O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

sistema de amizade

Iniciado por Far, 25/07/2020 às 20:30

25/07/2020 às 20:30 Última edição: 25/07/2020 às 20:33 por Far
É possível fazer um sistema de amizade no rpg maker mv(que dependendo do nível acontece eventos especiais)?se sim como?

Do jeito mais básico e simples você pode fazê-lo gerenciando switches, variáveis e condições. Tendo um conhecimento básico de como operá-los é algo fácil de ser executado. Por exemplo, variável X corresponde ao seu nível de amizade com fulano e o evento especial Y só ocorre se o valor da variável X for igual ou maior que 10 e por aí vai.

Se a interação forem entre os personagens do jogador (Party):
https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/actors-friendship-system.50296/

É impossivel fazer por SCRIPT/Plugin se as interações forem com os NPCs no jogo são simulações, somente via eventos, assim como fizeram na época de "Ouro" do Rpg Maker (Rm2k/2k3), assim você pode controlar os NPCs mais livremente.

Citação de: Crixus online 25/07/2020 às 21:19
É impossivel fazer por SCRIPT/Plugin se as interações forem com os NPCs no jogo são simulações, somente via eventos, assim como fizeram na época de "Ouro" do Rpg Maker (Rm2k/2k3), assim você pode controlar os NPCs mais livremente.

Absolutamente não é o caso. Primeiro, eventos são totalmente controlados por scripts, então não tem absolutamente nada que um evento faça que um script não possa fazer, e se você acha o contrário sugiro dar uma olhada mais a fundo nos scripts do RPG Maker. Classes Game_Interpreter, Game_Map e Game_Event são bons pontos de partida. Lembre-se sempre que tudo que acontece no jogo é controlado por scripts, e dá pra fazer o que você quiser alterando eles. E, aliás, sinto informar que no 2k/3 não é diferente, a única diferença é que você não tem acesso ao código, que é uma baita desvantagem na verdade, se me perguntar :^)

Segundo, "controlar mais livremente" com eventos é uma ilusão, causada provavelmente porque é o meio que está acostumado. Mas te garanto que eventos são UM PÉSSIMO JEITO de implementar sistemas (péssimo mesmo, horrível), e você ganha muito mais (e perde muito menos tempo) aprendendo a programar.

Citação de: Gabriel online 25/07/2020 às 21:09
Do jeito mais básico e simples você pode fazê-lo gerenciando switches, variáveis e condições. Tendo um conhecimento básico de como operá-los é algo fácil de ser executado. Por exemplo, variável X corresponde ao seu nível de amizade com fulano e o evento especial Y só ocorre se o valor da variável X for igual ou maior que 10 e por aí vai.

+1
~ Masked

26/07/2020 às 00:13 #4 Última edição: 26/07/2020 às 02:20 por Crixus
Acho que realmente você tirou de contexto o que eu disse, é a maneira como usar pra alguém que não tem experiência com Scripts de Rpg Maker (Em qualquer versão). Não vimos nenhum sistema semelhante a este que foi pedido, existiu em alguma época por eventos um The Sims, não vingou, mas algo mais simples ainda seria sim fazer por eventos como o GABRIEL disse.

Aqui tem um exemplo simples de como fazer:
https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/create-relationship-system-with-variables.24818/

Por experiência (De tempo) própria, pra alguém que está solicitando é quase improvável tal sistema por Script/Plugin aparecer, agora alguém que se focou em estudar o sistema de scripts do Rpg Maker e resolveu criar um sistema baseado na LIB do mesmo pode quem sabe criar com tempo e dedicação, não sei como você(s) interpreta(m) o que eu escrevo... tanto que não existe tal sistema, o mais próximo foi o que eu passei.