O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Trocando Ideia #3 - Vifibi

Iniciado por B.loder, 05/03/2013 às 14:12

05/03/2013 às 14:12 Última edição: 05/03/2013 às 15:13 por Yukii-kun

Muitos conhecem o membro Vifibi, marcado por muitas pessoas o acharem arrogante, porém incrivelmente habilidoso com a escrita, ele consegue ser lembrado. Achei que seria interessante fazer uma entrevista, então aqui ficarão as perguntas que eu fiz, focadas principalmente na área da escrita, onde ele mais atua.

Muita gente te odeia e você sabe disso, isso te afeta de alguma forma?

Não, não me afeta. Até porque, acho que essa história de "me odiarem" é pura bobagem. Acho difícil alguém odiar uma pessoa que nunca viu na vida real, e que nunca teve uma conversa séria com. Mas certamente conheço pessoas que desgostam de mim, e embora eu ache isso um pouco triste, não afeta minha vida.

Quando você começou a escrever histórias?

Eu comecei a escrever histórias em fevereiro de 2006, há sete anos atrás.

Você vai publicar um livro em breve, foi difícil conseguir que ele fosse publicado?

[Risos] Não, de fato não foi. Existe todo esse misticismo que alguns escritores gostam de jogar por cima do ofício, mas a verdade é que ser publicado foi uma tarefa bem simples; eu mandei meu livro para a Editora Multifoco e, uma semana depois, eles me mandaram um e-mail dizendo que tinham aceitado-me para publicação.

Você gostaria de falar um pouco sobre o livro?

Pois bem. O livro se trata de uma continuação, de certo modo, ao meu conto "Amor de Inverno". Conta a história de Fred Guerra quando ele retorna de viagem de Bariloche (onde se passa o conto) e tenta lidar com o fato de que uma mulher por quem ele teve uma paixão incontrolável não sente por ele o mesmo. Eu também aproveitei a ocasião para expandir e revolucionar muitos dos clichês que associavam à minha escrita e à literatura em geral. O texto usa uma linguagem formal porém simples, seguindo meu estilo minimalista, e deixa bastante da mensagem sob a superfície. Eu tentei ao máximo criar uma história que pode ser aproveitada por qualquer um, mas que só será entendida mesmo por aqueles que de fato buscarem entender.

Como você descreveria seu estilo de escrita?

Meu estilo de escrita é mais minimalista do que qualquer outra coisa. Eu apenas escrevo o necessário, e não me permito uma narrativa "Púrpura", por assim dizer. Eu prefiro que o leitor seja absorvido pela história, e uma escrita cheia de floreios desnecessários impede isso de ocorrer.

Quando você conheceu o rpg maker? E você o usa?

Eu conheci o RPG Maker acho que por volta de 2007, talvez mais cedo. Lembro que eu tinha comprado o RPG Maker 2003 (na época ainda não tinha o XP, acredito) junto com o 2000 na infame revista da Digerati, junto com um bocado de jogos feitos na engine. Sobre eu o usar, sim, eu o uso com frequência regular. De fato, aproveitando uma venda na Steam, eu comprei a licença do RPG Maker VX Ace e estou planejando, sem muito compromisso, um jogo que pode vir ou não a ser comercial, com um roteiro inteiramente novo desenvolvido por mim.

Você usa a escrita como profissão?

Sim, uso. Sou um redator, revisor e editor freelance, além de vender contos pela internet e ter tido alguns websites com anúncios com conteúdo literário. Porém, recentemente ando tendo um maior foco em publicidade, edição e escrita de romances, tal como o livro que mencionei, que tem a data de lançamento marcada para 21 de março.

O que te levou a decidir que essa seria sua "profissão"?

Eu gostaria de dizer que eu ouvi "um chamado divino" e que subitamente meu caminho se iluminou para mim, mas eu estaria mentindo. Nada, de fato, me levou a decidir que escrever se tornaria minha profissão. Era apenas algo que eu gostava de fazer por hobby. Contudo, um dia me ofereceram dinheiro para escrever um artigo em nome de outra pessoa e, como eu fiz um bom trabalho, me ofereceram mais e mais artigos, até o ponto em que eu acabei me tornando um escritor profissional.

Finalizando, você deixa alguma mensagem para quem pretende escrever, seja comercialmente ou como hobby?

Certamente. Se você está pensando em escrever, não importa como seja, não ouça essas pessoas que agem como se escrita fosse uma "arte secreta". Escrever é algo que qualquer um pode fazer, mas, como quase tudo na vida, é necessário prática para se aprender a fazer bem. Se você realmente deseja escrever, pesquise histórias, leia muito (e eu digo MUITO. Eu costumo ler dois livros por semana, e mais quando tenho tempo), e pratique sua escrita. Você vai começar ruim, não irei mentir. Todos nós começamos. Mas com perseverança, estudo e horas e horas de prática, você vai não apenas criar seu próprio estilo de escrita instantaneamente reconhecível por seus fãs, você também terá um conhecimento muito maior de cultura popular e uma possível carreira à sua frente.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

UOU gostei muito já tinha ouvido falar dele, bem que não foi né XD.
Pelo que ele disse gosta de ser minimalista, para que os outros sejam absorvidos pela história.
Achei bem interessante. Pois é uma coisa bem diferente, de quem quer se achar profissional e fica enchendo os textos de palavras desconhecidas, achando que ta ficando lindo. Enquanto o seu leitor, até pula aquela palavra, e as vezes até se perde, por não enteder.

E sou como ele, ou pelo menos era, lia livros grossos,o dia todo, antes de conhecer os fórums de RPG maker, ou mesmo até ter um computador.
mas com o avanço da tecnologia, eu me influenciei e hoje não costumo ler mais, por causa da internet, e me vêm aquele pensamento na cabeça, "Ah nem preciso comprar o livro, eu baixo." e com tanta coisa que a internet têm, acabo me esquecendo, e acabo por vez, não baixando e não lendo mais. E é muito melhor, ter um livro em mãos, do que ver nessa tela de PC brilhante, que acaba me deixando cego.

A quanto ao tópico, desculpe, ótima entrevista, quero ver mais em XD.

Bem legal a entrevista, já ouvi falar desse Vifibi ou talvez eu ja vi ele em alguma comunidade maker,  :seei:
Fiquei curioso sobre o livro que o Vifibi escreveu   :wow:
Bom, parabéns pela entrevista B.Lorder, e Vifibi.

Muito legal essa entrevista com o Vifibi.

Mas... Só eu que acho que arrogância não é um defeito? É saber no que é bom e ponto. É melhor do que falsa modéstia.

Anyway, estou ansiosa por esse livro do Vifibi desde que soube dele (senão me engano pelo Facebook).
Conheçam meu blog: Get a Life

"Talvez o certo para você é o errado para mim . Claro, cada um é cada um,
ninguém é igual a ninguém. Não vai ser por isso que vamos nos desentender.
Duas pessoas discutirem e não chegarem a uma conclusão igual,
é a melhor prova de que cada ser humano tem o seu valor e identidade própria."
Raul Seixas

Gostei bastante!
Eu, como conheço por "falar" apenas, não sei muito do trabalho dele, mas parece que dia 21 de março ganharei um presente de aniversário! kk
Eu nunca o odiei, sempre o admirei, porém tenho certo medo de quando participo de algo e ele vai também, kkk, Claro que isso é mais que óbvio, ter medo de alguém que tem um conhecimento maior que o seu... Pois, parabéns "Fibas", aguardo muito o lançamento e espero que dê tudo certo. :)

A primeira pergunta eu ri, mal começou e já falo de gente que "odeia" ele :XD:
Eu gostei da entrevista, foi algo bem direto e não muito cumprido.
Talvez eu compre o livro, fiquei um pouco curioso.

Gostei da entrevista. Não o conhecia, e concordo que sobre pessoas odiarem outras pessoas no mundo virtual é idiotice aguda. Até porque no mundo virtual, ninguém conhece ninguém. E o pouco que conhece, preserva, porque até mesmo na vida real, uma pessoa é bem diferente de outra. Se uma pessoa é arrogante no veículo virtual, isto não quer dizer que ela seja arrogante na vida real e vice-versa. Acho estas pessoas problemáticas e nêuradas kkk! Vai saber o que se passa por detrás de um monitor.   Mas o ponto fraco da entrevista foi que o entrevistador, falou demais sobre a vida artística do entrevistado.  Sei que ninguém quer virar "figurinhas" mas, explorar outros assuntos como vícios, problemas pessoais, hobbys, e até mesmo culinária enriqueceria mais uma entrevista.  Fora este detalhe, eu curti.  Fiquei até de mandar algumas respostas para o Vifibi em alguns tópicos, mas foi desnecessário. Parabéns e gostaria de ler mais.   

Olha, olha, olha! Uma entrevista do famosissímo Vifibi! :wow:

Gostei bastante da entrevista, acho que ficou divertida XD Mas acho que poderia ter perguntado mais coisas nela aí, cara... E feito ela um pouco maior, ficou até um tanto pequena para uma entrevista  :será:

E agora todo mundo ficou curioso com o livro dele... também vou dar uma olhada quando sair \o

E quanto as dicas de escritor... achei-as muito úteis, com certeza tentarei segui-las xD
À procura de uma sign melhor  :=p:
Como eu fiz dúzias de avatares no estilo da CRM, vou trocar eles à cada segunda-feira!  :wow:

Ótima Entrevista, cada semana é um membro?

Gostaria de ser entrevistada pelo King Gerar ou B.Loader.

Haha muito boa a entrevista ao Fibas, é um cara que admiro bastante, por sua escrita e criatividade. Nas horas vagas é bom ganhar dele no boardgame com mais uma galera. Ah e me senti honrado em poder fazer o design, da edição limitada com capa dura do livro dele, então aqui está em primeira mão para vocês.

Spoiler
[close]

Citação de: Elyven online 08/03/2013 às 16:12
Gostaria de ser entrevistada pelo King Gerar ou B.Loader.

Isso aí B.Carregador, entrevista ela e.e

Citação de: Zalera online 08/03/2013 às 13:17
Ótima Entrevista, cada semana é um membro?

Hum, não necessariamente, ainda não estamos seguindo um padrão de entrevistas.

Gostei da entrevista, não acho que ficou faltando algo, abordar aquilo que está ali já é o suficiente.  Continue assim B.  E ótima capa, Fallen. 

09/03/2013 às 21:47 #13 Última edição: 09/03/2013 às 22:09 por Mistyrol
Citação de: Elyven online 09/03/2013 às 21:34
Citação de: Fallen online 08/03/2013 às 16:41
Spoiler
[close]
Tá falando sério? Ou é só zueira? kkkk
É zueira dele. A capa do livro vai ser esta:
Spoiler
[img2]http://i.imgur.com/qMbgHEQ.jpg[/img2]
[close]

E, uh... Aviso rápido: Essa imagem pode ou não ferrar com o layout do site quando você a abrir. É grande, é meu ponto.

09/03/2013 às 21:48 #14 Última edição: 09/03/2013 às 21:57 por cristianoforce
Curti bastante a entrevista também, digo que o modo como ele respondeu as perguntas é bem diferente do que ele costuma a passar e expressar em mensagens nos fóruns kkkkkk, digamos que deu pra ver um pouco de outro lado do Vifibi, é como ele mesmo disse: não dá pra odiar/julgar uma pessoa sem nunca tê-la visto pessoalmente e conversado com ela, no máximo desgostar desta pessoa.

Eu já li alguns dos textos e contos do Vifibi e aprovo! Devo dizer que ele segue o caminho correto de sua vida, mesmo que dizendo cegamente de certa forma. Tenho um certo "respeito literário" quanto a ele, tanto que até revisei o meu comentário algumas vezes pra não falhar no português (espero que não tenha errado nada kkkkk).

Boa sorte com o livro cara, espero que tenha boa repercussão =)
Outra entrevista muito boa B. ^^