa doença começa a afetar os animais selvagens da caverna, e o ancião da cidade desconfia que todos os moradores já estão infectados, mesmo que os sintomas ainda não tenham aparecido.

Você joga com um grupo de aventureiros que por acaso estava passando pela cidade e agora se encontram presos pela quarentena. Impedidos de sair para não espalhar a doença pelo reino, eles decidem ajudar os moradores a se livrarem da ameaça do necromante.

Algumas mecânicas:

- Você pode montar seu próprio grupo de aventureiros, escolhendo quatro dentre oito opções.
- Dá pra forjar armas e equipamentos, além de preparar itens e escrever pergaminhos mágicos.
- Sistema único de evolução de personagens. Cada new game será diferente.
- Três níveis de dificuldade e muitas side quests.

Personagens:

Ao todo, são 12 personagens jogáveis, e você pode montar o seu time com os 4 personagens que quiser logo no início do jogo, criando assim um valor de replay muito grande. Cada personagem tem suas próprias vantagens e desvantagens, e montar um time com boa sinergia é um das principais marcas de NecroMadness.

Spoiler

[close]

Algumas screenshots:

Spoiler

[close]

Link pra download:

https://solonwise.itch.io/necromadness

Obrigado pela atenção.  :ok:

---

Saudações de novo. Peço mais uma vez licença para divulgar uma grande atualização na versão 2.0 do jogo:

- Quatro novos personagens foram adicionados. Valkyrie, Bishop, Trickster e Pirate;
- Todas as classes foram revistas e estão ainda mais balanceadas do que antes;
- As cores do jogo como um todo estão mais únicas, e os mapas estão um pouco mais bem polidos. Também tentei melhorar alguns diálogos;
- Criei um sistema de pontuação onde, após os créditos, você consegue ver todas as suas ações no jogo, como por exemplo: Quantas vezes lutou, quantos equipamentos forjou, quantas vezes dormiu no hotel... Isso abre espaço para vários desafios como speedruns, finalizar o jogo sem usar o hotel ou mesmo usar apenas UM membro no grupo!

Provavelmente a versão 2.0 será a última versão de NecroMadness, pois acredito que já implementei tudo o que gostaria de fazer nesse jogo. Aos que jogaram, meu muito obrigado! Qualquer dúvida a respeito do jogo, estou sempre a disposição.

Olá SolonWise  :coffee:
Dei uma olhadinha no seu jogo e ... nossa ... me impressionou bastante. Esse prazo curto e as limitações com base no Corona serviram para que todo o conteúdo disponível estivesse assim: Lindinho, polidinho, brilhando. Mesmo que os gráficos RPT e a trilha sonora seja razoavelmente enjoativa (gostaria de músicas randômicas nos combates ) gostei bastante do que foi apresentado. Os sistemas de forja, as estratégias de jogar cuidadosamente, caminhando devagar torcendo para poder avançar sem enfrentar inimigos terríveis é muito legal, dá uma atmosfera mais trabalhada para o game. Todos os personagens parecem ter um background ou algo interessante, isso me deixou muito feliz: dá pra ver que o criador do jogo se preocupou também com a atmosfera, lore e outros e não só o Gameplay-Loop padrão. As classes e suas variedades são bem interessantes, porém encontrei poucas magias em cada personagem e alguns deles me parecem mais fracos que outros. No mais é um jogo muito bom, não encontrei bugs, nem exploits e muito menos erros irritantes de gramática. Seria legal uma opção de Português, mas como esse projeto foi feita para uma JAM gringa entendo muito bem que o curto prazo não lhe permitiu fazê-lo. Um abraço e espero mais jogos com essa qualidade e carinho nos detalhes  :br:

Citação de: Reward online 19/05/2020 às 17:53
Olá SolonWise  :coffee:
Dei uma olhadinha no seu jogo e ... nossa ... me impressionou bastante.

Obrigado pelas palavras gentis, Reward. Significa muito pra mim.

Engraçado você falar de músicas, porque estou trabalhando nisso nesse momento. No próximo update do jogo eu pretendo colocar uma música de batalha diferente pra cada andar da masmorra. Estou tentando encontrar uma que combine com cada ambiente, mas é difícil, porque a maioria das músicas não estão em loop.

Sobre a quantidade de magias, eu fiz vários testes, e concluí que pra esse jogo em especial, um número menor de skills pra cada personagem seria mais adequado, principalmente pra aumentar o desafio e fazer cada personagem ser mais único. Por exemplo, como só o Lycius tem magias de fogo, você precisa escolher ele caso queira usar esse tipo de magia. O mesmo vale pra praticamente todas as outras skills. São únicas pra cada um. Outra vantagem em fazer menos skills é que é mais fácil fazer com que todas elas sejam realmente úteis.

E por fim, eu tentei equilibrar os personagens ao máximo. Eu joguei o jogo do início ao fim com várias combinações de grupos, e notei que alguns deles se destacam mais pela utilidade fora da batalha do que na batalha em si, como é o caso do nosso amigo gatuno. Mesmo assim, com os equipamentos certos e a build certa nas bênçãos de Marvel, acredito que qualquer personagem seja forte. Por exemplo, pra mim, a melhor personagem do jogo é a bruxa, e eu acredito que pouca gente vai jogar com ela.

Falando nisso, como você montou seu grupo?

Citação de: SolonWise online 19/05/2020 às 19:02

Falando nisso, como você montou seu grupo?

Meu grupo foi formado por:
Uma Sybil, já que healer me parecia necessário e a habilidade de fazer blessing me parecia algo útil, mesmo não sabendo muito bem do que se tratava.
Um Knight, na esperança de diminuir um pouquinho o grind pelo seu desconto em ferraria e não precisar usar nenhum save editor para prosseguir. (Como sou mais um tester, quando os jogos tornam-se muito grind uso um editor para progredir e continuar analisando o jogo).
Uma Druid, achei a mais fraquinha do grupo porque sua habilidade especial não é confiável. Ela dá um dano legal mas é bem randômica, acontece só de vez em nunca... mesmo assim é uma classe bem divertida e ter um "pet" me pareceu interessante.
E por fim um Blue String, Uma habilidade cômica, tocador de berimbau e me pareceu muito útil. Tive a esperança de que isso pudesse combar com o pet da Druid e que a Druid tivesse poder de se transformar em tigres, etc como em outros games com a classe. O Blue String me pareceu bem forte pelo que consegui ver.

Joguei na dificuldade Normal e morri algumas vezes. Mesmo assim entendi que esse era o objetivo: Avançar aos poucos com upgrades básicos em equipamentos, farmar e correr da caverna, desenvolver essa relação de gerar recursos/gastá-los de maneira eficiente. Bem como um jogo de estratégia.

Citação de: Reward online 19/05/2020 às 20:07
Mesmo assim entendi que esse era o objetivo: Avançar aos poucos com upgrades básicos em equipamentos, farmar e correr da caverna, desenvolver essa relação de gerar recursos/gastá-los de maneira eficiente. Bem como um jogo de estratégia.

Você entendeu perfeitamente qual era a minha ideia para o jogo. Em todas as vezes que eu zerei, gastei pelo menos 8 horas, pois sempre voltava na cidade, vendia coisas, comprava coisas, fortalecia os heróis... Tudo sem pressa. Por isso fiz a dificuldade fácil, porque nem todos vão ter tanta paciência assim.

Sobre o Blue String, ele é bem forte fisicamente, mas a defesa física é apenas boa, e a defesa mágica é terrível. E eu gosto da druida porque nunca preciso comprar itens de curar status com ela, graças a habilidade Esuna. Em chefes ela também é bem útil. Na verdade eu joguei tantas vezes com todos esses personagens que eu consigo encontrar vantagens em todos eles. Hehe.

Eu fiz o possível pra equilibrar os personagens, mas dependendo do estilo de jogo de cada um, acho bem provável que todo mundo vai achar alguns melhores que os outros mesmo. Mas talvez isso seja até uma coisa boa do jogo. O importante é que seja possível terminar o game em qualquer dificuldade, com qualquer combinação de heróis.

Muito obrigado por testar o jogo e me dar o feedback. Como eu disse, significa muito pra mim.  :ok:

Saudações de novo. Peço mais uma vez licença para divulgar uma grande atualização na versão 2.0 do jogo:

- Quatro novos personagens foram adicionados. Valkyrie, Bishop, Trickster e Pirate;
- Todas as classes foram revistas e estão ainda mais balanceadas do que antes;
- As cores do jogo como um todo estão mais únicas, e os mapas estão um pouco mais bem polidos. Também tentei melhorar alguns diálogos;
- Criei um sistema de pontuação onde, após os créditos, você consegue ver todas as suas ações no jogo, como por exemplo: Quantas vezes lutou, quantos equipamentos forjou, quantas vezes dormiu no hotel... Isso abre espaço para vários desafios como speedruns, finalizar o jogo sem usar o hotel ou mesmo usar apenas UM membro no grupo!

Provavelmente a versão 2.0 será a última versão de NecroMadness, pois acredito que já implementei tudo o que gostaria de fazer nesse jogo. Aos que jogaram, meu muito obrigado! Qualquer dúvida a respeito do jogo, estou sempre a disposição.