O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Condicionais de Nível

Iniciado por TuorEl, 13/06/2020 às 17:48

13/06/2020 às 17:48 Última edição: 14/06/2020 às 13:15 por Gabriel
Olá pessoal, tudo certo?

Gosto muito de usar o RPG Maker porém sempre tenho dificuldades para finalizar os jogos, talvez por causa dos scripts.
Estou desenvolvendo um jogo atualmente e estou tendo um problema para definir uma certa condicional.
Quero que meu personagem possa trocar de classe sempre que quiser, falando com um respectivo NPC.

Mas, porém, contudo, todavia, ele só pode escolher a sua primeira classe assim que alcançar um certo nível. Logo, me deparo com o seguinte problema:
Como fazer com que, ao responder sim, o NPC saiba que o meu personagem está no nível 7?
Não sei se deu para entender a pergunta, mas é basicamente uma condicional dentro de uma escolha.
Não deve ser tão difícil mas não estou conseguindo resolver neste momento, até porque minhas habilidades de programação são um pouco limitadas.

:hiding:
Ah, e eu estou usando o RPG Maker VX Ace, caso necessário saber;
Fico no aguardo de uma resposta, sugestão ou solução.
Desde já, agradeço!

Seja vem vindo ao fórum, TuorEl!

Se entendi bem, você quer uma condição que verifique o nível do personagem, correto?
Isso é bem tranquilo de se fazer e não é necessário nenhuma gambiarra. Existem dois modos:

Usando variáveis: O jeito padrão que o maker te pede para fazer é armazenando o nível do personagem em uma variável. Tendo conhecimento do outro modo (que irei explicar a seguir) eu não faria desse jeito, mas ele não deixa de ser correto também. Funciona assim:
[hs width=300]https://i.imgur.com/cnh4NT3.png[/hs]

Usando script call: O jeito mais simples, prático e o qual eu recomendo que faça. Você precisa apenas inserir o código no espaço de código da aba 3 das opções de condição. Para o nível do personagem o código é:
$game_actors[1].level >= 7
# Isso irá verificar se o personagem de id 1 no database possui o nível maior ou igual a 7.

[hs width=300]https://i.imgur.com/wddrNrd.png[/hs]

13/06/2020 às 20:10 #2 Última edição: 13/06/2020 às 20:12 por TuorEl
Obrigado pela resposta!
Só por curiosidade, essa linguagem que você usou no evento é Ruby (RGSS)? Preciso me aprofundar nisso, por mais que o RPG Maker por si só já ofereça várias ferramentas de simples utilização, o conhecimento de uma linguagem dessas ajuda bastante a deixar o jogo diferente dos demais.
Valeu, Gabriel!

Sim, é Ruby. O RPG Maker VXAce usa RGSS3.

Recomendo aprender, aqui você pode encontrar um vasto material sobre.