O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Comando de Script para mostrar imagem na tela? (RMVXAce)

Iniciado por Lidendi, 24/07/2020 às 01:30

24/07/2020 às 01:30 Última edição: 26/07/2020 às 00:36 por Syureri
Estou usando o RPG Maker Vx Ace e estou tendo problemas na hora de chamar uma imagem pelo modo "padrão" do jogo. Eu coloco o comando no evento mas a imagem nunca aparece. Então gostaria de saber o codigo de script para fazer a imagem aparecer usando a opção "Chamar Script".

Pfv me ajudem  :T.T:
....

Se está tendo problemas com o comando padrão seria melhor ver o que está causando isso, em vez de só tentar usar outro método. De todo modo, esses são os comandos de script call para mostrar uma picture na tela:

# Para mostrar uma picture:
screen.pictures[id].show("file_name", position, x, y, x_zoom, y_zoom, opacity, blend_type)

# Para mover uma picture:
screen.pictures[id].move(position, x, y, x zoom, y zoom, opacity, blend type, wait)

# Para rotacionar uma picture:
screen.pictures[id].rotate(x)

# Para apagar uma picture:
screen.pictures[id].erase

Oi Lidendi

Posta aqui um print de como você ta fazendo pra imagem aparecer e a imagem pra gente ver.

Citação de: Gabriel online 24/07/2020 às 07:47
Se está tendo problemas com o comando padrão seria melhor ver o que está causando isso, em vez de só tentar usar outro método. De todo modo, esses são os comandos de script call para mostrar uma picture na tela:

# Para mostrar uma picture:
screen.pictures[id].show("file_name", position, x, y, x_zoom, y_zoom, opacity, blend_type)

# Para mover uma picture:
screen.pictures[id].move(position, x, y, x zoom, y zoom, opacity, blend type, wait)

# Para rotacionar uma picture:
screen.pictures[id].rotate(x)

# Para apagar uma picture:
screen.pictures[id].erase

Eu não consigo nem imaginar o que estaria causando isto, até pq a tela inicial do jogo (onde escolhe entre carregar e novo jogo) é feita 100% com imagens, e lá ocorre tudo normal. Mas quando eu tento usar as imagens dentro do jogo em si, elas não aparecem, nem mesmo quando uso o mesmo evento da tela inicial.

o codigo de chamar script deu nesse erro
Spoiler
[close]
Eu coloquei certo?
Spoiler
[close]

Citação de: Speed online 24/07/2020 às 11:17
Oi Lidendi

Posta aqui um print de como você ta fazendo pra imagem aparecer e a imagem pra gente ver.
Esse aqui é o comando que eu uso pra chamar a imagem.
Spoiler
[close]

E esses aqui são os comando que eu uso na tela de inicio do jogo, são 100% imagens e todos funcionam perfeitamente.
Spoiler
[close]

Tambem uso um "sistema" de Raio de Sol, que utilizar imagens e script. Ele funciona bem.
Spoiler
[close]

Aparentemente, apenas as imagens da tela de Título e do Script de "raio de sol" Funcionam corretamente, toda e qualquer outra imagem que eu tente colocar simplesmente não aparece.

Fiz esse video, caso por imagens não seja o suficiente para tentar encontrar alguma solução.
Spoiler

[close]
....

24/07/2020 às 19:24 #4 Última edição: 24/07/2020 às 19:26 por Brandt
Você precisa substituir os parâmetros por valores que façam sentido. "position" você troca por 0 (superior esquerdo) ou 1 (centro), x e y pelas coordenadas, mesma coisa os valores x_zoom, y_zoom, opacity, etc.

De todo modo, duvido que vá resolver seu problema chamar a picture por script, porque é justamente isso que o evento faz internamente. Você poderia tentar usar um Sprite, mas sem entender como funciona só ia dar mais dor de cabeça.

Seu problema aí é que você usa o tipo de blend "Adicionar", mas sua imagem é toda preta (ou seja, cor "0"). O que esse blend faz é somar os valores das cores sobrepostas para determinar a cor final, e somar preto não afeta o valor final, daí a imagem não aparece :^)

Mude para "Multiplicar" ou "Normal".
~ Masked

Citação de: Brandt online 24/07/2020 às 19:24
Você precisa substituir os parâmetros por valores que façam sentido. "position" você troca por 0 (superior esquerdo) ou 1 (centro), x e y pelas coordenadas, mesma coisa os valores x_zoom, y_zoom, opacity, etc.

De todo modo, duvido que vá resolver seu problema chamar a picture por script, porque é justamente isso que o evento faz internamente. Você poderia tentar usar um Sprite, mas sem entender como funciona só ia dar mais dor de cabeça.

Seu problema aí é que você usa o tipo de blend "Adicionar", mas sua imagem é toda preta (ou seja, cor "0"). O que esse blend faz é somar os valores das cores sobrepostas para determinar a cor final, e somar preto não afeta o valor final, daí a imagem não aparece :^)

Mude para "Multiplicar" ou "Normal".

Sem efeito nenhum  :T.T: :T.T: :T.T:
....

Se mudar o número das imagens para valores mais altos, o que acontece? Quais são os scripts que está usando no seu projeto?

Acho que não tem nada haver, mas pode ser que falte temporizadores entre os comandos de Script, pra não disparar o "mostrar imagem" logo em seguida "apagar imagem".

Consegui resolver o problema usando esses efeitos de efeito de imagem. Não sei bem se é de algum script ou se é dos códigos padrões da Engine, apenas peguei o evento que fazia aparecer os raios de sol e troquei pela imagem que eu queria e deu certo.
Spoiler
[close]
....

Não é um comando padrão, certamente é de algum script que você usa no seu projeto. Provavelmente em algum momento você definiu algum efeito na imagem de mesmo número ou as configurações padrão do script estavam atrapalhando na hora de mostrar a imagem.

De todo modo, problema resolvido, tópico trancado :lock:
~ Masked