O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Slime Vermelhão Brabo Demais

Iniciado por Rhyan, 28/05/2020 às 21:03

28/05/2020 às 21:03 Última edição: 30/05/2020 às 14:09 por Rhyan
Opa! Como estão? Venho estudando um pouco de GML e usando Game Maker. Então nada melhor do que criar um joguinho de plataforma bem básico, apenas para aplicar coisinha aqui, coisinha ali na prática.

Então, para deixar o negócio mais bonitinho e agradável, resolvi fazer alguns sprites.

Segue aí:

// Versão 0.1

[box2 class=titlebg title=Redimensionado]
Spoiler
[close]
[/box2]
[box2 class=titlebg title=16x16]
Spoiler
[close]
[/box2]
[box2 class=titlebg title=32x32]
Spoiler
[close]
[/box2]
[box2 class=titlebg title=64x64]
Spoiler
[close]
[/box2]

// Versão 0.2 (NEW) :link:

[box2 class=titlebg title=Redimensionado]
Spoiler
[close]
[/box2]
[box2 class=titlebg title=16x16]
Spoiler
[close]
[/box2]
[box2 class=titlebg title=32x32]
Spoiler
[close]
[/box2]
[box2 class=titlebg title=64x64]
Spoiler
[close]
[/box2]
[/spoiler]

Quem puder avaliar, ficarei grato.

Obrigado! :ok:
^~^) -Rhyan.

Você realmente não para em cara?!!! XD

Continue se desenvolvendo, sei que vai mostrar ainda mais trabalhos interessantes, ^^
Gosto do Slime! Mesmo que esteja achando um pouquinho grande no tópico, talvez vendo ele no tamanho "real" dentro do jogo, ficaria melhor de observar! As mudanças de cores que vc fez, com o uso de luz e sombra, enfim..
abraços   ~

29/05/2020 às 06:38 #2 Última edição: 29/05/2020 às 08:02 por Rhyan
Citação de: aleth728 online 29/05/2020 às 04:38
Você realmente não para em cara?!!! XD

Continue se desenvolvendo, sei que vai mostrar ainda mais trabalhos interessantes, ^^
Gosto do Slime! Mesmo que esteja achando um pouquinho grande no tópico, talvez vendo ele no tamanho "real" dentro do jogo, ficaria melhor de observar! As mudanças de cores que vc fez, com o uso de luz e sombra, enfim..
abraços   ~

Que bom que gostou, hehe. O que acontece é que faço primeiramente os sprites no Aseprite, em 16x16. Depois, eu jogo no Game Maker e altero para 64x64 (por algum motivo, fica muito bom, não fica zoado pela redimensionamento). Vou lançar três versões no tópico (16x16, 32x32, 64x64).

Enfim, muito obrigado, aleth!
^~^) -Rhyan.

Já que a ideia é só fazer um slime convencional de RPG, porquê não buscar referências entre os slimes convencionais de RPG?

Parabéns pela iniciativa, Rhyan. o/
Oxe

29/05/2020 às 16:10 #4 Última edição: 29/05/2020 às 16:22 por Rhyan
Citação de: Jorge_Maker online 29/05/2020 às 14:15
Já que a ideia é só fazer um slime convencional de RPG, porquê não buscar referências entre os slimes convencionais de RPG?

Parabéns pela iniciativa, Rhyan. o/

O problema é que não é pra ser um slime de RPG, principalmente porque o jogo não é de RPG...

E quanto à referência do slime, muito obrigado, mas o objetivo é ser mais simples possível, mas que fique gostoso de jogar, entende? E ainda mais porque eu faço 16x16, então não tem como adicionar muitos detalhes (para mim, claro), por mais que eu queira.

Mesmo assim, muito obrigado por comentar. Boa tarde.
^~^) -Rhyan.

Dá pra melhorar. Fazer algo simples não é desculpa para fazer algo feio ou preguiçoso.

Seria melhor se definisse a paleta de cores que irá usar antes. Recomendo evitar cores muito próximas umas das outras, principalmente quando as dimensões da arte são muito pequenas. Do jeito que fez sequer da pra ver o degradê das cores da slime.

Citação de: Rhyan online 29/05/2020 às 16:10
E quanto à referência do slime, muito obrigado, mas o objetivo é ser mais simples possível, mas que fique gostoso de jogar, entende? E ainda mais porque eu faço 16x16, então não tem como adicionar muitos detalhes (para mim, claro), por mais que eu queira.
Poxa, que tipo de desculpa é essa? Se você reconhece que não fez o melhor trabalho possível deve apenas absorver as dicas que estão sendo dadas, não usar as suas limitações atuais como desculpa. O exemplo que o Jorge fez é excelente, dá uma olhadinha em como ele selecionou e usou as cores na arte.

29/05/2020 às 16:59 #6 Última edição: 29/05/2020 às 17:05 por Jorge_Maker
Você pode alcançar resultados melhores mesmo trabalhando em resolução menores, não use isso como desculpa para se manter na mediocridade. Simplicidade não significa algo ruim.

Oxe

Citação de: Jorge_Maker online 29/05/2020 às 16:59
Você pode alcançar resultados melhores mesmo trabalhando em resolução menores, não use isso como desculpa para se manter na mediocridade. Simplicidade não significa algo ruim.

Eu não usei uma resolução menor como desculpa, apenas disse que eu não sou muito bom (eu tento fazer o melhor de mim, mas nem sempre ele vai ser suficiente para ter algo bom, mas não tem outro jeito além de continuar treinando para melhorar), seja em resoluções maiores ou menores.

Novamente, obrigado Jorge_M.

Citação de: Gabriel online 29/05/2020 às 16:47
Dá pra melhorar. Fazer algo simples não é desculpa para fazer algo feio ou preguiçoso.

Seria melhor se definisse a paleta de cores que irá usar antes. Recomendo evitar cores muito próximas umas das outras, principalmente quando as dimensões da arte são muito pequenas. Do jeito que fez sequer da pra ver o degradê das cores da slime.
Poxa, que tipo de desculpa é essa? Se você reconhece que não fez o melhor trabalho possível deve apenas absorver as dicas que estão sendo dadas, não usar as suas limitações atuais como desculpa. O exemplo que o Jorge fez é excelente, dá uma olhadinha em como ele selecionou e usou as cores na arte.

Realmente dá para melhorar, estou treinando para conseguir fazer px-arts melhores. :ok:

Com todo respeito, mas na parte do "feio" e "preguiçoso" você não fez uma crítica construtiva, então desconsidero, com todo o respeito.

Abaixo uma explicação sobre isso, peço que você não me leve mal ou leve isso como a resposta toda, apenas uma parte da mesma.

Spoiler

Ou, por exemplo, se você está começando em alguma área totalmente diferente do que você está acostumado, por exemplo, sonoplastia (não sei se você também atua nessa área), posta o trabalho para avaliarem construtivamente e mandam "feio" ou "preguiçoso", me diga, NO QUE isso vai te ajudar a melhorar na área? "Feio" pode ser qualquer coisa.

Outro exemplo: Um jogo, você faz um jogo. Você posta esse jogo. Comentam e falam "feio", me diga, O QUE está feio? O scripting? As artes ("feio" não serve apenas para artes, mas você sabe disso, apenas quis ressaltar)? A história? A sonoplastia? O Q U E?

Mesma coisa na px-art. Tem a sombra, a paleta (eu vi que você falou sobre ela, mas não sei se foi a ela que você se referiu), etc.
[close]

Enfim, saindo desse assunto que já se extendeu bastante, acho que se eu colocar esse do Jorge o ator principal (o slime, sim, ele era o ator principal shaushua), ficaria meio... sei lá, estranho, sabe? Mas na segunda resposta dele, mais especificamente no 2° sprite, foi o que mais se aproximou do esperado. Abaixo algumas coisas vou melhorar nesse slime e nas minhas próximas px-arts.

Spoiler

• Forma (achei ele meio quadradão (o meu)).
  • Degradê e Paleta, como você disse, agradeço.
  • Luz (vi o reflexo da luz no slime e achei legal para adicionar nas futuras)
  • Etc.
[close]

Novamente, peço que não me leve a mal, mas obrigado, Gabriel!

Obrigado, pessoal!!!
^~^) -Rhyan.

Meu caro, fiz questão de ser incisivo por conta do modo como você reage as críticas que recebe. Releia com atenção sua primeira resposta ao Jorge, você praticamente ignorou o exemplo oferecido por ele usando como pretexto sua inexperiência. Que você está aprendendo todos nós sabemos, isso fica perceptível pela arte, você não precisa nem dizer. O seu problema é usar isso como desculpa para a arte não ser tão boa. Em vez de tentar se justificar, apenas absorva aquilo que está sendo dito, é simples. Afinal, seu tópico está numa área de avaliação e com o ícone de avaliação e não de exposição.

Não disse que sua arte estava feia e nem que ela era preguiçosa. Apenas destaquei que o fato de fazer algo simples não é pretexto para um trabalho descuidado, ruim e preguiçoso. Inclusive separei a sentença através de um ponto final, para deixar bem claro que adiante estava abordando outra coisa e não sobre a sua arte em si. Interpretação faz bem.

Citação de: Gabriel online 29/05/2020 às 19:24
Meu caro, fiz questão de ser incisivo por conta do modo como você reage as críticas que recebe. Releia com atenção sua primeira resposta ao Jorge, você praticamente ignorou o exemplo oferecido por ele usando como pretexto sua inexperiência. Que você está aprendendo todos nós sabemos, isso fica perceptível pela arte, você não precisa nem dizer. O seu problema é usar isso como desculpa para a arte não ser tão boa. Em vez de tentar se justificar, apenas absorva aquilo que está sendo dito, é simples. Afinal, seu tópico está numa área de avaliação e com o ícone de avaliação e não de exposição.

Não disse que sua arte estava feia e nem que ela era preguiçosa. Apenas destaquei que o fato de fazer algo simples não é pretexto para um trabalho descuidado, ruim e preguiçoso. Inclusive separei a sentença através de um ponto final, para deixar bem claro que adiante estava abordando outra coisa e não sobre a sua arte em si. Interpretação faz bem.

:sera:, olha, se você acha isso, difícil vai ser eu mudar sua opinião ou algo do tipo, então não tem motivo para iniciar algo aqui que não vai ter motivo nenhum, nem vai render algo bom.

Sobre a arte do Jorge, eu citei as duas porque você a citou na sua resposta, então respondi as duas como uma. Contudo, você leu isso aqui?
"Enfim, saindo desse assunto que já se extendeu bastante, acho que se eu colocar esse do Jorge o ator principal (o slime, sim, ele era o ator principal shaushua), ficaria meio... sei lá, estranho, sabe? Mas na segunda resposta dele, mais especificamente no 2° sprite, foi o que mais se aproximou do esperado. Abaixo algumas coisas vou melhorar nesse slime e nas minhas próximas px-arts."
Se tivesse lido, você teria percebido que eu falei sim dos exemplos do Jorge. Também, no final da resposta, coloquei uma lista onde me baseava principalmente nos exemplos do Jorge.

O modo como eu reajo às críticas vai de acordo com a crítica.

Por último, sobre você não ter atribuído essas características ao px-art, sério isso? Interpretei que, como eu disse que eu queria fazer algo simples, "o fato de fazer algo simples não é pretexto para um trabalho descuidado, ruim e preguiçoso", então não, cara, só não.

Como eu disse, não leva isso pro coração não, não leva a mal :ok:.
^~^) -Rhyan.

Te recomendo que leia isso aqui com muito carinho e atenção.

Sabe o que é não, só não? É essa sua reação demasiada. Me esforcei pra entender sua última mensagem, mas tá difícil. Quem sabe numa próxima, quando você escrever com um pouco mais de calma e racionalidade. :ok:

Citação de: Gabriel online 29/05/2020 às 20:18
Te recomendo que leia isso aqui com muito carinho e atenção.

Sabe o que é não, só não? É essa sua reação demasiada. Me esforcei pra entender sua última mensagem, mas tá difícil. Quem sabe numa próxima, quando você escrever com um pouco mais de calma e racionalidade. :ok:

Ok, li. Acredito que você deveria ler uma sobre como dar uma crítica construtiva também. Além disso, no próprio link tem a parte III (3), "Dialogue" que encoraja a dialogar caso a crítica apresente pontos inválidos (pontos que eu citei em minhas outras respostas).

Com isso eu queria dizer que simplesmente não faz sentido, entendeu? E segundo, eu lido bem com críticas, mas quem não iria querer dialogar com alguém que fez uma crítica que não é nem de longe uma crítica construtiva, ou seja, uma resposta não ajuda em nada no desenvolvimento?
^~^) -Rhyan.

Citação de: Rhyan online 30/05/2020 às 09:55
Ok, li. Acredito que você deveria ler uma sobre como dar uma crítica construtiva também.

Aqui você já deixa claro que não leu nada, ou se leu não prestou atenção. Sugiro que releia a seção IV - A Não Crítica.

Citarquem não iria querer dialogar com alguém que fez uma crítica que não é nem de longe uma crítica construtiva, ou seja, uma resposta não ajuda em nada no desenvolvimento?

No caso a única pessoa que não está contribuindo pro desenvolvimento do resto aqui deve ser você, maninho hahaha
A resposta inicial do Gabriel claramente apontava algumas falhas na arte:

CitarSeria melhor se definisse a paleta de cores que irá usar antes. Recomendo evitar cores muito próximas umas das outras, principalmente quando as dimensões da arte são muito pequenas. Do jeito que fez sequer da pra ver o degradê das cores da slime

Isso é uma crítica. Aí ele ele aponta e discute um problema no que você fez. Isso é uma crítica, e toda crítica é construtiva se você souber lidar com ela. se não for construtiva sob hipótese alguma (por exemplo, se ele tivesse dito apenas "você é bobão"), aí não é crítica.

O que você não pode esperar é que alguém vá pegar na sua mão e te dar um passo a passo de como fazer as coisas direito pra cada problema que for apontado. Aí deixa de ser crítica, vira aula.

O esperado de você aqui (como alguém que lida bem com críticas) é que você compreenda o que foi dito e busque melhorar tomando isso como base. Como fazer isso? Busque aulas online, tente fazer algo sozinho, pergunte pra sua tia... Não tem fórmula, mas você precisa correr atrás.

Outra coisa que você não entendeu bem é que nem toda crítica necessariamente é dirigida para o seu trabalho. Existem outros tipos de crítica, como por exemplo críticas ao seu comportamento. Esse tipo de crítica é perfeitamente válido, uma vez que seu comportamental afeta diretamente como você interage com quem está criticando seu trabalho.
Foi isso que o pessoal fez dizendo que você estava sendo preguiçoso ao dizer que, por dever ser algo simples, não dava pra melhorar o que tinha feito.

Em nenhum momento alguém sugeriu que você precisasse ser bom desde o início, mas você claramente se mostrou defensivo quanto a sugestões de melhoria e por isso vieram as críticas ao seu posicionamento.

Você tem um longo caminho pela frente ainda, e aprender a aprender com as críticas (e não se frustrar com elas) é parte importante disso. Sugiro que leia o texto do Cronus novamente, dessa vez prestando mais atenção (um jeito bom de fazer isso: depois de ler, tente fazer uma síntese).
~ Masked

Citação de: Brandt online 30/05/2020 às 10:33
Aqui você já deixa claro que não leu nada, ou se leu não prestou atenção. Sugiro que releia a seção IV - A Não Crítica.

No caso a única pessoa que não está contribuindo pro desenvolvimento do resto aqui deve ser você, maninho hahaha
A resposta inicial do Gabriel claramente apontava algumas falhas na arte:

Isso é uma crítica. Aí ele ele aponta e discute um problema no que você fez. Isso é uma crítica, e toda crítica é construtiva se você souber lidar com ela. se não for construtiva sob hipótese alguma (por exemplo, se ele tivesse dito apenas "você é bobão"), aí não é crítica.

O que você não pode esperar é que alguém vá pegar na sua mão e te dar um passo a passo de como fazer as coisas direito pra cada problema que for apontado. Aí deixa de ser crítica, vira aula.

O esperado de você aqui (como alguém que lida bem com críticas) é que você compreenda o que foi dito e busque melhorar tomando isso como base. Como fazer isso? Busque aulas online, tente fazer algo sozinho, pergunte pra sua tia... Não tem fórmula, mas você precisa correr atrás.

Outra coisa que você não entendeu bem é que nem toda crítica necessariamente é dirigida para o seu trabalho. Existem outros tipos de crítica, como por exemplo críticas ao seu comportamento. Esse tipo de crítica é perfeitamente válido, uma vez que seu comportamental afeta diretamente como você interage com quem está criticando seu trabalho.
Foi isso que o pessoal fez dizendo que você estava sendo preguiçoso ao dizer que, por dever ser algo simples, não dava pra melhorar o que tinha feito.

Em nenhum momento alguém sugeriu que você precisasse ser bom desde o início, mas você claramente se mostrou defensivo quanto a sugestões de melhoria e por isso vieram as críticas ao seu posicionamento.

Você tem um longo caminho pela frente ainda, e aprender a aprender com as críticas (e não se frustrar com elas) é parte importante disso. Sugiro que leia o texto do Cronus novamente, dessa vez prestando mais atenção (um jeito bom de fazer isso: depois de ler, tente fazer uma síntese).

Entendi, eu só fiquei um pouco incomodado com o fato dele ter usado alguns adjetivos que eu considero meio ofensivos, mas tá de boa. Tenho uma constante sensação que as pessoas daqui não gostam muito de mim, então eu realmente fiquei na defensiva mesmo.  Eu não tinha falado que toda a crítica dele não tinha sido, apenas que algumas partes não foram, mas eu não me expressei bem nessa aí.

O problema é que não tem muita coisa na internet de cursos de PxArt e se tem, ou é fora do orçamento (por exemplo, curso Danki Code que eu estava pensando em fazer, mas o preço é, se eu não me engano, com promoção, R$999,00, R$500,00, por aí, não me lembro muito bem), mas também tem alguns jogos, artes (Stardew Valley, The Witch's House, Mogeko Castle, etc), além daquele site, mas está em ingles, e, mesmo usando o Google Tradutor, fica meio difícil de entender, mas é uma ajuda.

Enfim, não vou responder toda sua resposta porque ela é grande, mas quero que você saiba que eu li e vou melhorar na próxima e nessa aqui, vou lançar uma "remake" dessa aí, me inspirando nos slimes do Stardew Valley e consertando.

Dito isso, quero agradecer você, Brandt! :ok:.

^~^) -Rhyan.

Oh, isso lembra um velho trabalho que eu tinha feito, haha'
Acredito que o pessoal já tenha apontado as áreas que certamente precisam de melhoria, então o que posso fazer é te sugerir é o excelente canal do MortMort. Ele tem vários vídeos sobre arte num geral, mas é focado mais em pixel art.

Sucesso, meu jovem o/ E não se preocupe, existem inúmeros membros nessa comunidade, cada um com uma rotina bem ocupada (principalmente nos tempos em que nos encontramos), então por mais que brinquemos, não creio que alguém aqui desgoste de vossa pessoa. Lembre-se que a administração está sempre aí caso tenha algum problema.